Problemas com dual boot BigLinux + Windows 10

Prezados, venho usando o BigLinux 20.04 desde agosto/2020. Primeiramente, tentei o dual boot com o Windows 10, o que funcionou perfeitamente por cerca de 30 dias. Após uma atualização do Windows, o Big ficou instável. Comecei a ter problemas na atualização do sistema (inclusive abri um tópico aqui no Fórum: Sistema não atualiza mais (erro no pacote "yelp-xsl")), o que inicialmente acreditei se tratar de um problema no Big. Após, tinha problemas na inicialização (boot terminava em tela preta com mensagem de “erro de entrada e saída”).
Reinstalei o sistema por cerca de 03 vezes e, após alguns dias de uso (cerca de 05-10 dias), o problema ocorria de novo. Cheguei a cogitar outra distro, mas já havia me habituado e gostado tanto do Big que resolvi tentar uma última empreitada: formatar todo o HD e utilizar o BigLinux como único sistema. Deu certo, o sistema se estabilizou e uso tanto para trabalho quanto para lazer:

P.S: creio que o problema no dual boot esteja relacionado ao UEFI, ou que tenha relação com o modelo da minha máquina (notebook lenovo, ideapad). De qualquer forma, no momento, o BigLinux supre todas as minhas necessidades e não preciso recorrer ao Windows.

Abraços de Belém/ PA.

1 Curtida

Que bom que resolveu, mas pelo “erro de entrada e saída”, me parece que o HD está com problemas, provavelmente na região da partição que estava o BigLinux, em algum momento quando for aumentando o uso do HD, pode ser que o problema retorne.

1 Curtida

Desde que voltei a usar o BigLinux (4 anos afastado de tudo e de todos), fiz instalações apenas em PCs que para a atualidade, pode-se dizer quase obsoletos.

Mas então o único PC que tive problemas para instalar foi esse que estou teclando mas hoje vi que foi noobice minha e estou até preparando uma dicazinha sobre esse assunto e tenho que prepará-la hoje, já que amanhã esse PC será entregue ao dono.

Essa coisa de entrada e saída, assim como o Bruno mencionou, na maioria das vezes informa falha de escrita em HDs, é ficar monitorando.

T+