Root usuário grupos

Não consigo me logar como root; ( que é durval1). Tenho que modificar para usuário durval1; reiniciar o biglinux 2004bt21 e logar como root; assim a senha funciona.
Se eu for durval2 que é outra senha eu não tenho acesso como root # <-- que é este simbolo. O que eu deveria ler para entender ( root, usuário, grupos ). A G U A R D O
O B R I G A D O

Olá @hurvald,

Primeiro:

• Para que você necessita de usar #root em um sistema baseado no ubuntu?
    Pra isso usa-se ‘sudo’, já que o BigLinux usa também um outro pacote bigsudo que faz com que isso fique mais desnecessário

Em exemplo:

• Eu quero abrir um arquivo e alterá-lo como o sources.list que está na /raiz do sistema, faço o seguinte (isso se eu for usar o terminal)

$ kate /etc/apt/sources.list

Dou enter abrirá o kate com o arquivo por mim desejado, ok até aqui.
Modifico a meu gosto e necessidade e clico em fechar ou Ctrl + Q, isso irá abrir o kdialog me pedindo minha senha de usuário e, pronto trabalho feito sem nenhum root se metendo
:wink:

T+

Quando eu tento abrir o synaptic pede senha. Quando eu digito a senha certa; não é aceita.
Quando eu tento entrar no terminal como root: sudo su; sudo; su; não funciona. Este é o único problema no BigLinux Beta 21 aguardo obrigado.

A versão 21 na verdade já é meio obsoleta, tenta instalar a que está agora no site:

• E apenas como adendo vale lembrar que o Linux é Case sensitive, ou seja ele distingue maiúsculas de minúsculas, e a tecla espaço faz parte disso.

T+

baixei o iso rc1; montei o dvd e não inicia. A G U A R D O O B R I G A D O

Olá @Durval_A_Coelho,

Primeiramente, notei que você possui dois usuários no fórum, o outro: @hurvald, posso desabilitar?

O “não inicia” pode ser mais especifico?

Pode informar em que ponto fica em modo Live

Pode nos dizer se com outro ISO, até mesmo de uma outra distribuição inicia? E se sim, pode nos mostrar aqui a saída do comando:
inxi -F

T+

Com outro iso inicia ( mint 13; bilinux 1204; biglinux bt31) Já percebi que os sistemas não são para instalar e remover software varias vezes; preciso da versão beta 23. Não consigo achar no fórum. A G U A R D O O B R I G A D O

Com outro iso inicia (mint13; biglinux 1204; biglinu bt 31; windows xp).Já percebi que os sistemas não são para instalar e remover software varias vezes; preciso da versão beta 23. Não consigo achar no fórum. A G U A R D O O B R I G A D O

Primeiramente apaguei uma de suas mensagem em duplicata a esta >>>> aqui.

• Segundo, não entendi o que você quis dizer com:
  • Se for instalar e remover programas no BigLinux (como exemplo: audacity; clementine; super tux) e aplicativos que os companheiros relatam problemas aqui no fórum eu instalo apenas para simular os erros relatados aqui removo, torno a instalar e jamais tive problemas com isso. Pode ser que dê problemas instalar aplicativos de repositórios de terceiros como os repositórios debian.org

• Quanto ao beta 23 infelizmente não se encontra aqui no fórum e pelo que vi >>>> aqui <<<< nem no google drive do @BIGBRUNO se encontra disponível, nesse caso só se o próprio tiver em arquivo local o ISO para disponibilizar.

• Outra coisa, se você contasse mais ao fórum onde o não inicia acontece, quem sabe o fórum poderia ter mais explanações sobre o problema:

Isso acima é bem pouco para tentar te auxiliar, além do que queimar um ISO Linux em um DVD requer que a gravadora queime esse ISO em velocidade baixa a menor disponível pelo seu sistema/equipamento, quando é bem melhor pegar o ISO e queimar um pendrive com o >> balenaEtcher << isso depois de verificar o md5sum do ISO, após gravar verificar se o pendrive não possui defeitos, essas coisas.

Aguarde para ver se o Bruno tem ainda esse ISO do Beta 23 :wink:

T+

Desta vez vou relatar o resolvido com minha impressora SAMSUNG ML1865W; que não funcionava no (biglinux a partir de 1204 a 2004 bt31; debiam 8.6 a 10 buster; mint cinamon e mate ). O drive que eu achei foi o ML1910 que estava na lista; mas não tinha o LM1865W. Agora funciona com mint cinamon e big linux 2004 bt23. Pesquisei sobre arq. ppd.