Systemback para big linux

Boa tarde galera systemback roda no Big linux?

1 Curtida

Não foi testado, mas se ele funcionar no Ubuntu 19.04 deve funcionar no biglinux

1 Curtida

Te aconselho a tentar o Systemback 1.9.3 (achei num site italiano). O Systemback 1.9.2 não funciona nem com o Ubuntu 18.04 em diante. Ou melhor: funciona, mas não dá boot.
De outro lado, gostaria de saber como fazer uma live-ISO do meu sistema, já customizado, via terminal.
Link: https://francoconidi.it/systemback-1-9-3-per-debian-9-ubuntu-17-10-18-04/

P.S.: em algumas distros vai dar erro do mesmo jeito quando for dar o boot. Então, pelo que li, antes de mandar o Systemback fazer a ISO, exclua o casper e instale live-boot. Também é aconselhável mandar ignorar o arquivo bash_history, a pasta /apt do synaptic, apagar tudo da pasta /tmp e da /var/log. Apaga também a xsession.error e exclui conexão de rede (se for wi-fi).

ailtoncb,

Para o BL 20.04, baixe este Systemback:

As demais sugestões estão mantidas.

Abraço,

M4jura

1 Curtida

Você testou ele @M4jura? É que eu ando meio sem tempo de ficar a frente do PC esses dias, mas antes de mais nada, obrigado por compartilhar!

T+

Creto,

O novo Systemback eu não cheguei a usar. Usei o 1.9.3. Confesso que ele faz o trabalho de forma razoável, mas só mantém as configurações se eu indicar dessa forma, isto é, aí ele fica com senha e tudo.
Também cria uma pasta no /etc chamada Systemback, e a distro instalada fica com quase 30Gb

[ ]

Olá,

Mesmo apagando as pastas de configurações do KDE?

T+

Creto,

São exatamente essas configurações que preciso manter.

Hum,

Pois é, se assim, ou seja, para uso particular ficar com todo esse tamanho é bem complicado.

Quando eu tiver um tempinho, vou tentar dar uma olhada nesse novo systemback 1.9.4…

Ah, mas como um particular interessado no assunto mostro aqui o que minha pesquisa mostrou quanto ao assunto @M4jura:

• Em uma tradução livre:

Ao usar o systemback para clonar seu sistema no modo ao vivo e instalável, se o tamanho for menor que 4 gigabytes, o programa dá a possibilidade de convertê-lo para .iso , enquanto se for maior só há a possibilidade de gravá-lo diretamente um pen drive. A este respeito, compartilharei os comandos para poder criar uma imagem .iso inicializável de tamanho enorme para ser compartilhada. Tudo isso aguardando uma atualização futura e a resolução de alguns bugs. Então, depois de usar o systemback, temos um arquivo como: systemback_live_2020-06-01.sblive

Fonte: Edmond’s Weblog

T+

Creto,

Acho que não me fiz entender.
Já criei ISO com SystemBack. A ISO ficou com 3,22Gb. O problema foi depois de instalada, que ficou com 30Gb.
Ele cria uma pasta no /etc chamada systemback (além de não apagar o programa pós-instalação) que deixa a instalação enorme.

1 Curtida

M4jura, mas você usou ext4 ou btrfs padrão do big atual?

T+

Usei o ext4. Nunca usei o btrfs.

1 Curtida

Pois é, acho que se usasse em btrfs ficaria menor, mas são achismos meus
Quem sabe o mestre dos códigos dê seu palpite por ai
:wink:

T+

Eu instalei o Systemback no Ubuntu 20.04 e funcionou, criei um sistema live que depois instalei em outro computador.

No ubuntu certo, mas testou na questão aqui do fórum? “BigLinux” essas ferramentas tem algumas particularidades quando se trata de KDE

T+