Senha de Usuário não entra mais

Essa é para o Bruno.
Depois de resolver o problema do Big em relação aos outros sistemas linux instalados em outras partições do HD, agora apareceu o problema da senha do usuário.
Instalei a última iso do big, fiz todas as atualizações, mas não criei senha de root. Desliguei normalmente o computador e mais tarde entrei o fui pro Big, na tela de login está lá o usuário que criei e coloquei a senha, e não mais funcionou, dando senha inválida. Não mexi na senha e do nada não funciona mais e agora não passo da tela de login. Pergunta ao “Mestre”, tem como acertar isso para que eu possa voltar a entrar no sistema?
Abraços…

Verificou direitinho se é a mesma senha? se o capslock tá ativado? tava com problema pra logar em um pc que coloquei o big, mas era eu que tava errando a senha.

Sim prestei toda essa atenção, e não vai.

É, espere o Bruno, mas posso te adiantar que no BigLinux isso :point_up_2: nem existir existe, há apenas a senha de usuário.

T+

Realmente mantivemos o mesmo funcionamento que utilizávamos antes, sem senha para o root e o uso do sudo com o usuário.

Esse erro com a senha após atualizar fica parecendo ou que a partição encheu ou alguma falha de hardware começando a aparecer, mas de toda forma vamos a como trocar a senha.

Após o boot no modo live (Utilizando um pendrive ou DVD, vá até a pasta aonde o sistema está instalado:

Se o sistema estiver instalado estiver em partição btrfs é dentro da pasta @

Agora aperte a tecla F4 para aparecer o terminal:

Utilize o comando a seguir, lembre que após esse comando deve ter um espaço e o ponto:
chroot-run .

Feito isso utilize o comando passwd seguido do nome do usuário, na imagem o exemplo está com o usuário bruno

Pressione enter e digite a nova senha, então pressione enter e digite novamente a mesma senha e pressione enter, nessa tela não irão aparecer caracteres mostrando que está digitando alguma coisa, mas o sistema está recebendo o que foi digitado.

Pronto, a senha foi trocada, agora é só reiniciar o computador.

1 Curtida

Vou fazer agora, e posto se deu certo de dentro do Big. Valeu mesmo “Grande” Bruno.
Obrigado

Bruno, fiz esse procedimento duas vezes e não funcionou, continua dando problema na senha, só que na segunda vez que fiz esse comando, alterando a senha, resolvi criar um outro usuário com a mesma senha, e interessante que no usuário que criei consegui entrar, estou postando desse novo usuário dentro do big, mas no meu que eu criei na instalação dá problema. Será que corrompeu algum arquivo no meu usuário principal que não permite verificar a senha???

A verificação de senha depende dos arquivos /etc/passwd e /etc/shadow

Problemas na pasta do usuário podem atrapalhar o boot e manter o login em modo gráfico em loop, mas não poderia dar a mensagem de senha errada.

Bom dia Bruno.
De posse dessa informação que você me passou, fui dar uma olhada nesses arquivos aqui no Big, ai encontrei o seguinte: (só estou postando aqui o final do arquivo)
/etc/passwd:
manoel:x:1000:1007:Manoel Henrique:/home/manoel:/usr/sbin/zsh
gdm:x:120:120:Gnome Display Manager:/var/lib/gdm:/usr/bin/nologin
manel:x:1001:984::/home/manel:/bin/bash
Esse é finalzinho do arquivo que estava no sistema. Como eu te falei que tinha criado através do procedimento que me falou um usuário novo, fiquei matutando o porque do usuário que criei estava apontando para o arquivo /bin/bash e eu entrava no sistema e o meu usuário principal apontava para o arquivo /usr/sbin/zsh e não entrava no sistema.
Bom, como eu não tinha nada a perder, pois já não entrava mais em meu usuário mesmo, mudei o meu usuário para apontar para o mesmo arquivo do usuário que criei, ficando assim:
manoel:x:1000:1007:Manoel Henrique:/home/manoel:/bin/bash
gdm:x:120:120:Gnome Display Manager:/var/lib/gdm:/usr/bin/nologin
manel:x:1001:984::/home/manel:/bin/bash
E qual foi a minha surpresa, entrei no Big com meu usuário o da instalação e estou postando dele.
Agora é pra você que é fera analisar, o porque ocorreu isso dando erro de senha no meu usuário e porque apontando para o mesmo aquivo do usuário que criei funcionou.
Está ai uma dica se acontecer com mais alguém esse problema.
Por enquanto está tudo resolvido aqui sem saber o motivo do problema.
Um abraço e obrigado, e espero ter ajudado de alguma forma.

Bruno, eu de novo. Tenho mais uma informação para você analisar sobre esse problema.
Sem querer descobri o porque o meu usuário está apontando para aquele arquivo que dá problema na senha. Eu utilizo uma dica do Prof. Juliano Ramos em um vídeo para ter aquele terminal bonito e é na dica que ele passa é que altera o arquivo passwd apontando para /usr/sbin/zsh dando problema na senha.
Como eu descobri isso: depois que alterei o arquivo passwd para apontar para o arquivo /bin/bash e que funcionou a senha, eu fui abrir o terminal e não apareceu o tal terminal bonito. Fui executar o procedimento novamente e veio uma mensagem que já estava instalado. Aí deu o comando no termina zsh aparecendo o terminal bonito.
O que que eu fiz: renomeei os aquivos em meu usuário .zshrc e .oh-my-zsh e novamente executei a dica do Professor, e percebi que alterou o arquivo passwd para apontar para o arquivo que da o problema da senha.
Resumo da história: se eu alterar o arquivo para poder entrar no big em meu usuário eu não tenho o terminal bonito ele deixa de funcionar, mas Bruno isso só está acontecendo no Big, nas outras distro que tenho aqui instalada, tal como Mangaro Gnome, Manjaro Kde, Deepin eu faço essa dica e tudo funciona perfeitamente.
Tai mais uma confusão para você analisar.
Desculpe pelo testo grande.