Instalei o Windows em dualboot e o grub sumiu!

Olá bom dia pessoal depois de muito tempo, estou de volta! Gostei do Big Linux 20.04 lts show de bola mas achei um pequeno problema, fui fazer dual boot com o Windows 10 e meu grub sumiu, como não sou bobo e nem nada fui no canal do Sr Rob Linux um vídeo onde ele ensina a reinstalar o grub novamente fiz todos os procedimentos, dei um update-grub e reiniciei a maquina. Ao Reiniciar a maquina apareceu o mini terminal, ai saquei que não tinha dado certo ai novamente fui para o canal do Sr Rob Linux e vi outro vídeo onde ele ensina a como recuperar o grub ai fiz os procedimentos que ele ensinou. O SDA é o HD0 certo ele ensinou assim: set root=(hd0,gpt2) onde fica a partição ESP
ai aceitou não deu erro, depois digitei linux /boot/vmlinuz o sr rob disse que na hora que aperta o tab iria completar com o nome do kernel e a versão. quando fiz esse procedimento não apareceu agora estou perdido a configuração do meu sistema ficou assim: a partição raiz a home e a srv esta no formato btrfs e estou usando um kernel Xanmod. Será que alguém pode me ajudar o me indicar um vídeo por favor? Obrigado!

O sr robo linux tem o big instalado?

O grub do big é diferente por o sistema ser instalado em BTRFS.

• Pergunta: Você instalou o W depois de ter o Big instalado, ou instalou o Big depois, ou seja que já estava primeiro no HD?

T+

Depois de instalar o big linux

O Sr Rob Linux não tem

Então instalou o Big por segundo no PC.

A melhor forma de ter suporte a uma distro é nos respectivos fóruns das mesmas.

T+

Primeiro eu instalei o big depois o Windows

1 Curtida

As recomendações sempre são:

Windows primeiro e Linux seja qual for depois para ele comandar o boot.

Como te disse não sei ainda como recuperar o Grub do big por ser BTRFS, espere o @BIGBRUNO se manisfestar.

Ou fazer backup e instalar primeiro o w depois o big que tudo fica normal

T+

Ok Obrigado! Estou conhecendo o seu blog! kkkk

1 Curtida

Obrigado! Mas não esqueça de relatar aqui o que vai acontecendo, e me desculpe por eu não poder ter sido mais útil a sua duvida.

T+

ok obrigado Amigo! T+

Uma dúvida, está utilizando UEFI ou Legacy?

Nesse ponto o uso de UEFI simplifica o dual boot, basta acessar a bios e apontar que o boot padrão deve ser o BigLinux, no caso do Legacy realmente é preciso reinstalar o grub.

Ta em modo uefi, eu sempre estalo em uefi

Eu fiz isso apontei para o Big linux

Tente desfazer as configurações que fez no grub e tentar novamente pela bios, ou se não tiver muitas configurações personalizadas do BigLinux, acaba sendo mais simples só reinstalar.

ok e f vou usar os snapshots que tenho

Sim, sempre que instala o Windows ele assume o lugar do grub, mas em modo UEFI o normal é somente ir à Bios e apontar novamente na parte de UEFI para o BigLinux, Ubuntu ou Deepin, já que utilizamos mais de uma opção de UEFI para compatibilizar com um número maior de placas mãe.

Entendi já estou no sistema live do bigLinux

Nossa Bruno perdi os meus snapshots​:slightly_frowning_face: por padrão o timeshift está configurado pra iniciar automaticamente e na mesma partição do sistema :cry: perdi todas as minhas configurações droga!

1 Curtida