Não consigo inicializar após a instalação (grub)

Olá amigos!

Faz anos que uso Linux, mas sou usuário apenas. Já instalei todas as flavors do Ubuntu (inclusive o próprio), e inúmeras distros derivadas dele ou do debian. Em todas eu uso a mesma formação para instalação:
particionamento manual - partições separadas para “/boot”, “/tmp”, “/” e “/home” (o /tmp eu fiz uma vez pra teste e foi ficando…), é um dual boot com Windows. O Windows no das e o Linux no sdb. (a máquina é um Dell Vostro 280). A BIOS tá alterada pra dar boot pelo segundo HD (sdb do Linux), só pra manter o boot do Windows inalterado no primeiro e eu mudar caso esteja com algum problema (como agora)e meu filho poder usar tranquilo (o Windows é pra ele jogar rs).

Bem, como disse, em todas as distros que eu já instalei esse procedimento funciona tranquilamente e o grub detecta os dois sistemas e monta tudo certinho. PORÉM, já tentei instalar umas 5 vezes o BigLinux uswando os mesmos procedimentos e não consigo. Ele corre todo o processo e, após o boot, fica parado na tela com a mensagem:

error: file ‘/grub/i386-pc/normal.mod’ not found.
Entering rescue mode…
grub rescue>

Algém saberia me auxiliar com isso?

O que eu já fiz:

• instalar o grub-rescue pelo live-cd do ubuntu conforme achei no google, executar o procedimento e, mesmo tentando as opções “avançadas” e marcando que é boot no sdb, que o /boot tá numa partição separada, etc… ele executa os parâmetros, mas quando reinicia, aparece um menu de boot com 2 opções Windows 10, sem o Linux.
  • instalar utilizando outros parâmetros (mudando a opção do kernel, boot pelo sda, boot pelo /boot…)
  • instalar outra distro (ubuntu), funcionou normal, ai instalei o big em seguida (substituindo o ubuntu mantendo apenas o /home como sempre faço) e continuou o mesmo problema.

Desculpem o texto gigante, achei melhor detalhar o máximo possível.
Abraços e Feliz ano novo pra todos!

Minha recomendação inicial é utilizar o sistema todo somente em uma partição ou no máximo a partição / e a /home

O Ubuntu utiliza o instalador Ubiquity, nós utilizamos o Calamares com adaptações para melhorar o suporte a btrfs, por isso o resultado deve estar sendo diferente.

Qual formato da partição /boot que utilizou?

Verificou o md5sum do iso?

1 Curtida

Muito obrigado pela resposta Bruno, já usava o Big desde a época dos “CDs de revista” rs, depois voltei pro Windows por causa do trabalho e voltei faz uns 3 anos. Quero usar um tempo em casa pra ver se levo pro trabalho, amo KDE.

Vou chegar a tarde em casa e já testarei isso. A ISO está correta, cheguei a baixar novamente pra testar, já tinha tentado mês passado mas tava sem tempo de recorrer a fórum e voltei pro kubuntu.

Ah, uma última pergunta: minha /home é ext4, por enquanto não tenho condição de formatar, posso usar uma / (root) btrfs e uma /home ext4? (Não li muito sobre esse formato)

Mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho, pela Live da pra ver que está um trabalho diferenciado comparando com as demais distros que já testei (até a feren que agora é KDE tá muito ruim pro uso diário).
Abraço!

Sim, pode usar / em btrfs e /home em ext4

Está bem próximo o lançamento do 19.10, se quiser acompanhar pelo grupo no telegram, talvez seja melhor que instalar o 19.04 agora.

2 Curtidas

Vou testar isso hoje pra saber se vai funcionar, e aguardar o lançamento da 19.10.
Feliz ano novo pra toda equipe.

Feliz ano novo e mt software livre

2 Curtidas

Hummm, lendo, lendo tirei minhas duvidas mais ou menos, já que estou a um bom tempo sem usar nenhum PC, ainda fica uma farpa:
o instalador da essa opção de formato em btrfs @BIGBRUNO

Sim, inclusive é a opção que vem marcada por padrão.

1 Curtida