Teste do BigLinux 20.04 beta (versão em desenvolvimento)

Aqui em um

Efeitos ativados

O uso de memória no 1º screen.

Continuando… como tentei instalar o Telegram obtive um erro no terminal (que eu gostaria muito resolver, para…, bem para ir adiante kkk):

Lendo listas de pacotes… Pronto
E: Release file for http://ubuntu.lua.im/ubuntu/dists/focal/In
Release is not valid yet (invalid for another 1min 53s). Updat
es for this repository will not be applied.
bi[email protected]:~$

T+

2 Curtidas

Acabei de testar aqui e o telegram instalou, tenta um sudo apt-update

Só lembrando apesar de na imagem está 19.10, vc está na verdade testando o 20.04 beta, que ainda não troquei a identificação da versão.

1 Curtida

Opa,

A demora em responder teve motivos.

Corrigi os erros do Brave browser; Google Chrome que não uso este último, mas…, sim tudo ok com os repositórios.

A inicialização está bem mais rápida com o kernel genérico, porém nesta máquina achei demorar mais com o Xanmod (sei lá se estou escrevendo correto)

Por enquanto é isso…, esperando o ISO mais recente já que pretendo instalar, já que não tenho disponibilidade em pendrive. E também nessa placa IPX1800E2 PCWARE não consigo desabilitar a tal virtualização.

T+

1 Curtida

Boa noite!

• Corrigir o ajuste da Data e Hora do BigLinux

Ao clicar em Configurar data e hora automaticamente depois aplicar, desabilita a função.

Depois vou vendo outras coisas, pois fui instalar o ubuntu mate e deu crácrá, sumiu o BL das entradas do grub

T+

Eu acho que essa opção de ajustar a data e hora automaticamente só funciona depois de instalado e se for uma instalação real e não no virtualbox.

Eu acho que essa opção de ajustar a data e hora automaticamente só funciona depois de instalado e se for uma instalação real e não no virtualbox.

Mas já está instalado @BIGBRUNO

Olhe ai ajustando a hora

Clicando e aplicando o ajuste:

Viu? Fica desmarcado novamente, nem pelo painel de controle salva a escolha, mas a hora não está mais mudando, ou seja esta ajustando pela internet. Curioso, mas curioso mesmo!

T+

Atualizações de agora:

[email protected]:~$ apt list --upgradable
Listing… Pronto
aptdaemon-data/focal,focal 1.1.1+bzr982-0ubuntu32 all [upgrada
ble from: 1.1.1+bzr982-0ubuntu31]
aptdaemon/focal,focal 1.1.1+bzr982-0ubuntu32 all [upgradable f
rom: 1.1.1+bzr982-0ubuntu31]
chromium-codecs-ffmpeg-extra/focal 80.0.3987.162-0ubuntu1 amd6
4 [upgradable from: 80.0.3987.87-0ubuntu1]
imagemagick-6-common/focal,focal 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu11
all [upgradable from: 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu10]
imagemagick-6.q16/focal 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu11 amd64 [up
gradable from: 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu10]
imagemagick/focal 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu11 amd64 [upgradab
le from: 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu10]
kdeconnect/focal 1.4-0ubuntu4 amd64 [upgradable from: 1.4-0ubu
ntu3]
libjs-sphinxdoc/focal,focal 1.8.5-7ubuntu1 all [upgradable fro
m: 1.8.5-5]
libmagick+±6.q16-8/focal 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu11 amd64 [
upgradable from: 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu10]
libmagickcore-6.q16-6/focal 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu11 amd64
[upgradable from: 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu10]
libmagickwand-6.q16-6/focal 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu11 amd64
[upgradable from: 8:6.9.10.23+dfsg-2.1ubuntu10]
libopenconnect5/focal 8.05-1 amd64 [upgradable from: 8.02-1+de
b10u1]
libtimedate-perl/focal,focal 2.3200-1 all [upgradable from: 2.
3100-1]
openconnect/focal 8.05-1 amd64 [upgradable from: 8.02-1+deb10u
1]
python3-aptdaemon.gtk3widgets/focal,focal 1.1.1+bzr982-0ubuntu
32 all [upgradable from: 1.1.1+bzr982-0ubuntu31]
python3-aptdaemon/focal,focal 1.1.1+bzr982-0ubuntu32 all [upgr
adable from: 1.1.1+bzr982-0ubuntu31]
ruby-power-assert/focal,focal 1.1.7-1 all [upgradable from: 1.
1.5-1]
ubuntu-minimal/focal 1.447 amd64 [upgradable from: 1.446]
[email protected]:~$

