Pje Office no Linux

No grupo do telegram foi perguntado sobre a dificuldade de instalação do Pje Office no Linux, então baixei o arquivo .deb do seguinte link: http://ftp.pje.jus.br/pje/programs/pje-office/pje-office_amd64.deb

Fiz a instalação e realmente não funciona, extraí o pacote, e procurando o erro, na verdade encontrei dois erros.

São erros tão óbvios que não sei como foram parar ali, recomendo que as pessoas que utilizarem esta correção e tenham o programa funcionando, entrem em contato com o e-mail [email protected] solicitando que façam a correção no pacote disponibilizado no site deles.

Eu fiz uma solução bem simples, após instalar o Pje do site oficial, http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice , basta baixar e instalar este arquivo: https://github.com/biglinux/pjeoffice-correcao/releases/download/1.0/pjeoffice-correcao_1.0.0-1big1_all.deb

Porém você pode fazer manualmente, instale o programa do Pje em formato .deb

Então copie e cole no terminal o que está a seguir, isso irá substituir o link quebrado no arquivo /usr/bin/pjeOffice, criado pelo instalador oficial e dar permissão de execução para o mesmo e também para o /usr/share/applications/pje-office.desktop que é o link que aparece no menu do sistema.

É só isso, e diferente do que tem na maioria dos tutoriais espalhados na internet e que não funcionam, o problema do Pje atualmente não tem nenhuma relação com a versão do Java, sequer é preciso ter o Java instalado, pois ele já vem incluso com o Pje.

sudo su 

echo '#!/bin/bash

/usr/share/pje-office/pjeOffice.sh /usr/share/pje-office/pjeOffice.jar' > /usr/bin/pjeOffice

chmod +x /usr/bin/pjeOffice
chmod +x /usr/share/applications/pje-office.desktop
4 Curtidas

Oi, Bruno. Muito boa a distro. Parabéns.
Consegui instalar o Pje-office graças a vc.
Vc sabe como faço para instalar o driver do safesign para reconhecimento do token 5100?
Outra coisa, não consegui instalar o driver do adaptador wireless rtl 8821cu, fiz a compilação porém não funcionou, tem alguma dica?

1 Curtida

Wifi

Olá, sobre a wireless, eu acabei de colocar no repositório um pacote que faz a instalação do driver disponível nesse endereço: https://github.com/brektrou/rtl8821CU

Porém não tenho o hardware para teste, para testar você pode utilizar o synaptic, recarregar e procurar por rtl8821CU-installer ou então baixar esse arquivo e instalar manualmente: http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages/disco/main/rtl8821CU-installer_1.0.0-1big1_all.deb

É preciso estar conectado durante a instalação, pode utilizar tanto a conexão cabeada, quanto um smartphone android, eles funcionam como dispositivo de rede, basta plugar na usb e ativar a opção vínculo USB.

Sobre a parte do Token vou abrir um tópico específico sobre isso, não tenho nenhum para testes, porém estou seguindo alguns guias que encontrei na internet.

1 Curtida

Sobre o token, de uma conferida aqui: https://forum.biglinux.com.br/t/utilizando-token-no-biglinux/

Seguindo sua orientação instalei o PJE, muito obrigado BigBruno

2 Curtidas

Também consegui instalar o pje-office e meu token (aladdin, azul, da certisign) no Big Linux 20.04. Está funcionando perfeitamente nos sites do TJPA e do TRF1. :smiley: :penguin:

2 Curtidas

Bruno, acabei de instalar o BigLinux numa máquina virtual. Antes, porém, de tentar sua solução nele, achei que deveria testar no Linux Mint 20. Esta é distribuição que mais uso e já perdi mais de um dia de trabalho tentando configurar o PJE. No entanto, não obtive sucesso nem usando o shell que você propõe, nem usando o deb.

Você já ajudou alguém a resolver o mesmo problema no Mint, Ubuntu ou Debian?

Se já eu apreciaria muito a sua ajuda. Descrevo o pé em que estou:

a) O token (GD Burti) funciona normalmente no Firefox (acesso, por exemplo, bancos, Receita Federal e outros)

b) O token também funciona para assinar documentos (uso o jpdfsign sem problema);

Quando carrego o PJE, mesmo antes das alterações que você propõe, ele reconhece o token, pede a senha, mostra das informações do certificado.

Quando tento assinar com o PJE “offline”, não há propriamente mensagem de erro. Apenas não aparece nada. Quando examino o arquivo de log, veja que ele faz 5 tentativas de assinar e encerra. De novo, não há mensagem de erro.

Quando acesso PJE “online”, ele dá a seguinte mensagem de erro:

Erro: Ao tentar acessar o PJe realizando o Login com certificado digital e com o modo de assinatura LOCAL apresenta a janela com a mensagem: Ops… Não foi possível encontrar nenhum certificado digital!

Depois de entrar a senha no PJE local e tentar novo a acesso, a mensagem de erro passa para:

sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception:CKR_DEVICE_ERROR

Qualquer dica será bem vinda.

