[Resolvido] Snapshot após queda de energia

Salve BigBruno e a todos os envolvidos no BL.
Recentemente houve uma queda de energia aqui em casa e o meu laptop, por estar com o carregamento e bateria danificados, não segurou; Acontece que depois disso o mesmo inicia direto pelo SNAPSHOT me dando várias datas de opção, que vão desde 13/02/2020 a 20/02/2020, em seguida após eu ter selecionado uma dessas datas entra as opções de escolha do sistema operacional, que vão desde vmlinuz-5.2.8-xanmod8 até vmlinuz-5.3.13-xanmod9.
Até agora com todas as opções que selecionei, quando reinicio, vai direto para o snapshot e aparece essas opções que citei, e não criou nenhuma data nova, desde a última; Após isso o sistema funciona perfeito.
Alguma sugestão? desde já obrigado, e grande abraço.

É a primeira vez que vejo um relato como foi descrito, do grub iniciar direto na sessão de snapshots

Se apertar ESC ou Backspace aparece o boot “normal”?

Caso não apareça acho que a solução é iniciar o sistema, abrir o gerenciador de backups e snapshots e restaurar o snapshot que está funcionando corretamente

Dando ESC ele aparece o boot normal, dual boot… então aparece.
Big Linux GNU/Linux, Opções avançadas, Windows 7 (em /dev/sda1), e BigLinux Snapshots… ai é só deixar ou selecionar o sistema que ela vai de boa e roda td normal…mas quando desligo ou reinicio ele volta naquelas opções de datas de recuperação, a única diferença, é que quando dou Esc ele inicia com a versão 5.5.4-xanmod3.
Vou tentar o gerenciador de backups, depois retorno.

Resolvido… fiz a ultima atualização, que apareceu, para o 5.5.6-xanmod4, depois entrei no instalador/removedor de kernel, verifiquei que estava rodando o kernel mais recente, e que a atualização já aparecia como ultimo da lista, então optei por atualizar initramfs e grub…ficou um bom tempo reescrevendo e no final deu a msg " Arquivos initrd gerados e configuração do grub atualizada!" depois disso o boot voltou ao normal, atualizado e com todas as opções no snapshot.
Esse Snapshot foi uma ideia realmente muito boa…
Uma dúvida…se esta rodando bem com a última atualização do kernel, eu poderia eliminar todas as outras e deixar, as últimas cinco por exemplo?

Pode eliminar sim, geralmente eu deixo só uma ou duas versões de kernel no meu pc, justamente pq demora muito para gerar os arquivos do initrd se tiver muito kernel instalado.

1 Curtida

Obrigado Bruno, devagar vou aprendendo… :+1:

1 Curtida