T+

Meu caro Bruno,
Como você solicitou no Telegram, estou utilizando o fórum para informar alguns itens que percebi quando instalei o beta 12 da 20.04.

1. até o 19.10, eu encontrava nos repositórios o aplicativo “radiotray”, mas a partir do 20,04 não existe mais. Sabe de alguma coisa?;
  2. esse problema que vou relatar acredito que seja do Kde, mas até o 19.10 o clique único do gerenciador de arquivo funcionava, mas no 20.04 mesmo você ativando no “Configuração do Sistema”, ele não vai. Não sei se você pode fazer alguma coisa.;
  3. eu particularmente prefiro utilizar o Telegram-desktop no lugar do Telegram que vem instalado, porque o do desktop ele permanece na bandeja do sistema enquanto o outro não vi como fazer isso.Instalei via synaptic ele, mas quando tento abrir, não abre. Fui no terminal e chamei o programa, ele fingi que abre mas não abre, dando no terminal uma mensagem de abortado. Ai tentei pelo terminal usando o sudo abrir ele, e qual foi minha surpresa consegui, ou seja, usuário comum nada, mas pelo root sim. Tem como você dar uma olhada pra nós?
    De resto o sistema está muito bom. Qualquer novidade a mais relato pra você.
    Obrigado e desculpe por ter ficado extenso.
    Abraços.

1 - segundo a página Ubuntu packages search:
https://packages.ubuntu.com/search?keywords=radiotray&searchon=names&suite=focal&section=all

Não existe mais o pacote

2 - Não entendi bem, mas você diz clique único no Dolphin do tray (barra de tarefas)? Aqui funciona bem

3 O telegram-desktop é instalável com:

sudo apt update ; sudo apt install telegram-desktop -y

Sobre o 3 vou já transportar para cá uma “Dica” para a instalação do Telegram original

T+

1 Curtida

Fala Creto.
1 - não sabia disso, é uma pena;
2 - clique único. Abrindo o dolphin e clicando numa pasta na configuração do sistema tem a opção de clicar uma vez para abrir a pasta, só que não está funcionando no 20.04, não adianta deixar marcado lá que continua para abrir a pasta ter que dar dois cliques com o mouse eu prefiro um;
3 - instalar ele eu consigo numa boa, só que não abre como usuário comum só como root;

1. O Python2 foi removido do Ubuntu, está sendo um movimento geral nesse sentido, o Fedora também fez isso no ano passado, então programas que utilizam python2 foram removidos do repositório.

Achei o radiotray-ng que é python3 e acabei de incluir no repositório, é só recarregar no synaptic e procurar o radiotray-ng que vai encontrar.

1. Testei aqui e realmente é um erro com o KDE, no arquivo .config/kdeglobals tem uma linha escrito: SingleClick=false

Testei aqui e ao trocar por o false por true ou apagar essa linha e abrir novamente o dolphin, o problema foi resolvido.

1. Instalei aqui e funcionou com o usuário normal, tenta apagar a pasta .local/share/TelegramDesktop e tentar abrir o telegram novamente
1 Curtida

Sobre a gente utilizar esse telegram e aquele sistema de webapps, é pq eles são muito pequenos no sistema, são mais de 30 web apps que utilizam menos de 2 MB em disco.

2 Curtidas

Tubem bem, eu só queria entender o porque funcionar somente como root e não usuário comum.

Big Linux 20.04 beta 12 instalado sem nenhum problema.
Pequenas observações:

Kde clássico pede senha toda vez que reinicia o sistema.
Mesmo colocando a senha wi fi dentro da configuração
de rede, salvando e deixando para todos usuários, não funciona.

