Pendrive Multiboot [RESOLVIDO]

Caros amigos,

Estou tentando inserir o novo BigLinux num pendrive multiboot com Grub4dos. No BL 7.10, consegui.
Ela até inicia o boot, mas depois começar a dar erro e fica em loop com as mensagens de erro (que agora não tenho em mãos).
Alguém me ajudaria a inserir a entrada do novo BL no Grub4dos?

Desde já agradeço,

M4jura

Você já tentou criar com MultiBootUSB ?

Não, eltonoff

O MultiBootUSB tem como bootloader o syslinux. Eu preciso que seja o Grub4dos porque meu pendrive é particionado em três: numa partição várias distros preparadas com o Xboot; noutra, Clonezilla e numa terceira Windows10. Pelo que li a respeito, o syslinux não permite “enxergar” outras partições.
Vou tentar do mesmo jeito que fiz com o BL 7.10. O problema é que não terei todas as opções de instalação (terei que copiar os arquivos vmlinuz e initrd.lz para a pasta onde estão as ISOs).
Depois posto o resultado.

Abraço,

M4jura

Do jeito que era com o BL7.10 não virou…
Vamos lá. Vamos ver se alguém pode ajudar:
Com a entrada no menu.lst da seguinte forma:
title BigLinux 19.04.1\n
find --set-root /images/biglinux.iso
kernel /images/vmlinuz boot=live union=overlay username=user quiet live-config findiso=/images/biglinux.iso
locales=pt_BR.UTF-8
initrd /images/initrd.lz
boot
O erro foi o seguinte:
uncompression error
– System halted

Com a entrada do menu.lst padrão do Xboot:
title BigLinux 19.04.1\n
ls /images/biglinux.iso || find --set-root /images/biglinux.iso
map --heads=0 --sectors-per-track=0 /images/biglinux.iso (0xff) || map --heads=0 --sectors-per-track=0 --mem /images/biglinux.iso (0xff)
map --hook
chainloader (0xff)
Entra a primeira tela com sugestão de idioma, entra a segunda tela de sugestão de kernel e depois dá erro. O erro foi o seguinte:
70 47 898
stdin: Not a typewriter
/init: line7 can’t open /dev/sdb: no medium found
/init: line7 can’t open /dev/sdb: no medium found
/init: line7 can’t open /dev/sr0: no medium found
/init: line7 can’t open /dev/sr0: no medium found
E essa mensagem fica se repetindo até que, depois de dois minutos:
BusyBox v.1.272 (Ubuntu 1:1.272-2ubuntu7) built-in shell (ash)
Enter ‘help’ for a list of built-in commands
(initramfs) Unable to find a medium containing a live file system

Alguma luz no fim do túnel?

Abraço,

M4jura

P.S.: a primeira entrada era como fazia funcionar no BL7.10

Nunca utilizei multi boot, mas tenta isso:

title BigLinux 19.04.1\n
find --set-root /images/biglinux.iso
kernel /casper/vmlinuz boot=casper noprompt noeject maybe-ubiquity locale=pt_BR console-setup/layoutcode?=br console-setup/modelcode?=abnt2 quiet loglevel=0 systemd.show_status=0 splash findiso=/images/biglinux.iso
initrd /casper/initrd.lz
boot

Grande BIGBRUNO!

Não virou. Deu o seguinte:
(hd0,0)

kernel /casper/vmlinuz boot=casper noprompt noeject maybe-ubiquity locale=pt_BR console-setup/layoutcode?=br console-setup/modelcode?=abnt2 quiet loglevel=0 systemd.show_status=0 splash findiso=/images/biglinux.iso

Error 15: file not found

Vou continuar pesquisando… Muito obrigado.

M4jura

P.S.: E se eu tentar mesclar o que você sugeriu com a entrada do Kubuntu?
title Kubuntu 18.04 64bits\n
ls /images/kubuntudesktopamd64.iso || find --set-root /images/kubuntudesktopamd64.iso
map /images/kubuntudesktopamd64.iso (0xff)
map --hook
root (0xff)
kernel /casper/vmlinuz file=/cdrom/preseed/kubuntu.seed boot=casper iso-scan/filename=/images/kubuntudesktopamd64.iso quiet splash
initrd /casper/initrd
boot

É… não deu certo…
Com o menu.lst desse jeito:
title BigLinux 19.04.1\n
map /images/biglinux.iso (0xff)
map --hook
root (0xff)
initrd /casper/initrd.lz
boot
Deu o mesmo erro da entrada original do Xboot, sem as telas iniciais de escolha de idioma e de kernel.

Caros amigos,

Fiz da seguinte forma:
title BigLinux 19.04.1\n
map /images/biglinux.iso (0xff)
map --hook
root (0xff)
kernel /casper/vmlinuz fromusb boot=casper noprompt noeject maybe-ubiquity locale=pt_BR console-setup/layoutcode?=br console-setup/modelcode?=abnt2 quiet loglevel=0 systemd.show_status=0 splash iso-scan/filename=/images/biglinux.iso
initrd /casper/initrd.lz
boot

Deu o boot!!! Tudo resolvido!

Obrigado a todos!

M4jura

2 Curtidas