Obrigado

Então, eu não conheço esse erro, na verdade eu nunca utilizei o Pje Office e não tenho token, apenas ajudei usuários do BigLinux a fazerem funcionar e inclui algumas configurações que tornam o processo mais fácil.

Agradeço. Vou tentar configurar no BigLinux e ver se funciona.
Por comparação, talvez eu consiga identificar a falha.

Para registro:

Segui o procedimento sugerido, mas infelizmente o meu token continua não funcionando. Instalei tudo a partir de zero. O token funciona quando acesso sítios usando o firefox (como a Receita Federal). Também funciona para eu assinar documentos com o jsignpdf. Mas, quando vou para o pje, não funciona nem para assinar documentos localmente nem para acessar os tribunais.

É, se o PJE identifica o token, mas da erro, acredito que seja realmente incompatibilidade, talvez tivesse que tentar contato com o fabricante do token para ver se existe forma de resolver.

Creio que o problema é mesmo do PJE. O token funciona com com bancos, Receita e outros sistemas que aceitam login via token. Ele também funciona com assinadores. Assim, entendo que o problema não está nele. Além do mais, ele funciona com o PJE instalado numa máquina virtual com Windows 10. Por algum motivo, ao assinar o documento ou logar, parece que o PJE perde o contato com o token. No log não aparece nenhuma mensagem de erro. Ao acessar com o PJE com o firefox aparece o erro sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception:CKR_DEVICE_ERROR. Este CKR_DEVICE_ERROR me dá ideia de que está faltando algum parâmetro no próprio PJE.
Sem log fica mais difícil achar o local exato do problema.

fernandocabral, segue o procedimento que utilizei para configurar o PjeOffice e o meu token (aladdin, azul, certisign) no BigLinux 20.04:

No meu caso, a biblioteca correta é a libeToken.so. Sendo assim, cliquei c/ botão direito no ícone do pje, selecionei a opção “Configuração de Certificado”, aba PKCS11 e adicionei o driver informando o diretório /usr/lib/libeToken.so. Após, cliquei em preferências e selecionei a opção “Solicitação de senha do certificado”. O programa pediu p/ eu digitar a senha do token. Feito isso, o certificado foi reconhecido pelos sites do TJPA e do TRF1.

P.S: também instalei a cadeia de certificados disponíveis nos seguintes sites:

https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/repositorio/cadeias-da-icp-brasil

https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/hierarquias/icp-brasil/oab

P.S.2: o Bruno informou que o BigLinux 20.04 já vem com os certificados instalados e por isso não há necessidade da última etapa acima.

O meu não é o Aladdin, mas o GD Burti. As bibliotecas são diferentes. No meu caso é /usr/lib/libaetpkss.so. Não é problema de certificado, pois o token está funcionando para acessar bancos, Receita Federal, Tribunal de Contas, páginas de teste, assinadores… Portanto, o problema não está na biblioteca libaetpkss.so

Mesmo assim, instalei as cadeias. A maioria já estava instalada (o firefox indica este fato para cada uma delas).

Enfim, acredito que tem a ver com permissão, mas não consegui nem confirmar nem corrigir.

primeiro, tente usar o comando pcsc_scan (via terminal), com seu token plugado. verifique o status.

segundo, e em que pese a informação de que você está conseguindo utilizar seu token no site da RF, entre outros, verifique se o firefox está enxergando corretamente seu certificado (Configurações > Preferências > Privacidade e Segurança > Dispositivos de segurança).

terceiro, tente vincular o driver do seu token ao seu navegador. caso ainda não tenha tentado, isto é feito através do edição do arquivo (oculto) ~/.pje/pkcs11.conf

library=/usr/lib/libaetpkss.so
name=PersonalProvider

Por último, tente nodificar as permissões através do comando chmod.

No Firefox o certificado aparece normal.
O arquio ~/.pje/pkcs11.conf está configurado na forma indicada.
O pcsc_scan também identifica o token corretamente:
Reader 0: Giesecke & Devrient GmbH StarSign CUT S [.] (03180326010708) 00 00 Event number: 8 Card state: Card inserted, Shared Mode, ATR: 3B F9 96 00 00 81 31 FE 45 53 43 45 37 20 0E 00 20 20 28

Se o seu token está sendo reconhecido pelo pcsc_scan e pelo firefox então nao desista. É provável que falte pouco p/ vc conseguir.
Clique no ícone do Pje e selecione opção "Configuração de Certificado”, aba PKCS11, “Solicitação de senha do certificado”. O programa pediu p/ vc digitar a senha do token (mensagem “insira o PIN”)?

O assinador off-line reconhece o token desde o início. Sem problema. Veja a imagem abaixo.

No log aparece “Assinatura concluída”, mas logo em seguida aparecem 5 tentativas e a desistência. O arquivo não é assinado.

No meu caso, só funcionou depois que eu cliquei em “Solicitação da senha do certificado” e inseri minha senha.