Meu relato de uso do Biglinux 20.04

Instalei o Biglinux 20.04 e me arrependi.
Foram muitos problemas, os quais não procurei ajuda para resolver aqui no fórum porque iria necessitar reinstalar o Linux devido a um SSD que comprei e que estava por chegar.
Agora que o SSD, chegou, migrei para o KDE Neon.

Os problemas enfrentados resumidamente foram:

• Dificuldade de instalar o GRUB num notebook EFI, a instalação teve que ser feita manualmente através do live-pendrive e utilizando chroot. Sem isso, o GRUB não era instalado.
  • Às vezes, ao reiniciar o computador, meus programas instalados na sessão anterior não estavam mais disponíveis. Isso sem ter utilizado os snapshots do Btrfs.
  • O Kwin sofrendo constantemente com problemas de composição, os quais eu resolvia editando o arquivo ~/.config/kwinrc mas de vez em quando o arquivo era resetado e as configurações que não funcionavam voltavam.
  • O layout do plasma nem sempre era preservado, muitas vezes meus widgets não estavam mais lá ou estavam zoados após reiniciar o computador.
  • O Chromium demonstrava ter problemas com a reprodução de vídeos no Youtube, o player exibia listras brancas.

Agora estou com o KDE Neon, tudo funcionando perfeitamente. E até mesmo instalei o biglinux-webapps e estou utilizando.

Ao meu ver, o Biglinux deveria mudar o foco e se tornar um repositório para entregar customizações e aplicativos que a comunidade brasileira precisa. Uma ISO poderia ser distribuída, mas não uma distribuição, mas uma simples remasterização do Kubuntu ou outra distribuição.

Manter uma distribuição requer muito trabalho, sei que manter um repositório também o é. Mas se eliminar a manutenção da distribuição, focando no repositório e no Bigbashview, tenho certeza que a comunidade Biglinux vai entregar um produto melhor e adequado à comunidade brasileira de usuários do Ubuntu/Kubuntu/Kde Neon/etc.

Agradecemos por testar e dar o feedback…
Abraços…
Enquanto aos problemas relatados vamos procurar solucionar…

Obs.: Um bom usuário auxilia nos relatos dos problemas para que os desenvolvedores corrijam… Mas não foi nesse caso que o usuário desistiu sem antes testar possíveis soluções…

1 Curtida

Estranho porque até com suporte horrível em um Sim+ AMD C-60, com um péssimo suporte a UEFI/EFI eu tenho o BigLinux instalado, em PCs modernos não seriam páreos para o maior quebrador de sistema que conheço, “eu mesmo”.

Até em um PC chinês com aqueles sistemas tipo ChromeBook eu instalei o BL, ai que digo que coisa curiosa???

T+

1 Curtida