Boa noite,
Sou novo no linux e também aqui no fórum. Me informei muito e resolvi experimentar inicialmente com o Big Linux. Fora os problemas que imagino que qualquer um teria ao instalar W10 e Big Linux, em dual boot, minha experiência inicial com o sistema tem sido muito prazerosa: a rapidez, a fluidez, a estética e a dinâmica do uso são impressionantes!
O único problema que surgiu até agora, e que não dei conta de resolver, foi a impossibilidade de habilitar o suporte a snap e flatpak. No Discover, ao final da lista de repositórios em Configurações, as áreas (quadrados azuis) em que eu deveria clicar para habilitar o suporte a flatpak e a snaps não respondem. Já cliquei em cada uma delas e deixei rodando por mais de duas horas, enquanto fazia outras coisas. Além disso, o botão de adicionar o Flathub me permite clicar mas não há resposta alguma.
Utilizei o Synaptic para instalar o que eu precisava, e após os procedimentos pós instalação do sistema, de várias instalações e atualização geral, passei a visualizar uma janela flutuante logo acima da dock toda vez que verifico por atualizações no Discover. Essa mensagem apareceu pela primeira vez nas partes de relatório do Synaptic. Abaixo, a janela:
Em função do que aparece no terminal, com “snap list” e “flatpak list”, não há nenhum deles instalado.
Não sei se há relação, mas vários aplicativos, inclusive o próprio Synaptic, não aparecem com seus ícones específicos.Desculpem-me os termos ou se o problema é básico demais, mas é neste ponto da curva de aprendizagem que estou…
Meu notebook:
Host: 550P5C/550P7C P09ABI
Kernel: 5.4.0-40-generic
Uptime: 1 day, 4 hours, 35 mins
Packages: 2412 (dpkg)
Shell: bash 5.0.17
Resolution: 1360x768, 1024x768
DE: KDE5
WM: KWin
WM Theme: breeze
Theme: Breeze [KDE5], Arc [GTK2/3]
Icons: breeze [KDE5], breeze [GTK2/3