Placa mãe BioStar B350ET2 sem som

Bom dia,boa tarde e boa noite a todos deste fórum.Estou com um problema a qual não consigo resolver,pois além de ser leigo neste assunto e Linux por ele já instalar tudo automaticamente.Nã tenho som no BIG e outros Linux foi a mesma situação.Por favor me ajudem,pois estou querendo deixar o BIG como SO principal e Windows só caso precisar mesmo.Desculpem se criei um tópico sem ter feito um pente fino,mas o único parecido é de um Notebook.

1 Curtida

Precisamos de mais detalhes para poder ajudar… Nos informe o modelo da placa de som com o camando lspci no terminal ou a dica do nosso amigo @creto abaixo também ajuda.

Primeiro de tudo, seja muito bem vindo ao fórum do BigLinux @msolinux!!

Agora aqui é bem mais organizado e outros podem participar de forma organizada da duvida e começamos por:

No seu terminal comande lá e copie do terminal e, cole aqui as seguinte informações:

• Como é plugado sua caixa de som, se por usb, hdmi, etc
  • Segundo:

inxi -CA

E cole aqui assim:

[email protected]:~$ inxi -CA
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Celeron J1800 bits: 64 
  type: MCP L2 cache: 1024 KiB 
  Speed: 1551 MHz min/max: 1333/2582 MHz 
  Core speeds (MHz): 1: 1577 2: 1468 
Audio:
  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High 
  Definition Audio 
  driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.4.0-37-generic 
[email protected]:~$ 

T+

1 Curtida

Você pode tentar o comando alsamixer, e aumentar o volume da barra master

Abre o menu, escreve microfone, vai aparecer a opção som e microfone, então vá na última aba, que é configuração, desative as saídas de som que não quer usar e o som vai sair na que restar ativa.

Boa tarde,e desculpem a demora em responder pois estava imprimindo uns moldes para minha esposa.Digitei o que me pediu e ficou assim:
lspci
00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Root Complex
00:01.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-1fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:01.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 PCIe GPP Bridge [6:0]
00:08.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 00h-1fh) PCIe Dummy Host Bridge
00:08.1 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Internal PCIe GPP Bridge 0 to Bus A
00:08.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Internal PCIe GPP Bridge 0 to Bus B
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SMBus Controller (rev 61)
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH LPC Bridge (rev 51)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 0
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 3
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 5
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 6
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven/Raven2 Device 24: Function 7
01:00.0 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset USB 3.1 xHCI Controller (rev 02)
01:00.1 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset SATA Controller (rev 02)
01:00.2 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Device 43b2 (rev 02)
02:00.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
02:01.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
02:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
02:05.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
02:06.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
02:07.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] 300 Series Chipset PCIe Port (rev 02)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
09:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Picasso (rev cc)
09:00.1 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Raven/Raven2/Fenghuang HDMI/DP Audio Controller
09:00.2 Encryption controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 10h-1fh) Platform Security Processor
09:00.3 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Raven2 USB 3.1
09:00.6 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 17h (Models 10h-1fh) HD Audio Controller
0a:00.0 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] FCH SATA Controller [AHCI mode] (rev 61)

1 Curtida

Obrigado a todos pelo recebimento.Estou usando caixas de som via P2.E seguindo o comando descrito apareceu assim para mim:
inxi -CA
CPU: Topology: Dual Core model: AMD Athlon 3000G with Radeon Vega Graphics bits: 64 type: MT MCP L2 cache: 1024 KiB
Speed: 1367 MHz min/max: 1600/3500 MHz Core speeds (MHz): 1: 1367 2: 2726 3: 1367 4: 2727
Audio: Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Raven/Raven2/Fenghuang HDMI/DP Audio driver: snd_hda_intel
Device-2: Advanced Micro Devices [AMD] Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel
Sound Server: ALSA v: k5.6.19-xanmod1

Fiz o procedimento descrito e ficou só uma saída,mas mesmo assim infelizmente nada.

Confira se na aba de reprodução, ao tentar reproduzir algum som, irá ter uma barrinha azul oscilando de acordo com o áudio que deveria ser reproduzido.

A barra do navegador referente a som esta oscilando,mas nada de som.O problema é que em outros Linux é a mesma situação.

Cheguei tentando auxiliar de alguma forma, mas vamos mais a fundo, peço que tire capturas de telas e poste aqui para melhor tentar resolver esse problema.

Com o comando alsamixer tire uma captura de tela e poste aqui usando o atalho de um clipe aqui na caixa de mensagem do fórum bem acima de onde digita sua mensagem e coloque a imagem aqui:

Depois no terminal com o alsamixer leve todo para a direita com as teclas de direção do teclado:para a direita e tire nova captura:

Para aparecer o final do alsamixer, essa parte abaixo:

Ainda no alsamixer tecle F2 e com a tecla para baixo vá até /proc/asound/pcm e tecle enter e tire nova captura de tela:

Ainda vá em /proc/asound/cards tecle enter e tire mais uma captura e volte a postar:

Tecle Esc até sair do alsamixer e vamos ver se eu descubro onde está esse fantasma

T+

Certo farei os procedimentos,e por enquanto obrigado e daqui a pouco posto.

Minha captura de tela não funciona,porém tirei foto e acusa arquivo grande.

1 Curtida

Demorei mas finalmente consegui,tive que diminuir o tamanho do arquivo.

1 Curtida

Desculpe a demora é que tive que sair, mas agora novaente abra seu alsamixer e tecle F6 e para tirar a captura de tela vá em Menu > Utilitários > lá tem alguma coisa ksnip ou captura de tela

Tente tira uma captura dentro do alsamixer e teclando F6, assim

T+

Esse mesmo que usei,porém fica com tela branca ou preta.

1 Curtida

Abra seu terminal e copie e cole o comando daqui, de entre + sua senha e espere terminar o processo e volte ao menu utilitários e procure por captura de tela:

sudo apt remove ksnip ; sudo apt update ; sudo apt install kde-spectacle

Espere tudo terminar no terminal e vá ao menu como disse acima

T+

1 Curtida

Obrigado este outro que me mandou funcionou.

1 Curtida

Ai onde está nessa tela acima com a tecla para baixo, escolha:

0 HD-Audio Generic

Tecle enter e abra uma nova instancia do terminal e neste em branco, digite esse outro comando abaixo, ou copie e cole lá daqui:

sudo alsactl store

Reinicie o sistema e volte a dizer o que aconteceu no alsamixer

T+