[Resolvido] Não consigo habilitar suporte a snap nem flatpak

Boa noite,

Sou novo no linux e também aqui no fórum. Me informei muito e resolvi experimentar inicialmente com o Big Linux. Fora os problemas que imagino que qualquer um teria ao instalar W10 e Big Linux, em dual boot, minha experiência inicial com o sistema tem sido muito prazerosa: a rapidez, a fluidez, a estética e a dinâmica do uso são impressionantes!

O único problema que surgiu até agora, e que não dei conta de resolver, foi a impossibilidade de habilitar o suporte a snap e flatpak. No Discover, ao final da lista de repositórios em Configurações, as áreas (quadrados azuis) em que eu deveria clicar para habilitar o suporte a flatpak e a snaps não respondem. Já cliquei em cada uma delas e deixei rodando por mais de duas horas, enquanto fazia outras coisas. Além disso, o botão de adicionar o Flathub me permite clicar mas não há resposta alguma.

Utilizei o Synaptic para instalar o que eu precisava, e após os procedimentos pós instalação do sistema, de várias instalações e atualização geral, passei a visualizar uma janela flutuante logo acima da dock toda vez que verifico por atualizações no Discover. Essa mensagem apareceu pela primeira vez nas partes de relatório do Synaptic. Abaixo, a janela:

Em função do que aparece no terminal, com “snap list” e “flatpak list”, não há nenhum deles instalado.

Não sei se há relação, mas vários aplicativos, inclusive o próprio Synaptic, não aparecem com seus ícones específicos.Desculpem-me os termos ou se o problema é básico demais, mas é neste ponto da curva de aprendizagem que estou…

Meu notebook:
Host: 550P5C/550P7C P09ABI
Kernel: 5.4.0-40-generic
Uptime: 1 day, 4 hours, 35 mins
Packages: 2412 (dpkg)
Shell: bash 5.0.17
Resolution: 1360x768, 1024x768
DE: KDE5
WM: KWin
WM Theme: breeze
Theme: Breeze [KDE5], Arc [GTK2/3]
Icons: breeze [KDE5], breeze [GTK2/3
Terminal: konsole
CPU: Intel i5-3210M (4) @ 3.100GHz
GPU: Intel 3rd Gen Core processor Gr
GPU: NVIDIA GeForce GT 620M/630M/635
Memory: 2272MiB / 5834MiB

Agradeço a ajuda!

No synaptic não aparecem ícones mesmo, só os nomes.

No Discover ele já vai habilitado com snap e flatpak, mas com nenhum pacote instalado, a configuração deve ficar assim:
snap e flatpak

Você pode procurar na Discover por sublime text, ele só está disponível em snap e flatpak, deve aparecer.

Sobre o erro que passou a aparecer, nas configurações da discover desmarque o Focal Partner

3 Curtidas

E se for igual eu:

[email protected]:~$ snap --version           
snap    2.45.1+20.04.2
snapd   2.45.1+20.04.2
series  16
ubuntu  20.04
kernel  5.4.0-40-generic
[email protected]:~$ snap find gimp
Name       Version  Publisher        Notes  Summary
gimp       2.10.20  snapcrafters     -      GNU Image Manipula
tion Program
photogimp  2.10.12  pedro.ermarinho  -      Patch para o GIMP
djpdf      0.1.1    unrud            -      Create small, sear
chable PDFs from scanned documents
[email protected]:~$

Se precisar aqui vai um pequeno guia:
Clique aqui >>>> snap | Guia Linux

T+

2 Curtidas

Muito obrigado, Bruno. Entendi que as escolhas para habilitar o uso de flatpaks e snaps já estavam marcadas e fixadas. Procurei pelo Sublime Text, como sugerido, e realmente ele apareceu nos resultados de busca. E após desmarcar o Focal Partner nas configurações do Discover, não mais observei as mensagens. Ou seja, tudo resovido! \o/\o/

Nessas duas semanas de teste e de uso intenso, desde a postagem, o sistema não apresentou uma falha sequer, rodou de forma fluida e consegui torná-lo compatível com meu padrão de uso, fluxo de trabalho e necessidades específicas.

