Meu Pop! OS não reproduz som pela saida onboard

Boa noite pessoal, bom acho que essa é minha primeira vez em um fórum, porém é um motivo muito importante, pelo menos pra mim, espero que vocês consigam me ajudar…

Bom ontem eu decidi que iria migrar para o linux, vi alguns conteúdos e vi que para trabalho é uma ótima alternativa e também por conta do seu visual diferente, pois bem, acabei que escolhendo pelo Pop! OS depois de pesquisar algumas distros. porém no final da instalação notei que não saia som, troquei para a saída frontal ( a do gabinete) ai funcionou porém eu trabalho com áudio e video e a saída frontal não tem nem de perto a qualidade que a saída onboard tem, fica com um chiado na hora de ouvir e de falar.

agora vem minha questão, eu já procurei em todos os lugares possíveis da internet e não achei só queria saber como faço pra fazer a minha saída de som onboard funcionar, detalhe quando entro no ALSAMIXER e no PAVUCONTROL não vejo nenhum problema, não sou o mais experiente para dizer isso, porém não a nada ao meu ver que esteja errado, o sistema esta reconhecendo inclusive quando eu troco de saída, porém quando vai pra traseira simplesmente o som não sai, ficarei eternamente grato se me ajudarem pois igual disse anteriormente vou usar pra trabalho…

Olá @SrMiXeL4, boa noite!

Eu, dificilmente poderei lhe auxiliar pois nem conheço o Pop! OS e o fórum foca no suporte ao BigLinux, mas aguarde para ver se alguém pode te ser útil

T+

a certo, muda muito de distro pra distro?

Sim, até porque quase não usamos mais a base ubuntu DEB, mas pkg.tar

T+