Chrome browser deveria vir instalado com o sistema porque
já está tudo configurado para ele no sources.list
Depois usuário vai instalar pelo terminal com ppa e vai dar conflito.
Eu acho, não sei…

Caps Lock deveria vir ativada por padrão. Acho uma boa.

Renomear a Iso para 20.04 porque aqui aparece 19.10

Ferramenta para limpeza do sistema. Tipo cache, miniaturas e navegadores.
Eu uso o Ubuntu Cleaner …PPA

Tela de encerramento , desligar e etc… precisa de um designer melhorar.

No mais, até agora, não vi nenhum bug. Se encontrar postarei.
O sistema é abundantemente repleto de quase tudo que os usuários precisam…
Não acho que ele seja inflado…aquela coisa que os caras chamam de bloated.
Valeu, até…

2 Curtidas
  • Sobre a senha, você optou por login sem senha?
    Quando se utiliza o login sem senha, é preciso utilizar a senha para desbloquear a senha da Wifi.
    Se for esse o caso você pode ir em sistema e gerenciar senhas salvas no sistema e modificar a configuração para gravar as senhas sem criptografia.

• O Chrome não pode vir instalado por questão de licenciamento, não vai gerar conflito, pois o Chrome também não pode ser disponibilizado em PPA, ele só pode ser disponibilizado pelo repositório do próprio Google, que é o que já vem configurado, se o usuário tentar configurar novamente vai sobrepor a configuração que já vem feita.

• Em que local está aparecendo 19.10?

• Vou verificar sobre a ferramenta de limpeza.

• Tela de encerramento é bastante chata de mexer, é no padrão svg que não me dou nada bem com ele, caso algum usuário contribua enviando a melhoria pronta, posso incluir.

1 Curtida

Sobre a senha da wifi acho que é só desabilitar o serviço de carteiras do KDE.

Sobre a tela de encerramento em .SVG, se me disser onde a encontro no sistema e o que quer que faça, posso ver se faço a alteração.

T+

Olá.
Menu>sistema>informações do sistema…Big Linux 19.10
Assim aparece.

Para que o wi fi não peça senha ao reiniciar, tem que abrir as configurações
de rede. Editar, Segurança> colocar a senha e salvar para todos usuários.

Engraçado, eu já vi distro linux com o Navegador Chrome instalado por padrão.
Isso o usuário instala depois.

Andei fuçando em vários lugares e por enquanto, não encontrei bugs.
Esse Discover do Kde tem um comportamento um pouco pesado.
Tem dois Discovers.
Um para atualizar o sistema.
Outro para instalações de programas.
Os dois funcionam bem.
Meu sistema instalado, está rodando muito bem.
Instalei o Chrome, K3B, VLC e Criador de pen drives butáveis.
Esse último, só serve para distros buntu!s ou derivados.
Ten o BalenaEtcher que é bom. Serve para todas as .isos
Até…

1 Curtida

Resolvido o erro da versão, pacote biglinux-name está para atualizar.

Sobre a wifi, gostei da solução, eu nunca havia pensado nela, apenas para confirmar, está usando login automático no sistema?

O discover na verdade é o mesmo programa, só que a opção de atualização já abre na categoria específica para fazer as atualizações.

Sobre o Chrome também já vi duas distribuições que incluem ele, no caso não sei se conseguiram uma liberação especial para incluir, ou se fizeram sem preocupar com o licenciamento.

1 Curtida

Could I please ask if 19.04 will upgrade to 20.04 or will a fresh install be recommended? If the latter, how long will 19.04 remain safe to use? Thanks.

2 Curtidas

Olá,

É bem melhor você fazer uma nova instalação.

Eu uso a versão beta do 20.04 e dai irei apenas atualizando sem problema.

Mas passar da versão 19.04 você terá algum trabalho e, pode ser que alguns aplicativos não sejam compatíveis com a nova versão.

Até mais = T+

Hello,

You’d better do a new installation.

I use the beta version of 20.04 and hence I will only update without a problem.

But moving from version 19.04 you will have some work, and some applications may not be compatible with the new version.

See you later = T +