Tema de Ícones -Big 19

Olá Bruno! Estou com uma pequena dificuldade. Eu gosto muito do tema de ìcones do Big 12.04, sendo que o utilizo normalmente no Kaiana 14.04, mas ele não funciona adequadamente no Big 19.04. Ainda que eu consiga instalar sem nenhum problema, não aparece todos os ícones. O tema MIB Ossigeno, que o Big 12 se baseou, funciona perfeitamente. Há alguma solução básica para isso?

Não é simples, teria que renomear os ícones de acordo com o uso do KDE5

O BigLinux 12.04 e Kaiana 14.04 utilizavam o KDE4, o BigLinux agora utiliza o KDE5 e os nomes de diversos ícones foram alterados, então para resolver tem que ir renomeando

Entendi, só acho estranho que o tema antigo (MIb) funcione no KDE5, mas o do Big não. Seria a configuração do pacote deb? (não está no tradicional tar.gz).

Não é para ser, já que o .deb dos ícones do Big só descompactam os arquivos na pasta /usr/share/icons basicamente o mesmo que um .tar.gz

Ok Bruno, vou ver o que dá para fazer por aqui. Procurei outros ícones, mas parece que há uma certa falta de “boniteza” no ícones do kde5 de maneira geral. Me lembro com saudade da fatura que existia no kde-look pro kde3 e 4. Valeu!

1 Curtida

Se conseguir uma boa configuração, manda a pasta de ícones que adaptou que eu gero o .deb e coloco no repositório :slight_smile:

Ok, pode deixar! :+1:

Rapazes, eu entrando de inxirido aqui se você puder mandar essa pasta com esses ícones do BL 12 ou mesmo da kaiana, eu ficaria :crazy_face: :crazy_face: :crazy_face: :crazy_face: :crazy_face:

T+

Olá Bruno e Creto, demorei, mas após uma pausa no trabalho por causa da Quarentena consegiui, “na unha e na marra” ajustar o tema do Biglinux 12.04 para o KDE5, sendo que temas de ícones do kde 4 em geral rodam normalmente também. Compactei o tema em tar.gz e testei no big 19 rodando no DVD. Instalou perfeitamente (estou enviando em anexo o arquivo compactado a foto que está com o tema já instalado), quem sabe ele pode estar disponível opcionalmente como tema de ícones clássico no Big 20. Forte abraço!

Obs: O tema em pacote .deb do Big 12 funcionou normalmente no Big 7.

Link para o tema: http://www.mediafire.com/folder/0dahcot5uf2nn/Tema_Clássico_Big

1 Curtida

Muito bom, precisa ainda de alguns ajustes, mas já está bem adiantado.

Algumas sugestões:

1 - apagar o arquivo icon-theme.cache, isso vai reduzir muito o tamanho do pacote e não vai fazer nenhuma falta, ele serve só para reduzir um pouco a velocidade para carregar os ícones, mas ao mesmo tempo ele mantêm algumas resoluções erradas.

2 - No arquivo index.theme aonde tem a linha
Inherits=hicolor
Mudar para
Inherits=breeze,hicolor

O recurso inherits especifica que ao não encontrar o ícone no tema, ele deve procurar no tema especificado primeiro, então ele vai tentar achar o ícone no breeze, se não achar vai procurar no hicolor.

3 - Incluir também essa linha no arquivo, pode ser logo depois da Inherits

FollowsColorScheme=true

Já que o tema breeze deve ser o tema complementar e ele tem ícones diferentes para quando utiliza tema escuro e tema clado no plasma, isso torna isso automático. Essa função ativa para os ícones monocromáticos ficarem claros em temas escuros e escuros em temas claros.

4 - Alguns ícones estão faltando, os que realmente senti falta são esses no Dolphin:
image

5 - Reduzir o nomo do tema para que ele seja exibido completo no configurador do KDE, talvez algo como Oxygen Big Mod

6 - Os ícones da parte de desligar, reiniciar, fazer logoff, provavelmente seja melhor deixar sem os do tema Oxygen e utilizar do tema breeze, pq ao apertar no botão, a confirmação utiliza o tema embutido no plasma e não do tema de ícones.