Shoooooow! Parabéns ao Bruno e equipe pelo trabalho! Gratidão!

1 Curtida

As saídas em meu sistema se referem a outra versão de snap e snapd, como abaixo:

[email protected]:~$ snap --version
snap 2.45.2
snapd 2.45.2
series 16
ubuntu 20.04
kernel 5.4.0-42-generic
[email protected]:~$

Creto, muito obrigado pelo guia! Está me ajudando demais!

Muito obrigado!

1 Curtida

Uai, que guia?

Esse snapd (não me pergunte o que é) mas é adicionar o suporte ao snap ele vem junto :wink:

Olhe ai:

[email protected]:~/Documentos$ snap --version
snap 2.45.2
snapd 2.45.2
series 16
ubuntu 20.04
kernel 5.4.0-42-generic
[email protected]:~/Documentos$

T+

O guia que está indicado ao final da tua mensagem, uai… Contém vários comandos em terminal. Mantenho o pdf sempre à mão rsrs

Grato, de qualquer forma

1 Curtida

Ah, duas coisas:

1- Se vê que ainda não se acostumou com o “esquecimento” de quem vos escreve o: Creto
2- Tive que procurar e achei he he he >> foi aqui

Qualquer coisa avisa ai que tem mais um monte desses guias aqui, já que não sou nenhum “Torvalds; Stallman ou B. Gonçalves”, preciso deles a quase toda teclada :wink:

T+

Entendi, rsrs…

Poderia aproveitar seu conhecimento para mais uma pergunta? Se achar melhor abrir outro tópico, me avise, por favor.

Sei que o Dolphin permite “montar” o Google Drive na árvore de diretórios. Usei o gerenciador de contas on line do KDE, através da Central de Controle, e funcionou corretamente, já que me permite acessar o conteúdo em Redes no Dolphin. Entretanto, ele sincroniza em minha pasta pessoal. Eu gostaria de sincronizar o conteúdo do Google Drive em outra partição, já criada e denominada de “Dados”. Entretanto, durante a configuração não é perguntado nada sobre o local em minha máquina a ser sincronizado e ele assume a partição do sistema. Saberia me dizer se há como eu resolver essa questão?

Grato!

1 Curtida

hehehe

Aaaiii, se você soubesse como fico lendo isso aqui a frente do monitor talvez você tentasse me doar uma caixa de rivotril

Mas deixando meu estado de risos de lado, eu já usei apps para o Google drive no Linux mas foi bem lá atrás, prefiro mesmo ter ele no navegador ou mesmo no webapp do próprio BigLinux.

Então, não, eu infelizmente não saberia te dizer sobre o uso do dolphin para a tarefa. Mas também acho que você tem razão seria melhor mesmo abrir um tópico para falar da sua dúvida em particular, pois se for solucionada colaborativamente você tem como colocar um [Resolvido] dando ao seu tópico referência a outros companheiros que possam ter a mesma duvida.

Sinto não poder auxiliar no momento.

T+

Boa tarde,

Obrigado por toda a ajuda. Seguirei seu conselho e abrirei um novo tópico com a dúvida restante.

Como faço para colocar um resolvido?

1 Curtida

Opa,

Indo lá em cima na primeira postagem deste tópico por exemplo e clicando no lápis e colocando o [Resolvido] à frente do título, mais ou menos:

[Resolvido] Não consigo habilitar suporte a snap nem flatpak

T+

Olá de novo.

Fucei em todas as possibilidades no que se refere ao título do tópico ou opções presentes na primeira postagem, mas nenhuma delas me permite editar o título. Abaixo segue a imagem da tela como aparece aqui. Note que não há o ícone de edição.

1 Curtida

Sobre sincronizar com o Google Drive, ele funciona como um disco virtual no KDE, por isso não indica nenhuma pasta no sistema, ela fica só lá nos servidores do Google mesmo.

Vou editar para você mais é estranho, vou perguntar para o Bruno sobre isso

Obrigado pelo retorno :wink:

@Leo veja se aparece nas outras mensagens:

T+