Tutorial de instalação do PjeOffice

Por Carlos Cipriano, revisado por Bruno Gonçalves:

Primeiro precisamos baixar o arquivo do PJE Office para instalação em Linux de 64 bits no formato DEB, que pode ser baixado clicando nesse link: https://ftp.pje.jus.br/pje/programs/pje-office/pje-office_amd64.deb

Infelizmente o site de download do PJE Office não possui um certificado https configurado corretamente, isso faz aparecer um alerta de segurança:

Clique no botão avançado, role a tela para baixo e clique em “Aceitar o risco e continuar”:

Irá aparecer a tela para download, marque a opção “Salvar arquivo” e clique em “OK”:

image

Ao concluir o Download clique no ícone de Download na parte superior direita do Firefox e clique no pje-office_amd64.deb:

Na janela que irá abrir clique em “Prosseguir com a instalação”, então irá aparecer a seguinte tela:

image

Clique em instalar, então será solicitada novamente a senha do seu usuário, a mesma utilizada na tela de login no sistema:

image

Ao final da instalação clique em “Concluído”.

No BigLinux 20.04 não é preciso instalar o pacote de correção do PjeOffice, mas em outras distribuições, baixe e instale esse arquivo após a instalação do PjeOffice e então prossiga com o tutorial: https://repository.biglinux.com.br/packages/eoan/main/pjeoffice-correcao_1.0.0-1big1_all.deb

image

Concluída essa fase, abra o Menu Iniciar > Escritório e no ícone do PjeOffice, dê um clique para abrir o programa, e quando aberto, aparecerá um ícone lá embaixo na barra de ferramentas.

Clique com o botão direito no ícone do PjeOffice na barra de ferramentas e clique em configuração de certificado:

image

Esta outra janela surgirá. Clique na Aba “PKCS11” e depois em “Adicionar”

image

Será aberta outra janela, solicitando a configuração. Lembre de modificar o submenu “Tipo” e escolher a opção “Todos os Arquivos”.

image

Então selecione no sistema o arquivo indicado para o seu Token ou leitora de cartão, em grande parte dos casos o arquivo “libcastle.so.1.0.0” ou o arquivo “libaetpkss.so.3”.

Será aberta uma nova janela, desta feita já com o reconhecimento do seu Token e do certificado. Na Aba Avançado, clique no espaço que aparece o nome de quem pertence o Token, e lá embaixo clique em concluir.

Se aparecer uma imagem parecida com a imagem acima. Pronto! Seu certificado digital está configurado corretamente com o reconhecimento do seu Token.

Agora é só acessar o site que precisa do PjeOffice, lembre que em alguns casos você precisa alterar no site a opção modo de assinatura e selecionar a opção PJEoffice, antes de clicar em Certificado Digital.

Ao tentar acessar um site com PjeOffice pela primeira vez irá aparecer essa janela:

image

É preciso autorizar, caso não queira mais que a janela apareça nesse site, marque a opção Sempre.

2 Curtidas

Segui todos os passos e tudo ocorreu exatamente como está no tutorial, no entanto, quando fui acessar o pje não funcionou e apareceu a mensagem: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR

Tenho dois tokens iguais do modelo Token USB Starsign Crypto da Giesecke, um emitido pela Valid e outro pela Certising, ambos funcionam no e-SAJ, mas não funcionam no PJE.

Aguém passou por isso e encontou alguma solução?

A sugestão é tentar com o BigLinux 20.04 beta que está no grupo do telegram, já que tem várias melhorias no suporte a token.

2 Curtidas

olá, Bruno. Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho. O BigLinux 20.04 está excelente, razao pela qual instalei no meu laptop Lenovo.

Sou advogado e utilizo o computador para trabalho. Necessito utilizar o Pje no site do TJPA. O pje já está instalado, mas não consegui localizar o arquivo libaetpkss.so.3 (pasta usr/lib). O Token é o modelo 5100, da Safenet. Creio que você não tenha acesso a este hardware, visto que se trata de uma ferramente específica para os que atuam junto ao judiciário, mas como achei este tópico, gostaria de saber em qual pacote esta biblioteca vem ou se já se encontra pré-instalada na versao 20.04 do BigLinux.

Por fim, localizei na Central de Aplicativos > Internet > Navegadores Web um programa chamado “Instalador de Tokens”. Este programa tem utilidade para instalação de tokens p/ uso no Pje?

Cumprimentos.

1 Curtida

No Big 20.04 o instalador de tokens não tem mais necessidade.

Sobre o arquivo, lembrou de modificar na janela de selecionar arquivos do PJE para todos? Pq ele por padrão oculta esse arquivo.

Bruno, obrigado por responder. Eu selecionei a opção “mostrar todos os arquivos”, mas não consegui localizar o arquivo libaetpkss.so.3 (pasta usr/lib).

[PROBLEMA RESOLVIDO]

Olá Bruno, consegui configurar meu token (aladdin, azul, da Certisign) e o pje no BigLinux 20.04. :blush: :upside_down_face:

No meu caso, a biblioteca correta é a libeToken.so. Sendo assim, cliquei c/ botão direito no ícone do pje, selecionei a opção “Configuração de Certificado”, aba PKCS11 e adicionei o driver informando o diretório /usr/lib/libeToken.so. Após, cliquei em preferências e selecionei a opção “Solicitação de senha do certificado”. O programa pediu p/ eu digitar a senha do token. Feito isso, o certificado foi reconhecido pelos sites do TJPA e do TRF1.

P.S: também instalei a cadeia de certificados disponíveis nos seguintes sites:

https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/repositorio/cadeias-da-icp-brasil

https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/hierarquias/icp-brasil/oab

Esta foi a primeira vez que consegui fazer o PJE funcionar numa distribuição Linux. Parabéns e muito obrigado!
A paz do Senhor!

2 Curtidas

Que bom que deu certo, no Big a cadeia de certificados já vai instalada tb, acho que em uma próxima instalação pode pular essa etapa.

1 Curtida