[Versão de teste] BigLinux baseado no Manjaro Linux

Olá a todos,

Como eu sou o “tagarela” do fórum, não vejo porque não postar aqui a versão de teste do BigLinux em base no Manjaro Linux, que mesmo não sendo encontrada no site oficial já tem alguns dias de testes e será um bom tópico para que os envolvidos no desenvolvimento Bruno Gonçalves e Elton Fabrício estejam a par dos detalhes de uso por nós.

• Vamos lá, apenas aqui reforçando a máxima de que o ISO que irei indicar ainda é uma versão em testes, mas que pelo mesmo, foi comprovada a boa usabilidade dessa versão, incluindo computadores modestos como o meu.
  • Vamos usar o tópico para relatar acertos e problemas que podemos ir encontrando nessa versão.

Link para download: https://build.biglinux.com.br/iso/BigLinux-2021-09-16.iso
md5sum: cced1d6bd16f76d751dc256c5b8b772e

T+

5 Curtidas

Olá! Estou testando o Big linux baseado no Manjaro e gostei muito e achei mais completo que a versão baseado no ubuntu ,Parabéns para os desenvolvedores!
O Biglinux é uns dos melhores linux que já testei, muito sucesso a este projeto.

2 Curtidas

Em breve a versão com base Manjaro será nosso iso principal, a qualidade tem ficado melhor do que eu esperava. :slight_smile:

4 Curtidas

É, e eu, jamais duvidei disso, pois juntou-se a genialidade do Bruno, com a eficiência da base Arch/manjaro.

T+

2 Curtidas

Olá! qual é os comandos que eu posso usar para atualizar o Biglinux Manjaro pelo terminal?

1 Curtida

pamac update

Sem sudo, ele pede a senha depois do comando.

3 Curtidas

Achei bem melhor! Temos mais opções com essa base em questão de programas.

Seria bom se colocassem os bugs… Só uma ideia!

1 Curtida

Teria como você explicar o que “seria” ou como seria esse “colocar bugs”?

A grosso modo, todo sistema operacional tem bugs, até mesmo o MacOS, nos tempos de Jobs, mas mesmo assim ainda estou pensando como seria colocar BUGs.

Os da versão BigLinux based Ubuntu tinha isso?

T+

1 Curtida

Vanderlei vou acrescentar um pouquinho a informação do Bruno acima, no seu terminal você obtém informações de comandos facilmente no BigLinux-Manjaro com:

pamac -h

Que lhe trará as seguintes informações abaixo:

[email protected] ~]$ pamac -h
Ações disponíveis:
pamac --version
pamac --help, -h [ação]
pamac search [opções] <pacote(s)>
pamac list [opções] <pacote(s)>
pamac info [opções] <pacote(s)>
pamac install [opções] <pacote(s)>
pamac reinstall [opções] <pacote(s)>
pamac remove [opções] [pacote(s)]
pamac checkupdates [opções]
pamac update,upgrade [opções]
pamac clone [opções] <pacote(s)>
pamac build [opções] [pacote(s)]
pamac clean [opções]
[[email protected] ~]$

Para obter mais informações de cada parâmetro acima, basta que peça:

pamac checkupdates --help

É dessa vez é necessário a palavra help completa e não apenas o “-h”

Agora a duvida é minha: “sera que me fiz entender”? he he he

T+

Me desculpe. Os bugs que encontramos, vamos relatando.

1 Curtida

Mas justamente para isso esse tópico está valendo e se ainda não sabe transcrevo a novidade que o @BIGBRUNO postou no grupo do Big no Telegram:

BIGBRUNO: Então, ontem eu falei que iria liberar um “presente”, demorou um pouco, mas consegui terminar

Quem quiser testar é só instalar o tts-biglinux na loja ou no pamac, o instalador irá recomendar instalar mais 3 pacotes, marque eles tb

Para o atalho de teclado começar a funcionar precisa finalizar a sessão e abrir novamente

O atalho é o Alt + V, só vale o Alt do lado esquerdo do teclado

Basta selecionar um texto em qualquer programa e apertar o atalho que o texto será lido, localmente mesmo, nada de enviar o texto para um servidor que irá processar e devolver o áudio

Outra opção é usar o ícone em utilitários, selecione um texto e vá até o menu em utilitários e clique no ícone de falar o texto, quem quiser é só fixar ele na barra de tarefas do sistema

Se colocar um texto grande e arrepender, é só usar o atalho novamente ou clicar no ícone que a fala é interrompida

E para completar, na central do big tem também um configurador

T+

Muito obrigado Creto é de grande ajuda a tua informação valeu!!

1 Curtida

bom dia a todos!. essa versão 20121-09-16 está dando erro no final da instalção, quando vai gravar a grub

Bem vindo ao fórum do BigLinux em primeiro lugar @nelioj!

• Qual erro apresenta, seu HDD/SSD estão em GPT, você está dando boot em modo UEFI na sua mídia de instalação?

Por favor dê mais informações ao fórum

T+

Não tenho muito a relatar, mas irei deixar um elogio.
O sistema está fluído, tudo funcional, maravilhoso. Não precisei mexer em nada, fora o driver da minha hp LaserJet M1132 MFP que deu uma travada na hora do download, porém, funcionou.
Não precisei abrir terminal para nada. Tudo que utilizei (okular, libreoffice, clementine, o Brave, o googledrive como uma pasta em rede) funcionou maravilhosamente bem.
Parabéns aos desenvolvedores. Eu não entendo muita coisa da parte técnica, então, meu elogio é o mais singelo como um usuário comum.

Obrigado, galera.

1 Curtida

Estou testando o BigLinux baseado no manjaro.

Veja a imagem, sem icones. Troquei o tema e ficou assim, com todos os temas acontece isso.

Instalei pelo próprio sistema.

Ficou assim como? Não era essa aparência que você buscou?

Instalou o tema pelos gerenciadores de pacotes do BigLinux, qual tema foi esse?

Se acha que ficou ruim você pode recuperar a configuração com um Snapshot do dia anterior ao que você instalou o tema.

T+

Esse novo biglinux esta perfeito mesmo, instalei em duas máquinas e esta se saindo bem,mesmo sendo uma de teste, tem tudo para tornar uma grande distro nacional !Bruno Gonçalves esta de parabéns mesmo, muito sucesso !

1 Curtida

Obrigado, eu tenho que dizer que a qualidade do BigLinux com base Manjaro está superando minhas expectativas, eu não esperava que ficasse tão bom quanto está ficando.

Só resolvi testar a base Manjaro, pois um amigo vinha insistindo nisso a anos.