Ventoy - Criando Pendrive Multiboot Facilmente

Introdução

O Ventoy é um programa de criação de pendrive bootavel ou Multibootavel. A principio pode parecer difícil, pois tem que usar script para instala-lo no pendrive, porém seguindo passo a passo e assistindo o vídeo que deixarei a baixo. Você verá que é bem simples e o processo só precisará ser feito uma vez, para criar seus pendrives multibootavel com diversas ISOs. Mais como assim!? Irei explicar durante o tutorial.

Primeiro Passo:

Você deve entrar no site do Ventoy, que deixarei o link abaixo e baixar a versão para linux e depois extrair o arquivo baixado para onde desejar.
https://www.ventoy.net

Segundo Passo:

Devemos descobrir qual “nome da unidade” do pendrive no sistema operacional. É bem simples. É só abrir o terminal e digite o comando: sudo fdisk -l e o fdisk irá listar todos os discos presente em seu computador.
No meu caso, eu sei que tenho um HD de 500 GB e um pendrive de 16 GB, onde irei instalar o Ventoy, como demonstrado na imagem abaixo:

HD do computador

Pendriver

Na imagem acima podemos ver que o disco /dev/sda é o HD da minha maquina e que logo o outro disco presente o /dev/sdb é o pendrive de 16 GB.

Terceiro passo:

Depois de descobrir o disco do pendrive pelo terminal. Você dever ir até a pasta do arquivo que você extraiu, abri-lá e clicar com botão direito do mouse dentro da mesma, ir em ações e apertar abrir terminal aqui.
O terminal irá abrir dentro da pasta do Ventoy, ficando algo parecido como da imagem abaixo.

Quarto passo:

Depois de abrir o terminal dentro do pasta do Ventoy, basta digitar o comando: sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdb para abrir e executar o arquivo do script, desse da imagem abaixo:

arquivo

Obs: No meu caso, o meu pendrive é o /dev/sdb. Preste bastante atenção qual o nome da sua unidade, pois o programa pode apagar outra unidade de seu computador se você escrever o comando errado.

Depois de digitar o comando, basta dar enter e digitar sua senha de super usuário.

Ele começará a executar o script como da imagem abaixo:

Note que ele mostrou o disco /dev/sdb, modelo do disco, que no meu caso é o pendrive SanDisk Cruzer Blade com 14 GB .
Ele mostra também, que irá instalar o Ventoy no /dev/sdb e que irá apagar o mesmo para fazer o processo de instalação.

Para continuar basta digitar y e dar enter e em seguida ele irar perguntar se pode apagar o disco, basta digitar novamente y e dar enter como a do exemplo a seguir:

Pronto é só esperar o script fazer o resto. Ele irar apagar seu pendrive e criar uma partição e instalar o Ventoy nesta partição como da imagem abaixo:

Dando o comando no terminal: sudo fdisk -l
Percebemos que foi criado um disco de boot EFI e outro exFAT no pendrive utilizado.

No disco exFAT que irá aparecer, basta você simplesmente copiar a ISO do BigLinux para essa partição (pasta) e se desejar pode copiar outras ISOs nela também, e quando você dar boot no pendrive deve aparecer uma tela como do exemplo abaixo:
screen_uefi
Fonte: Site Ventoy

Depois é só você escolher a ISO que deseja dar boot e prosseguir com processo normalmente. Tendo uma nova versão do BigLinux é só apagar a ISO da versão atual no pendrive e copiar a nova para o mesmo na pasta raiz. Sendo assim basicamente basta você copiar ou apagar uma ISO na partição raiz, que você terá um pendrive bootvel sempre, sem a necessidade de ficar recriando o mesmo toda vez.

Obs: Lembre sempre de ejetar o pendrive com segurança para não corromper seus dados e evitar de corromper as ISOs ou ISO também. Evite mexer na partição EFI, pois a mesma é que faz o processo boot do pendrive acontecer.

Concluindo

O Ventoy é um programa para criar pendrive bootavel que pode facilitar e muito a vida do usuário, podendo utilizar varias ISOs e não tendo a necessidade de refazer o processo de criação de pendrive bootavel toda vez que quiser mudar de ISO.

Fonte:

Multiboot com DioLinux.
2 Curtidas

Eu sempre me confundo ao ler rápido, então por partes vamos ver se entendi:

• Meter o ventory no pendrive com sudo ./ventory.etc /dev/sdX
  • Depois é só copiar o ISO (qualquer) daí é que me confundi, copiar como? Ctrl + C; Ctrl + V, ou com o comando “dd if=imagem-tal.iso of=/dev/sdX”?

Obrigado por compartilhar!

T+

Boa noite amigo.
Sim, simplesmente é só usar Ctrl+C e Ctrl+V na ISO que deseja, e cópiar na partição raiz exFAT. Pode copiar várias ISO conforme espaço no pendrive. Se quiser troca de ISO é só apagar a ISO dentro do pendrive e cópiar uma nova, como se tivesse guardando arquivos ou removendo. Lembrando sempre de remover o pendrive com segurança para evitar corromper arquivos da ISO.
Até, qualquer dúvida estamos aí…

1 Curtida

Se já testou então ok!

Mas isso é para quem tem necessidade de ter ISOs Linux no pendrive e também para quem tem um pendrive com espaço suficiente.

T+

Boa tarde, Helio. Obrigado por compartilhar o Ventoy e os procedimentos para a criação do pendrive Multiboot. Eu não conhecia o ventoy. Foi ótimo ter compartilhado. Um abraço.

2 Curtidas

Bom dia Jackson. De nada amigo, se facilita a vida do usuário, é sempre bom partilhar o conhecimento adquirido. Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ai, até…

1 Curtida

Olá, não consegui fazer justamente com a ISO do BigLinux. Tem algum outro macete para essa ISO funcionar nele? Achei muito boa a praticidade do Ventoy, já coloquei várias das minhas ISOs nele e só alguns Windows diferentões (umas versões de Windows Lite) e o BigLinux que não funcionaram, até agora.

Bom dia Wesckley, tudo bom!?
Então, se outra ISO estão dando boot normalmente, verifica ser não há caracteres “estranhos” no nome de sua ISO do BigLinux. Tente usar tipo biglinux.iso por exemplo. Se haver caracteres que o EFI do Ventoy não reconhecer, pode haver erro na hora do boot, ok!?.
Também há um tutorial do Diolinux ao final deste artigo, que exemplifica bem o uso desta solução.
Qualquer duvida estaremos a disposição.

1 Curtida