Instalando programas com o Lutris

Para quem não conhece o Lutris, é um programa para instalação de jogos no Linux, eles possuem uma boa estrutura para instalação principalmente de jogos do Windows no Linux, instalando e configurando o Wine.

Jogos são programas bastante complexos, portanto, utilizar essa mesma estrutura para instalar outros tipos de programas é um caminho bem mais simples.

Uma amiga me informou estar precisando utilizar um programa, MaxCut no BigLinux, então resolvi começar a implementar facilidades para isso.

Basta abrir o synaptic, recarregar e instalar o pacote: open-in-lutris

Em outras distribuições que utilizam arquivos .deb, basta instalar por esse link, por se tratar de um pacote muito simples, caso tenha o lutris instalado, deve funcionar em qualquer versão do Debian, Ubuntu, Mint e derivados: https://repository.biglinux.com.br/packages/focal/main/open-in-lutris_1.0.0-1big1_all.deb

Você também pode adapta-lo à sua distribuição a partir do código disponibilizado no github: https://github.com/biglinux/open-in-lutris/tree/master/open-in-lutris

É um pacote pequeno aonde com o tempo iremos incluir mais dependências necessárias para instalar os programas via Lutris e também faz o sistema reconhecer arquivos .lutris de forma que ao dar 2 cliques ele abra para iniciar a instalação. Para tornar mais simples a edição, ao abrir em um editor de textos, veja se ele suporta marcação YAML, no editor Kate essa opção fica no canto inferior direito, dessa forma o arquivo terá cores que facilitam separar os trechos do código.

A partir de agora nosso fórum aceita que você envie arquivos .lutris e compartilhe conosco suas próprias implementações.

No arquivo a seguir, temos um primeiro exemplo para instalar o programa MaxCut, para fazer os seus próprios instaladores, baixe esse arquivo, abra-o em um editor de textos e faça as alterações necessárias, o arquivo está cheio de comentários, as linhas iniciadas com #, que não fazem efeito na instalação em si, mas irão ajuda-lo a compreender como o arquivo funciona e como altera-lo.

maxcut.lutris (3,4,KB)

Além do exemplo com o MaxCut, também deixo outro exemplo com o programa SmartICRSS que é utilizado em sistemas de monitoramento por câmera, compatível com diversos modelos de DVR, inclusive da Intelbras.

SmartICRSS.lutris (1,9,KB)

Então vamos a uma primeira demonstração, com o pacote open-in-lutris instalado, o arquivo maxcut.lutris e o arquivo .exe do site maxcutsoftware.com vamos iniciar:

01

Clique duas vezes sobre o arquivo maxcut.lutris

Então aperte no botão Install

Se preferir modificar a pasta aonde o programa será instalado, clique em browse, mas isso não é necessário, basta clicar em Install

No primeiro uso virá um alerta de que o Wine não está instalado, clique em OK que o Lutris irá baixar e instalar automaticamente.

Ao concluir, deve vir um dialogo perguntando se é para instalar o Mono, essa resposta varia de cada programa, mas por padrão pode optar por sim.

Virá também uma janela perguntando se é para instalar o Gecko, opte por sim.

Agora é necessário selecionar o arquivo .exe que deseja instalar.

Selecione o arquivo, clique em Ok e então clique em continue.

Aguarde, serão baixados os arquivos necessários, instalados e configurados para que seja iniciada realmente a instalação do programa, o tempo necessário vai variar de acordo com a conexão e velocidade do computador.

Agora basta seguir com a instalação normal do programa.

Nessa tela você pode optar por criar uma entrada no menu ou no desktop para abrir o programa, infelizmente na versão que estou utilizando no Lutris, essas opções não estão funcionando corretamente.

Então clique em Launch que o programa será iniciado.

Você pode acessar o programa quando quiser, indo no menu, em jogos e utilizando o Lutris.

Basta selecionar o programa desejado e apertar em Play, nessa tela você pode utilizar o botão Create Desktop Shortcut que será inserido um ícone no desktop para abrir o programa, nesse caso está funcionando corretamente na versão que estou utilizando.

2 Curtidas

Li e reli Bruno, acho que até deu para entender, minha ressalva é que quase nunca passei de Zsnes e snes9x, então tenho um desconto, mas abri o Lutris pela curiosidade e a pergunta vem agora:

• Para obter esses arquivos fulano-de-tal.lutris, eu terei que fazer cadastro em Lutris.net?

T+

Para instalar os jogos pelo Lutris é só acessar essa página e clicar em install: https://lutris.net/games

Só que eles só incluem jogos no site, eu fiz essa adaptação para facilitar usar arquivos a parte, que aí podemos fazer configurações para programas em geral, sem limitar a jogos.

1 Curtida

Olá!

Tudo bom?

Na parte que instala outras dependência.de programas,.para.o principal rodar. Como descubro o que cada programa precisa para rodar?

Obrigado.

Descobrir o que precisa que é o difícil, nesse site geralmente existem dicas sobre o que é preciso: https://appdb.winehq.org

Mas muitas vezes tem que ir lendo os erros e tentando deduzir o que precisa, aí quando faz a lista de tudo que precisa da para fazer um .lutris e automatizar.

1 Curtida

Bom dia. É possível instalar o AutoCAD pelo Lutris?

Olá,

Acho que já li muitos relatos de que o autocad é meio difícil de instalar no linux, mas quem sabe, porém pergunto o draftsight não lhe atende?

T+

1 Curtida

Bom dia amigo. AutoCAD é bem específico em muitas coisas, e tem muitos comandos diferentes no CAD para outro tipo de programa que manipula CAD. Como tô habituado com o mesmo, queria saber se é possível instalar pelo Lutris.

1 Curtida

Olha não conheço por não usar o Lutris, mas estive pesquisando aqui e tudo o que acho é falando sobre problemas na instalação dele no linux.

Como disse, espere uma nova opinião, você também pode tentar o wine puro mesmo talvez nele tenha mais sucesso, ou então o playonlinux, que é o frontend do wine.

T+

1 Curtida

Ah, o que achei desse tipo de programa no lutris foi https://lutris.net/games/autodesk-fusion-360/

T+

1 Curtida

Certo. Estarei testando. Obrigado pela atenção.

1 Curtida

Disponha, mas como eu disse espere a opinião dos feras daqui :wink:

T+

1 Curtida

O Lutris tem foco em jogos, então acaba sendo prático aproveitar os recursos dele para configurar o Wine, é mais simples do que configurar diretamente no sistema.

O Wine tem um um site oficial aonde tentam fazer uma base de dados de compatibilidade, e praticamente todas as versões do Autocad estão marcadas com Garbage, o que significa que não funcona: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=86

Eu recomendo que confira o Bricscad, assim como o Autocad ele não é software livre, porém, dizem oferecer 100% de compatibilidade com o Autocad, preços mais baixos e ainda mais recursos, além de rodar nativamente no Linux

É só baixar aqui que tem uma parte do programa que é gratuita e outra parte que é demonstração por 30 dias: https://www.bricsys.com/pt-br/bricscad/

1 Curtida

Alguns desses são nativos no BigLinux

T+