Placa Realtek no note

Caros amigos, eu tenho um notebook que apresenta o problema de áudio igual ao do Flaviomenezes, sendo que tudo começou com o Ubuntu depois o Mint e agora o Manjaro, onde sempre que reinicio tenho que ir no terminal e usar o alsamixer para ajustar o volume que sempre fica em zero, vou com o Tab até a 3ª opção e aumento o volume que funciona normalmente até o reinicio da máquina. Caro amigo Bruno como uso em dual boot descarto a opção de ser defeito físico pois o Windows funciona sem alteração, não tive problemas com a rede conforme o Flaviomenezes tem. Eu creio que neste caso seja necessário criar um arquivo na pasta do arquivo do alsa com configurações pré estabelecidas uma vez que o comando alsactl store por sí só não o cria e nem deve estar salvando os ajustes que nós definimos. a principio penser ser um bug dos .deb mas depois que instalei o Manjaro descobri que trata-se de uma loucura do card de som.

No menu de configurações, a opção som e microfone identifica a placa de som e da opção de aumentar e diminuir, mas não funciona, ou por lá sequer é detectada a placa de som?

Caro amigo BigBruno, esqueci de comentar que a placa que o sistema escolhe é a - (default) e não a 0 HDA Intel PCH, então logo após o comando alsamixer e uso a opção F6 para escolher “Select sound card” dai eu escolho a 0 HDA Intel PCH e ajusto manualmente o volume para poder funcionar.

Nessa tela que falei em configurações, a Som e microfone, veja na aba dispositivo de saída, se por ali não é possível alternar para a outra saída, ou mesmo indo na aba configuração e desativando a opção default.

Caro amigo BigBruno eu não tenho este problema de aúdio nos Bigs que tenho nos notebooks e desktop que tenho instalado, mas sim em um notebook com o Manjaro, e eu acho que para resolver só criando um script na pasta asound do alsamixer, porque é possível alterar e escolher a placa de som manualmente mas não sei porquê o sistema não salva as alterações de jeito nenhum…

No manjaro talvez com o programa pavucontrol

Pelo menos em teoria, nos últimos anos não temos mais que interagir diretamente com o alsa, somente com o pulseaudio, ele faz uma ponte entre os programas e o alsa em si, então as configurações que ficam salvas são do pulseaudio e não diretamente do alsa.