[Off topic] Porque usar o fórum para tirar dúvidas?

Muita gente acha que quando precisa de ajuda com BigLinux o único caminho é ir para as (geralmente nada simpáticas) redes sociais (facebook, telegram e até whatsapp) ou contratar profissionais para resolverem o problema e tirarem dúvidas básicas, mas existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português no fórum oficial do BigLinux.

Por que usar o fórum para tirar dúvidas

  • É gratuito, livre e em português: os fóruns são mantidos apenas por voluntários, que oferecem o tempo para ajudar quem ainda está começando ou até pessoas mais experientes e desenvolvedores que se deparam por dúvidas pontuais. Além disso, tudo é feito por pessoas que falam o mesmo idioma que você e que poderão entender o que você está passando com mais clareza.
  • Tudo é indexado no Google: a sua dúvida pode ajudar outras pessoas que estão buscando sobre isso.
  • Qualidade no suporte: Como os tópicos são indexados nos mecanismos de pesquisa, os colaboradores ficam à vontade para colocarem mais tempo nas respostas, o que geralmente traz explicações muito melhores do que as encontradas em redes sociais.
  • Código de conduta: ninguém faz piadas/bullying com quem faz uma pergunta de iniciante.
  • Acesso liberado nas empresas: algumas empresas bloqueiam acesso a redes sociais, como o Facebook.
  • É uma ótima forma de começar a ter contato com a comunidade do BigLinux (mesmo que pedindo ajuda).

Quem dá também recebe

Além de que, existem várias maneiras de colaborar: na organização do fórum e também dos aplicativos do BigLinux, na tradução, ou de temas e plugins, encontrando erros no código-fonte e ajudando a resolvê-los. A mais universal, no entanto, é ajudar no fórum de suporte, porque mesmo pessoas que não estão usando o BigLinux pode achar aqui soluções de problemas equivalentes, quando tem pessoas que não tem domínio de um segundo idioma, podem ajudar. Você só precisa de tempo, um computador e conexão à internet.

Além da sensação de devolver à comunidade, colaborar no fórum ajuda a desenvolver a reputação dos voluntários. O histórico de respostas fica registrado no perfil, demonstrando o conhecimento que aquele profissional/usuário tem e, principalmente, o espírito colaborativo. Ambos são valiosos para futuras oportunidades de carreira. Assim também para o desenvolvimento do BigLinux

PS: O texto não é do Paulo Bendito a.k.a Creto, mas sim uma adaptação do texto: “Por que você pode (e deve) participar do fórum de suporte da comunidade Wordpress.” Mas que explica bem o porque de eu defender tanto os fóruns de suporte.

Atenciosamente,
Paulo Corrêa “Creto”

T+

2 Curtidas