Instalar impressora Epson M105 no biglinux

Bom dia. Como eu instalo a impressora Epson M105 no Biglinux? Eu tento instalar, e diz que está faltando algum pacote…

Olá luizcarlos1965,

Vá em:

Configurações do sistema > aba Hardware > Impressoras > Clicar em adicionar impressoras

Ligue sua impressora e veja se aparece na lista

T+

1 Curtida

Boa tarde, Creto. Tudo em paz?Eu baixei o driver dela no site da Epson, mas, quando vou instalar diz que lsb está quebrada.

1 Curtida

Eu fiz o que você me informou, e como não tem o driver da impressora epson m105 na lista, baixei o primeiro driver da epson ecotank. A impressão ficou mais lenta, mas, pelo menos, está funcionando…

Olá,

Agora estou no smartpho…ne que pra mim é um horror.

Notei que para Linux não tem o driver correto no site da Epson, e nem da para pesquisar lá em smartphone pois olhe ai

Viu diz que não há down para móveis hehe

Se não resolver amanhã tentamos ver isso.
http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/?OSC=LX

Essa é a página de busca de drivers para linux

T+

No site da epson tem drivers para linux. veja:

http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/?OSC=LX

http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModuleFromResult

ai esta

Fiz melhor baixei os 2 drivers, mas como suponho que o seu sistema seja o de 64bits upei o driver para meu Drive e te passo o link aqui está o driver

https://drive.google.com/file/d/10r26wkZQn31R9oyLteMshv0sM7UK_cRf/view?usp=drivesdk

Você dê dois cliques nele, ou use o dpkg -i pacote.deb no terminal

Qualquer duvida vá postando os procedimentos aqui

Boa sorte

T+

Creto, tudo em paz?Eu espero que sim…me perdoe pela demora, ok?Rapaz, as suas dicas são ótimas, inclusive, eu vou tentar também instalar essa impressora no smartphone. E logo, dou o resultado…muito obrigado mesmo.

Creto, o driver realmente tem…mas, eu dou dois cliques para instalar e não instala. Foi justamente o que eu falei anteriormente…avisa que tem lsb quebrada e não deixa a instalar avançar.

Não deixa a instalação avançar…e é engraçado, que em algumas distribuições do linux, esse driver instala normalmente.

Olha amanhã vou ver se pego no PC (que é do meu irmão) e de lá vou poder tentar te mostrar e indicar melhor o que fazer, mas antes e com a impressora espetada no seu PC e devidamente ligada comande:

“lsusb” sem as aspas e copie e cole aqui o resultado

T+

Bom dia, Creto. Segue o resultado:
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 007: ID 04f2:b221 Chicony Electronics Co., Ltd integrated camera
Bus 001 Device 006: ID 0a5c:217f Broadcom Corp. BCM2045B (BDC-2.1)
Bus 001 Device 005: ID 147e:2016 Upek Biometric Touchchip/Touchstrip Fingerprint Sensor
Bus 001 Device 004: ID 0461:0010 Primax Electronics, Ltd HP PR1101U / Primax PMX-KPR1101U Keyboard
Bus 001 Device 003: ID 04b3:310d IBM Corp.
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

1 Curtida

Vamos lá,

Baixei o driver >==>> Daqui <<==< Para 64 bit

Claro vai para a pasta “Downloads” então no terminal:

cd ~/Download
Coamndo um “ls” para ver o que tem lá

Continuando, ainda no terminal:

sudo dpkg -i epson-inkjet-printer-201215w_1.0.0-1lsb3
.2_amd64.deb

Deu erro aqui em:
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de epson-inkjet-printer-201215w:
epson-inkjet-printer-201215w depende de lsb (>= 3.2); porém:
Pacote lsb não está instalado.

Instalando o lsb

sudo apt install lsb ; sudo apt --fix-broken install
(copie e cole no seu terminal como está aqui)

Depois disso veja a saída do terminal do Creto a cá…

Configurando lsb-printing (11.1.0ubuntu2) …
Configurando lsb (11.1.0ubuntu2) …
Configurando epson-inkjet-printer-201215w (1.0.0-1lsb3.2) …
A processar ‘triggers’ para man-db (2.9.1-1) …
A processar ‘triggers’ para install-info (6.7.0.dfsg.2-5) …
A processar ‘triggers’ para libc-bin (2.31-0ubuntu6) …
A processar ‘triggers’ para systemd (244.3-1ubuntu1) .

Tente fazer isso. E, espero estar sendo útil de alguma forma.

T+

Uma sugestão, ao instalar pacotes .deb pelo terminal, já faz algum tempo que pode ser feito direto pelo apt, no exemplo seria:

sudo apt install ./epson-inkjet-printer-201215w_1.0.0-1lsb3
.2_amd64.deb

Utiliza ./ antes do nome do arquivo, para o apt reconhecer como arquivo local, a vantagem em relação ao dpkg é que baixa e instala as dependências.

Não sabia disso, mas fazia tempo que eu só usei M$ e android que fiquei desatualizado
:wink:

T+

Eu agradeço pelo esforço de vocês para me informar…eu até consegui instalar o driver, mas, a impressora não aparece. O meu entendimento sobre os comandos no Linux, é muito limitado. Aí eu fiz o seguinte, como gostei do Biglinux, continuo com ele na máquina, sem impressora instalada. E uso uma distribuição diferente, no outro notebook. Muito obrigado…boa semana.

1 Curtida

Eu agradeço pelo esforço de vocês para me informar…eu até consegui instalar o driver, mas, a impressora não aparece. O meu entendimento sobre os comandos no Linux, é muito limitado. Aí eu fiz o seguinte, como gostei do Biglinux, continuo com ele na máquina, sem impressora instalada. E uso uma distribuição diferente, no outro notebook. Muito obrigado…boa semana.

Curioso, no mais seja feliz seja em que distribuição seja :wink:

T+