Tutorial de instalação do PjeOffice

Por Carlos Cipriano, revisado por Bruno Gonçalves:

Primeiro precisamos baixar o arquivo do PJE Office para instalação em Linux de 64 bits no formato DEB, que pode ser baixado clicando nesse link: https://ftp.pje.jus.br/pje/programs/pje-office/pje-office_amd64.deb

Infelizmente o site de download do PJE Office não possui um certificado https configurado corretamente, isso faz aparecer um alerta de segurança:

Clique no botão avançado, role a tela para baixo e clique em “Aceitar o risco e continuar”:

Irá aparecer a tela para download, marque a opção “Salvar arquivo” e clique em “OK”:

image

Ao concluir o Download clique no ícone de Download na parte superior direita do Firefox e clique no pje-office_amd64.deb:

Na janela que irá abrir clique em “Prosseguir com a instalação”, então irá aparecer a seguinte tela:

image

Clique em instalar, então será solicitada novamente a senha do seu usuário, a mesma utilizada na tela de login no sistema:

image

Ao final da instalação clique em “Concluído”.

No BigLinux 20.04 não é preciso instalar o pacote de correção do PjeOffice, mas em outras distribuições, baixe e instale esse arquivo após a instalação do PjeOffice e então prossiga com o tutorial: https://repository.biglinux.com.br/packages/eoan/main/pjeoffice-correcao_1.0.0-1big1_all.deb

image

Concluída essa fase, abra o Menu Iniciar > Escritório e no ícone do PjeOffice, dê um clique para abrir o programa, e quando aberto, aparecerá um ícone lá embaixo na barra de ferramentas.

Clique com o botão direito no ícone do PjeOffice na barra de ferramentas e clique em configuração de certificado:

image

Esta outra janela surgirá. Clique na Aba “PKCS11” e depois em “Adicionar”

image

Será aberta outra janela, solicitando a configuração. Lembre de modificar o submenu “Tipo” e escolher a opção “Todos os Arquivos”.

image

Então selecione no sistema o arquivo indicado para o seu Token ou leitora de cartão, em grande parte dos casos o arquivo “libcastle.so.1.0.0” ou o arquivo “libaetpkss.so.3”.

Será aberta uma nova janela, desta feita já com o reconhecimento do seu Token e do certificado. Na Aba Avançado, clique no espaço que aparece o nome de quem pertence o Token, e lá embaixo clique em concluir.

Se aparecer uma imagem parecida com a imagem acima. Pronto! Seu certificado digital está configurado corretamente com o reconhecimento do seu Token.

Agora é só acessar o site que precisa do PjeOffice, lembre que em alguns casos você precisa alterar no site a opção modo de assinatura e selecionar a opção PJEoffice, antes de clicar em Certificado Digital.

Ao tentar acessar um site com PjeOffice pela primeira vez irá aparecer essa janela:

image

É preciso autorizar, caso não queira mais que a janela apareça nesse site, marque a opção Sempre.

2 Curtidas

Segui todos os passos e tudo ocorreu exatamente como está no tutorial, no entanto, quando fui acessar o pje não funcionou e apareceu a mensagem: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR

Tenho dois tokens iguais do modelo Token USB Starsign Crypto da Giesecke, um emitido pela Valid e outro pela Certising, ambos funcionam no e-SAJ, mas não funcionam no PJE.

Aguém passou por isso e encontou alguma solução?

A sugestão é tentar com o BigLinux 20.04 beta que está no grupo do telegram, já que tem várias melhorias no suporte a token.

2 Curtidas