Problema com outras partições Linux quando da instalação do Big

Pessoal, eu já postei anteriormente esse problema que estou tendo quando instalo o BigLinux no meu HD que possui outras partições Linux, simplesmente qualquer que seja a distro que esteja instalada, elas param de funcionar, não conseguindo mais carregar qualquer uma delas, dando diversos erros quando inicia a distro, e eu gostaria muito de utilizar o Big, mas não estou podendo por causa desse problema.
A minha configuração é a seguinte: possuo um HD SSD de 480 GB em GPT, modo Uefi e sistema de arquivo BRTFS.
As minhas partições são as seguintes:
sda1 - /boot/efi
sda3 - win11
sda5 - ubundudde
sda6 - manjarokde
sda7 - manjarognome
sda8 - aonde gostaria de instalar o Big.

Alguém por acaso que tenha uma configuração parecida com a minha conseguiu após instalar o Big, funcionar as outras partições com distro linux?
Informo também que depois que instalo o Big, só funciona o próprio Big e o Win11, o resto dá problema.
Um abraço a todos.

me parece que é problema no grub do manjaro, quando instalo ele em dual boot ou 2 hds separados, tem que iniciar os outros SO pelo grub do manjaro, o contrário não funciona. Não sei qual é o problema técnico a respeito disso, só minha observação!

Tentando responder dentro da minha experiência, não, realmente não é coisa de dizer é fácil, manter dual boot entre qualquer que seja a distribuição Linux e o Manjaro, com isso o próprio BigLinux é mais complicado ainda.

Seria muito bom se o cara (muitos risos) que sabe muiiito viesse nos dar alguma luz nesse túnel.

Qualquer dual, tri ou multiboot feito seja ele com manjaro ou o BigLinux estes devem ser os que irão comandar a ordem de boot, nas minhas experiências (posso dizer) “nunca” ao contrário disso funcionaria (no meu caso, jamais funcionou).

Quando é o Manjaro ou BigLinux que fica sendo o gerente do boot, ou seja, o grub bootloader dele que gerencia o boot, tudo fica normal, mas ainda fica o caso “entre aspas”, por exemplo o Biginux e ubuntu, este último irá sumir após a atualização.

Então vamos tentar estudar mais o caso e quem sabe o Bruno a.k.a bigbruno apareça por aqui com mais uma de suas mágicas.

Fico feliz por vocês usarem este meio (fórum) aqui para compartilhar suas dúvidas e conhecimentos!

T+

Espero que o grande Mestre Bruno, possa ajudar nesse problema, pois não posso utilizar o Big com os outros sistemas Linux instalados, porque perco todos eles, ai não dá. Aguardando boas notícias.

Tente utilizar em EXT4.

Embora todas as outras partições estejam em BTRFS, posso tentar fazer isso.

Bruno, segui sua sugestão e formatei em EXT4 todas as partições do linux que estavam em BTRFS no meu SSD. Primeiro instalei numa partição o Deepin, em outra o Manjaro Gnome e em outra o BigLinux, todas em EXT4, e desta vez funcionou tudo beleza, o Big não mais interferiu nos outros linux instalados, como acontecia quando estavam em BTRFS. O porque acontece isso, é só com você para resolver e saber, mas a dica foi boa, a coisa ruim é que não posso usar o BTRFS.
Obrigado e um abraço.

1 Curtida

O particionamento do btrfs é diferente, ele usa snapshots que são os @ e @/home e outras que usam @ para identificar

O script que detecta outros sistemas instalados ainda não funciona vem com essa situação

A distribuição que vai gerenciar o grub pode ser btrfs que ela vai encontrar as outras em ext4 normalmente

Outra opção é utilizar uefi e cada vez que quiser usar uma distribuição diferente alternar na bios, mas nesse caso acho que não da para usar mais debuma distribuição com a mesma base, seria um base ubuntu, um base manjaro e por aí vai

1 Curtida