[ Resolvido ] É necessário usar antivírus no Biglinux?

Há anos eu utilizo o Linux, e nunca instalei antívirus. Aparentemente, nunca tive problema algum…mas, sempre vem a dúvida…é realmente necessário usar antivírus no Linux?

Na minha opinião, não

T+

Já mais, nunca foi necessário usar, só basta você deixar seu sistema operacional sempre atualizado, se fosse o W$ ai sim precisa porque ele sim é um bamba relógio.

1 Curtida

Mas também é sempre bom habilitar o firewall do Linux eu apenas o habilito sem colocar regra nenhuma e para mim que é uso de desktop, não servidor nem nada é apenas habilitar e vivo feliz!

[email protected]:~$ sudo ufw status
Estado: ativo
[email protected]:~$ 

:smile:

T+

1 Curtida

Opa. Então, mesmo sem eu ter muito conhecimento, sempre usei o Linux sem antivírus mesmo. muito obrigado!

1 Curtida

É o que sempre faço, assim que instalo em HD…ativar o firewall(ufw)…antivírus nunca necessitei de instalar e tb jamais tive algum problema nesse âmbito…

$ sudo ufw enable

Ele estará ativo no próximo recarregamento do sistema.

1 Curtida

Entre outras coisas, é por isso que gosto do Linux. Aliás, prefiro o Linux. Infinitamente melhor!

2 Curtidas

Nunca usei Antivirus no Linux, somente o Firewall
é mais que suficiente!

2 Curtidas

O Linux não é imune a ataques, mas estes são principalmente servidores de destino. Os usuários domésticos são seguros, desde que não contornem a segurança padrão, por exemplo, ativando repos de terceiros. O único benefício real de um antivírus seria impedir que usuários do Linux passassem inadvertidamente malware para usuários do Windows.

2 Curtidas

Concordo com o PrimeSuspect, eu trabalho com serviço de impressão de boletos, xerox, impressão em geral, dai instalei o NOD32 justamente para não passar vírus para os meus clientes que muitas vezes trazem seus trabalhos em pendrive.

1 Curtida

Mas se são eles que trazem os pendrives

Não vejo onde você que passaria as tais pragas virtuais, não seria o contrário? E mesmo assim as pragas que eles trouxerem só afetaria você em um Linux qualquer se você assim der permissão a eles o que é pouco provável.

Bem, cada um tem sua opinião nesse caso e eu, respeito a de todos, mas eu mesmo desde que comecei a usar Linux jamais perdi meu tempo instalando esses antis o único anti que eu uso é o pacote que o BigBruno criou o anti-creto.DEB he he

T+

1 Curtida

Eles trazem os pendrives, mas também levam de volta para o seu sistema win. Mas você também está certo, cada um tem a sua opinião.
Onde eu baixo esse anti-creto.DEB? kekekekeke.

1 Curtida

He he ele já vem pré instalado no BigLinux, eu andava sumido por uns 4 anos e o Bruno pensou:

• Vai lá que o Creto volte a aparecer já vou deixar o sistema pronto, para ele não perturbar muito!

T+

Por quando você comprou o antivírus?

AntiVírus no Linux é gratuito como todo o resto do sistema leia: ClamAV

T+

Bom dia, você pode comprar neste site por R$ 43,00
https://www.siliconaction.com.br/registro/descutil.mv?nod32
e pode baixar neste outro link:

Obrigado amigo.
Depois vou ver se compro a licença dele, e você comprou a licença para o seu?

Este link que você me mandou é do antivírus que não é compatível com Linux.

Amigo alaxricard, ainda não comprei minha licença, mas a licença do nod para Windows é a mesma para Linux. Quando eu comprar posto aqui pra te dizer com certeza.

Sabem aquela história:

• Android é feito em cima do kernel Linux, mas não é Linux, por isso é suscetível a ataques, pega vírus, e blá, blá + blá?

Pois ainda assim neles os tais smartphones eu mesmo jamais usei tais aplicativos, malware em um pendrive meu que vá daqui do meu PC para recuperar um PC com “W”, é pouco provável que vá.

Para meus arquivos no meu PC (o Lamborghini Taurus), menos provável ainda, usar um anti-vírus para meu uso seria quase como, pegar uma nota de R$ 200 e tacar fogo na mesma.

Mas não discordo do uso, só acho desnecessário para quem usa apenas Linux, o que deveria ser de praxe he he he he

T+