Vulkan Not Found - PC AMD C-60 Positivo

Olá a todos,

Meu PC é esse ai do título e com isso, fui instalar um APP pelo Lutris e apareceu a mengsaem (que peço desculpas por não ter gravado a tela), mas a mensagem foi:

Vulkan_Not_Found

Me lembrei que fiz uma instalação recente e (como sempre) esqueci de colocar o mesa-vulkan-drivers - Mesa Vulkan graphics drivers que só se encontra adicionando o PPA Oibaf Launchpad | Oibaf

E repasso aqui o como fazer para ficar registrado até para meu uso, esquecido demais, mas primeiro vou dar algumas informações básicas sobre o PPA:

Este PPA fornece pacotes de drivers gráficos gratuitos atualizados para hardware radeon, intel e nvidia. Os pacotes de atualizações fornecem:

• todos os pacotes de driver são construídos automagicamente duas vezes por dia, quando há mudanças upstream
  • Vulkan 1.2+ na GPU Intel e Radeon recente
  • Suporte a OpenGL 4.6+ e novas extensões OpenGL: http://mesamatrix.net
  • suporte de gálio-nove. Leia a seção específica abaixo
  • Drivers de vídeo acelerados VDPAU e VAAPI Gallium3D (veja abaixo)
  • pacotes construídos com o LLVM estável mais recente
  • Driver Intel iris habilitado por padrão
  • pacotes mesa construídos com gcc LTO para tamanho binário menor (~ 10-15%) e desempenho aprimorado

Como um bônus adicional, posso incluir alguns jogos de código aberto atualizados (backport do Debian ou Ubuntu mais recente).

• Abra seu terminal e:

sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers

O seu terminal pedirá para você teclar Enter e assim entendera que também haverá a necessidade do comando apt update que será de forma automática e para finalizar é só concluir com:

sudo apt full-upgrade -y

Ou

sudo apt dist-upgrade -y

Que fazem a mesma função, bem, é isso

T+

Curioso esse post, pq o Big já vai com o mesa-vulkan-drivers instalado, só que na versão 20, no repositório Oibaf está o 21.

E acho que o C-60 não tem suporte ao vulkan de toda forma, então é bem curioso que isso faça funcionar.

O mais normal nessa situação seria na configuração do Wine no Lutris desativar a opção DXVK e isso fazer funcionar.

Curioso é sim, mas eu sempre fui lá olhar tudo e em um apt policy mesa* ou apt policy vulkan sei o que tem instalado e também achei curioso o Lutris me informar sobre isso em uma instalação de um App via wine, mas foi sim.

Bem como eu sei que tu não tem W e nem eu mas se for olhar nesse driver de video para essa máquina ai tem suporte ao vulkan

Por eu sempre olhar quase tudo por ai Ctrl + Alt + T que também fiquei curioso que só funcionou com o driver Oibaf
https://paste.ubuntu.com/p/PWB3f7mWjf/

De toda forma é apenas um aviso para mim mesmo :wink: e o app nem é lá essas grandes coisas de necessidades gráficas

T+

1 Curtida

Sendo um pouco chato, mas o driver da imagem é de 2013, mas o Vulkan foi criado em 2016.

Chato? De forma alguma, e sei que a curiosidade as vezes parece até insana he he he porque é um Radeon HD 6290 e o Vulkan não faz parte dessa série mas foi o próprio BL que informou he he he

T+