Instalando Impressoras Epson

1. Instalando o Driver e Utilitários Epson.

A Seiko Epson Corporation é uma empresa japonesa e uma das maiores fabricante de mundiais de impressoras inkjet, scanners e diversos componentes eletrônicos. (Fonte: Wikipedia:( https://pt.wikipedia.org/wiki/Epson).

Pensando nisto, e como podemo ver, a Epson disponibiliza uma grande quantidade de equipamentos no mercado, sendo estes diversos modelos de multifuncionais, onde em alguns casos temos que instalar o driver do equipamento (multifuncional) para seu correto funcionamento.

OBS: Não ligue sua Epson Multifuncional no PC antes de instalar todos os driver corretos e reinicia-ló.

Através do site da Epson: http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/?OSC=LX , podemos localizar e baixar os drivers corretos para o seu modelo de multifuncional.

No meu caso a L365, depois é só clicar na lupa de pesquisa que irá aparecer a próxima pagina com os drivers.

Logo em seguida é só clicar transferir e depois aceitar. Quanto você aceitar irá aparecer a lista de arquivos para download, no caso do Big Linux temos que baixar o arquivo com final amd64.deb que é o compatível com sistema de pacotes .deb.

O mesmo processo acima se repete para baixar o Epson Printer Utility, que são os utilitários da Epson.

Depois de baixar o arquivo de driver e utilitário, antes de abri-los para instala-los, devemos abrir o terminal e instalar o LSB 3.2. como recomendado.

Para instalar o LSB 3.2 deverá ser digitado o comando: sudo apt-get install lsb
Depois deverá digitar sua senha de super usuário (a mesma do log de usuário), e quando o terminal acabar de ler a lista de pacotes a serem instalados é só digitar sim e dar enter.

Quando acabar de instalar os pacotes do LSB 3.2, vá na pasta de download onde baixou os arquivos .deb, basta dar dois cliques e abri-lós, depois instalar cada um deles.

2. Instalando driver scanner Espon.

Para fazer a instalação do driver do scanner da Espon é só repetir os passos anteriores para baixar o arquivo do driver. Quando você aceitar os termos da pagina, é só clique em Package Download Page e baixar o arquivo correspondente a ultima versão do Ubuntu disponível, que no caso é o Ubuntu 19.10 .

epson 04

(OBS: O arquivo de driver do Ubuntu 19.10 é o mais recente, assim possibilitando correção de erros anteriores.) Que no caso da minha L365 funcionou muito bem.

Depois que baixado o arquivo, vá para pasta que baixou o mesmo, aperte no botão direito do mouse encima do arquivo baixado e vá em extrair e extrair aqui.

Quando o processo de extração terminar irá aparecer uma nova pasta. Nesta pasta irá ter o driver do Scanner da Epson.

Abra a pasta e depois com a pasta aberta, aperte o botão direito do mouse. Vá na aba ações e abrir ternal aqui

O terminal deve abrir e ficar parecido com a imagem abaixo:

Depois é só digitar o comando ./install.sh e colocar sua senha de super usuário, que o terminal irá ler o script de instalação do driver do scanner e instala-ló.

OBS: Aconselho depois de tudo instalado ir na loja de app do Big Linux e instalar o app Xsane, reiniciar o PC e conectar a impressora e o Big Linux irá reconhecer a impressora e instala-lá.

Qualquer duvida estaremos aqui, obrigado. Tenha um bom dia :smiley:

2 Curtidas

Muito bom o guia, obrigado.

2 Curtidas

Obrigado BIGBRUNO, espero ajudar mais pessoas.

2 Curtidas

Onde estou nesse momento teclando tem uma impressora Epson, uma L395, que eu meti o BigLinux nessa máquina que é de um comércio e a dita impressora.

Fiz a instalação sem problemas por ter certa intimidade com o nosso pinguim, mas é sim muito importante que tenha essa documentação, obrigado por participar do fórum!!

As distribuições Linux não seriam o que são se não fossem seus fóruns.

T+

1 Curtida

Obrigado, só espero ajudar :+1:

1 Curtida

Tem o Grupo do Big no telegram que você pode passar para bater um papo também

Acese em https://t.me/biglinux

Canal do fórum no telegram https://t.me/bigforum

Por lá podes ser útil também.

T+

Boa noite, estou já participando do Telegram, obrigado… achei legal tem um grupo como esse.

1 Curtida

Mais funciona no BigLinux 20.04?

Bom dia Alaxricard.
Sim funciona, estou usando o BigLinux 20.04 Beta 23. A minha Epson funcionou todos seus recursos. Aconselho também entrar na Central de Controle do BigLinux e ativar as fontes Microsoft, contendo as fontes: Times New Roman, Arial, dentre outras presente neste pacote de
instalação.
Até…

1 Curtida

Muito obrigado amigo, aí posso escolher qualquer versão do Ubuntu para instalar no BigLinux 20.04 beta 23 né isso?

O que você pergunta se funciona?

A dica para impressoras epson?

Se é isso afirmo que funciona aqui (BigLinux) e acolá (qualquer Debian based)

Ex: >>>> Leia esse tópico aqui <<<<

T+

Alaxricard, como o nosso querido Big Linux tem base no Ubuntu, aconselho usar a versão mais recente encontrada no site, que seria o Ubuntu 19.10 base, para o driver scanner da sua epson.
A minha Epson (L365) funcionou corretamento o scanner.
O Debian também pode funcionar, mais lembrando que eles trabalham com repositórios mais antigos, porem mais testados e estáveis.
Porém por fim, uso o base Ubuntu que ao meu ver tem mais integração com o Big Linux.
Até… :smiley:

1 Curtida

@Helio_Divino isso depende muito da impressora, nas Epson’s cada uma tem um driver diferente por isso o campo de pesquisa. O driver para a que eu instalei no PC de um cliente/amigo aqui é para a L395

epson-inkjet-printer-escpr_1.7.7-1lsb3.2_amd64.deb

No Debian também funciona

Por isso foi a melhor forma que você colocou o link para a página de pesquisa da Epson Linux :wink:

Aqui o scanner também funciona de boa.

T+