Infelizmente os ícones da systray, aqueles perto do relógio, e também alguns outros, igual esses de desligar e reiniciar, o plasma pega do tema do plasma e é bem chato de trocar, ficam na pasta /usr/share/plasma/desktoptheme/ só aceita .svg e ainda tem regras bem confusas, por exemplo, para o ícone de wifi que são vários ícones em um só.

Eu não gosto muito dessa ideia de usar tantos ícones monocromáticos, mas o KDE de certa forma está forçando isso.

1 Curtida

Acabei de descobrir que retirando a pasta /usr/share/plasma/desktoptheme/default/icons o plasma volta a utilizar os ícones do tema para a systray e os botões de desligar e etc, porém, faltam alguns ícones tanto no tema padrão do KDE quanto esse antigo do Big.

1 Curtida

Olá a todos,

Olá Bruno e Creto, demorei, mas após uma pausa no trabalho por causa da Quarentena consegiui, “na unha e na marra” ajustar o tema do Biglinux 12.04 para o KDE5, sendo que temas de ícones do kde 4 em geral rodam normalmente também. Compactei o tema em tar.gz e testei no big 19 rodando no DVD. Instalou perfeitamente (estou enviando em anexo o arquivo compactado a foto que está com o tema já instalado), quem sabe ele pode estar disponível opcionalmente como tema de ícones clássico no Big 20. Forte abraço!

Obs: O tema em pacote .deb do Big 12 funcionou normalmente no Big 7.

Link para o tema: http://www.mediafire.com/folder/0dahcot5uf2nn/Tema_Clássico_Big

Obrigado por disponibilizar os ícones!
Creto

T+

Valeu pelas orientações, Bruno! Vou fazer as mudanças aqui.

Com relação ao item 4, tive certa dúvida. Em que momento os ícones não aparecem? pois eu fiz o teste aqui e os folders apareceram normais, porém aqueles que tem distinção (fotos, downloads), mudei normalmente pelas preferências, pois eles estão disponíveis nos “locais” (como mostra o screeshot no link abaixo).

http://www.mediafire.com/file/s3hqjcozs6e2qoa/fotobig.png/file.

Um detalhe: o tema Ossigeno, que o tema do Big importa os ícones de folders/pastas, possui um pouco mais de ícones de pastas do que o do tema do Big, sendo que o Ossigeno roda normal no KDE5.

2 Curtidas

http://mib.pianetalinux.org/MIB/2010.2/others/projects/old/MIB-Ossigeno-Ultimate/Tarball/

Nesse link tem a última versão desse tema Ossigeno… talvez ajude…

3 Curtidas

estou baixando tudo isso ai, vou ver o que faço “para uso próprio” mas…, bem, vamos ver

T+

Obrigado eltonff, eu tenho o mib-Ossigeno 2.0, consegui fazer a comparação e deu pra notar algumas coisas.

A Versão ultimate 4.3 deu uma retocada nas páginas já existentes, atualizando e incrementando o design o que ficou bonito, só achei que as cores das pastas ficaram meio transparentes, apagadas demais em comparação a versão 2.0 que o Big também utiliza.

Alguns ícones mudaram para melhor, como o da lixeira e o “start-kde” ficou ainda mais bonito, mas o “desktop-user” teve certo retrocesso. Seja como for é possível talvez mesclar o que há de melhor nas duas versões, valeu pela ajuda!

Bem pessoal, fiz alguns ajustes:

• Completei os ícones com folders do Ossigeno 2.0 que estavam ausentes no tema clássico do Big, que realmente estavam fazendo falta.

• Substituí uns poucos ícones de dispositivos pelos do Ossigeno 4.3, que possuem um design mais arrojado.

• O ícone “start kde” com a logo do Biglinux ficaria muito bonito, mas tenho praticamente nenhuma habilidade na edição de ícone, mas outros podem dar conta disso.

Espero que essas mudanças ajudem a incrementar o visual do Big 19 com um toque clássico e quem sabe, como um dos temas opcionais para Big20.

Link: https://www.mediafire.com/file/uds29vvrwy2mmiw/BigOximod.tar.gz/file

Olá a todos, @Leonhard agora o cara de pau aqui pergunta como é mesmo que instala isso?

Se ainda me lembro…,

…, por ai certo? E a partir do arquivo .tar mesmo?

T+

É por aí mesmo, Creto! KKKKK

1 Curtida