[Resolvido] Mensagem: No bootable device

Boa noite, pessoal. Estou com um problema com meu laptop. Tenho um Acer Aspire A315-53-343y, processador core i3, 7 geração com 4 GB de memória DDR4 com um HD 1000 GB com BigLinux 19.04 instalado, porém do nada, o laptop desligou e quando o liguei novamente, aparece a mensagem NO BOOTABLE DEVICE, entrei na BIOS, verifiquei na aba da informação que não havia o HD LISTADO, abri a aba do boot, mudei o mode de UEFI para LEGACY e reiniciei o laptop, porém nada. O laptop não caiu, não sofreu pancadas. Alguém tem alguma ideia como resolver este problema sem precisar de reinstalar o sistema ou de abri-lo? Tem como solucionar este problema com o boot repair?

Tenta em modo live acessar seus arquivos no HD, se não achar ve no Gparted, porém, tudo indica que o HD realmente parou de funcionar, aí podem ter diversas causas, se não teve queda e ele não está com o famoso clique da morte, pode ser oxidação do conector, se morar em local perto da praia não é muito incomum de acontecer.

Olá BigBruno. Vou tentar acessar o HD via modo live e depois retorno ao forum para dar o parecer. Obrigado pela dica.

2 Curtidas

BigBruno, boa noite. Segui as suas dicas, porém não obtive resultado. Entrei no modo live, tentei acessar o HD, mas ele não aparece e também, usei o Gparted e o HD não aparece.
Se eu abrir o compartimento do HD e desconectá-lo da placa mãe e conectá-lo novamente, conseguirei ter sucesso e o laptop funcionará novamente?

Não tem como saber a resposta da sua pergunta sem fazer, mas de toda forma, não é possível resolver via sistema se o disco não aparece no gparted, se não for na bios o problema, tem que ser o hardware mesmo, aí é só tentando.

OK. Vou tentar. Muito obrigado.

Oi, BIGBRUNO, fiz a tentativa e não deu certo. Tudo indica que o HD queimou ou a agulha não está conseguindo fazer a leitura.
Agora é só verificar as condições do HD. Após a verificação, retorno ao forum. Valeu pelas dicas.

1 Curtida

Deve ter queimado, geralmente quando a agulha não faz a leitura, a Bios ainda consegue detectar a presença do HD, só não da boot no sistema.

Olá a todos! BigBruno, de fato o HD queimou, providenciei a troca de um novo HD. Obrigado pelas orientações.

Blz, sempre que possível de preferência por SSD ao HD tradicional.

No bootable device [RESOLVIDO]

Bom dia a todos do forum. Muito tempo ausente do forum. Foi resolvido o problema. Troquei o HD e instalei a nova versão do biglinux 20.4 beta 23. Funcionando perfeitamente.

2 Curtidas

Fico feliz que tenha resolvido o seu problema.

E, acrescentei ao título o [Resolvido] para que o tópico sirva de referência.

T+

2 Curtidas