Olá a todos,
Meu PC é esse ai do título e com isso, fui instalar um APP pelo Lutris e apareceu a mengsaem (que peço desculpas por não ter gravado a tela), mas a mensagem foi:
Vulkan_Not_Found
Me lembrei que fiz uma instalação recente e (como sempre) esqueci de colocar o mesa-vulkan-drivers - Mesa Vulkan graphics drivers que só se encontra adicionando o PPA Oibaf Launchpad | Oibaf
E repasso aqui o como fazer para ficar registrado até para meu uso, esquecido demais, mas primeiro vou dar algumas informações básicas sobre o PPA:
Este PPA fornece pacotes de drivers gráficos gratuitos atualizados para hardware radeon, intel e nvidia. Os pacotes de atualizações fornecem:
- todos os pacotes de driver são construídos automagicamente duas vezes por dia, quando há mudanças upstream
- Vulkan 1.2+ na GPU Intel e Radeon recente
- Suporte a OpenGL 4.6+ e novas extensões OpenGL: http://mesamatrix.net
- suporte de gálio-nove. Leia a seção específica abaixo
- Drivers de vídeo acelerados VDPAU e VAAPI Gallium3D (veja abaixo)
- pacotes construídos com o LLVM estável mais recente
- Driver Intel iris habilitado por padrão
- pacotes mesa construídos com gcc LTO para tamanho binário menor (~ 10-15%) e desempenho aprimorado
Como um bônus adicional, posso incluir alguns jogos de código aberto atualizados (backport do Debian ou Ubuntu mais recente).
- Abra seu terminal e:
sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers
O seu terminal pedirá para você teclar Enter e assim entendera que também haverá a necessidade do comando apt update que será de forma automática e para finalizar é só concluir com:
sudo apt full-upgrade -y
Ou
sudo apt dist-upgrade -y
Que fazem a mesma função, bem, é isso
T+