Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido se

Tutorial: Deixando o Google Chrome mais rápido

Tutorial publicado em 22/02/2021

Ola amigos da rede BigLinux, este tutorial é resultado das mudanças que eu realizo no meu Google Chrome de uso diário. Portanto dicas de uso pessoal e não representam em nenhum momento que vão servir para todos os usuários, contudo , se você seguir as dicas a seguir você notará uma grande diferença no desempenho dele.

Esse tutorial foi baseado no Google Chrome 88.0.4324.182, gostaria de chamar muito a sua atenção em relação a isso, pois a cada nova versão ou até mesmo atualização de uma mesma versão, recursos podem ser removidos ou adicionados. Portanto essas dicas poderão ficar obsoletas ou deixarem de funcionar com uma atualização do Google Chrome. Assumo que você sabe instalar extensões do Chrome e instalar programas no terminal do linux. Então vamos deixar os entretantos e partir para os finalmentes.

  1. Instale as extensoes uBlock Origin e h264ify. O uBlock Origin vai bloquear muitas das propagandas indesejadas acelerando o carregamento da página e diminuindo o uso de seu processador. Já a extensão h264ify faz o Youtube transmitir os vídeos usando h264 ao invés de VP8/VP9, diminuindo o uso do seu processador.

  2. Vamos habilitar vários sinalizadores (flags) do Chrome que não estão habilitados por padrão. Não vou ficar explicando o que cada uma delas faz, deixo isso para você usar a documentação do Google se quiser saber. Esses sinalizadores estão em constante mudança, então a cada nova atualização do Chrome, recomendo que você volte a configuração padrão dos sinalizadores usando o botão restaurar tudo /reset all ( no lado direito do campo de pesquisa dos sinalizadores/flags) das configurações dos sinalizadores e em seguida procure aplicar as mudanças novamente. Assim você irá descobrir se um determinado sinalizador foi removido. Na barra de endereço do Chrome digite chrome://flags e aperte ENTER, depois use a barra de pesquisa e ative (mude para enable) os seguintes sinalizadores:

Smooth Scrolling

Experimental QUIC protocol

GPU rasterization

Zero-copy rasterizer

Enables navigation predictor

Enable Navigation Predictor Isolated Prerenders (esse sinalizador você pode escolher o número de links a serem prognosticados, na dúvida apenas ative ele. Eu uso 5.)

Enable NoStatePrefetch on Navigation Predictor Isolated Prerenders

TLS 1.3 Early Data

Parallel downloading

Use realtime priority thread for Audio Worklet

YUV decoding for JPEG

YUV Decoding for WebP

Back-forward cache

Enforce deprecation of legacy TLS versions

Com esses sinalizadores ativados e depois das páginas que você mais visita estarem no cache do navegador, sua navegação será pelo menos 20% mais rápida. Se você tiver uma máquina potente, algumas páginas ficarão instantâneas. Mesmo se você tiver uma máquina antiga você sentirá diferença. Se você gosta de assistir Netflix, Disney Plus, Prime Video e Youtube a diferença será marcante no carregamento da página e execução dos vídeos.

  1. Dica do Big Bruno, instale o nosync-browser para deixar o chrome ainda mais rápido e leve. A dica completa pode ser lida no GitHub do Bruno: GitHub - biglinux/nosync-browser: Original code from https://www.mcgill.org.za/stuff/software/nosync

Faça o download do arquivo https://github.com/biglinux/nosync-browser/releases/download/1.0/nosync-browser.tar.gz

Descompacte e execute como root o arquivo install.sh

Agora é só utilizar o nosync-browser para abrir seu navegador favorito, por exemplo:
nosync-browser google-chrome

Meu agradecimento ao Paulo Creto pelos testes!

1 Curtida

Estava faltando suas dicas aqui também @galactus, onde de muitas é o pouco que sei no uso do BigLinux/Linux, já que pegava lá em 2010/xx11/xx12 e usava no BL 4.2, eu particularmente agradeço sua participação aqui também.

Saudações,
Creto
:wink:

T+

2 Curtidas