Vamos ter um bigLinux só com XFCE?

Queria um somente com o básico mesmo:

• xfce e thunar
  • slim
  • libreoffice
  • Fontes do windows atual
  • Parole
  • Firefox
  • Gedit
  • masterpdfeditor
  • Gimp
  • kppp
  • k3b
  • Thunderbird
  • ffmpeg
  • viewnior
  • qbittorrent
  • xsane
  • dialog

Estilo Slackware e kurumin com iso até 500 MB tem como?

Ta trabalho de baixar a iso com net ruim e depois remover os programas que vc nunca vai usar na vida.

1 Curtida

Não temos como manter mais de uma versão.
Com uma versão o trabalho já é demasiado pela estrutura que temos.

O problema é falta de espaço no servidor?

Em teoria não é só fazer uma iso com o básico e exportar o BigBashView para ela.

Os pacotes .deb já estão na nuvem.

Não é falta de espaço, tem muito trabalho envolvido, não é só fazer um iso com o básico, sempre tem muitos detalhes para ajustar, tem as atualizações e etc.

Para ter ideia, essa versão levou 1 ano e meio para ficar pronta, quem acompanha o grupo no telegram viu de perto como é trabalhoso.

1 Curtida

Sei do trabalho que é no desenvolvimento de uma distro … Lembro do kurumin 7 o trabalho envolvido (teste e etc).

Em regra quando mais programas instalados no sistema maior será o trabalho com teste e correções no futuro.

Só tira o Deepin da base do big já diminuiu muitos os problemas.

Já testou o repositório do “linux educacional” no BIG deve algum problema?

Nunca tentei utilizar o repositório do Linux Educacional no BigLinux, não sei também o que eles tem no repositório.

Error 404

repositorio mec com programas educacionais

Para facilitar o acesso a conteúdos educacionais, o MEC disponibiliza um repositório Debian de conteúdos. Este repositório inclui 3.692 obras do Portal Domínio Público, 545 vídeos da TV Escola, 569 sugestões de aulas do Portal do Professor e uma coleção de conteúdos de Química. Estes conteúdos já se encontram instalados nos computadores do programa Proinfo, possibilitando assim que escolas sem acesso à internet possam utilizar uma parte do acervo.

Fonte:

https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/software-educacional-livre-na-wikipedia/linux-educacional/

https://softwarepublico.gov.br/social/linux-educacional/historico-de-foruns/linux-educacional-suporte/repositorio-mec

Acho que tinha alguns programas em JAVA também.

Baixei o Linux Educacional, ele não tem mais esses repositórios, os vídeos agora ficam nesse site: https://portalmec.c3sl.ufpr.br

KDE rodando tranquilo no meu laptop 2011
Belo trabalho
Aqui não senti falta do xfce ou mate

1 Curtida

Olá, boa tarde Bruno.
Como faço para participar do grupo do Telegram?
Tem como colocar a barra de tarefas para se ocultar automaticamente?

Usei o BigLinux a tempos atrás após a descontinuação do Kurumin, depois migrei para o Cinnamon, agora com o lançamento dessa versão resolvi voltar para o Big, e cara, está fantástico!!! Muito rápido e esses WebApps são uma mão na roda. Parabéns a você e a sua equipe.

Para acessar o grupo do telegram utilize esse endereço, no dispositivo que você estiver conectado ao telegram, seja o PC ou smartphone: https://t.me/bigforum

Se procurar biglinux na busca do telegram é para aparecer o grupo também.

Sobre a barra de tarefas, clique com o botão direito sobre o relógio do sistema e clique em desbloquear widgets, irá aparecer um ícone ainda mais à direita que o relógio, clique com o botão esquerdo nesse ícone e então clique em mais opções.

1 Curtida

Se o XFCE fosse Qt… seria fácil. Mas o LXqt, pra mim, está mais para XFCE que para LXDE.
XFCE é a minha DE “materna”.

2 Curtidas

pelo leveza que o sistema tem, nem é necessário, ta rodando melhor que meu mint xfce

2 Curtidas

Olá pessoal, estou rodando pelo pendrive bootável e não sinto a menor dificuldade. Tudo funcionando perfeitamente.

1 Curtida

você tem a iso modificada com o xfce ou precisamos instalar a interface com o comando? s sim deixe o comando vou testar

Sempre gostei de sistema que roda somente com o básico para as tarefas do dia dia.
Usando somente 512 MB e muito pouco HD. O kurumin faz falta hoje em dia.

Hoje vc baixa um DVD da net para depois sair removendo os programas que vc não vai usar.
Resumindo tempo e net jogado no lixo… :frowning:

Existem muitas distribuições que fazem o que você quer, recomendo conferir principalmente a distribuição Slax

O big linux não poderia ter uma opção para escolher no modo live e na instalação do HD?

Opção para escolher o que mais exatamente, o XFCE?

Poderia ter uma implementação:

Uma listar de programas comuns a todas as interfaces gráficas que não depende de outras IDE

Ex:

k3b leva KDE não seria uma boa opção se usar o xfce
Mesma coisa com programas do gnome se usar o xfce

Só vejo como opção o uso do QT … tipo o qbittorrent. Acho que não levar kde e nem gnome na receita do bolo. :slight_smile:

Se usar programas comum a todas a IDE na teoria a iso fica menor e diminui a carga de trabalho no futuro.

Ex de tela

KDE ou XFCE

Se cair no xfce só vai ter programas do xfce e qt

Se cair no kde vai ter programas do kde e qt

Como não gosto muito do KDE, GNOME, Mate, e um tal de cimm… nesta parte não tem muita importância para mim.