Instalação em modo Legacy

Como instalar o Biglinux em computador configurado em modo Legacy?

1 Curtida

Olha, acho que se o PC estiver em modo Legacy e o HD também estiver dessa forma, ou seja, sem estar com a tabela de partições em GPT, vai de boa, não?

Já instalei o BL em HD em MBR e foi, mas ainda era o 19.04 se não me engano.

Faz o teste e conta ai ao fórum se der algum problema.

T+

O pendrive não abre o BL.

1 Curtida

Olá @sevrale,

Olha continuando no meu “achismo”, é mais ou menos assim, se você tem o HD em MBR tem que criar o pendrive da mesma forma ou seja, em modo Legacy.

Daí sou eu que não sei bem te informar como fazer isso pelos criadores de pendrives de boot no Linux, mas se estiver criando no “W” o “Rufus” tem uma opção de criar o pendrive em modo Legacy ou MBR.

Não posso afirmar nada, como eu disse mais acima é achismo meu, espere a opinião de alguém mais experiente nesse caso, ou dê uma perguntada lá no grupo do BL no telegram em: https/t.me/biglinux/
Boa sorte!

:wink:

T+

1 Curtida

O pendrive está em mbr.
Na base do achismo não resolve nada. Tente instalar o BG 20 em modo legacy. Se conseguir dê uma opinião baseada em fatos.
De qualquer forma agradeço pela intenção.

para uma opinião baseada em fatos, seria importante que o nobre colega informasse os dados de máquina utilizada (versao da bios, modelo do HD, fabricante, etc.). Tal sinopse fática seria o único meio de possibilitar a emissão de uma opinião melhor embasada.
Cumprimentos ao colega e aos irmãos do estado da Paraíba, em especial ao povo da querida Campina Grande.

1 Curtida

Interessa-me saber se alguém já conseguiu instalar no BG 20.

Aqui mesmo no fórum ou no grupo do telegram há vários relatos de usuários que fizeram a instalação em modo legacy.
Eu mesmo já o fiz, olhe >>> aqui e é a versão atual BigLinux 20.04 beta 23

Espero estar sendo útil de alguma forma!

T+

1 Curtida

Obrigado pela ajuda. Vou fazer mais tentativas, mas não pelo Virtualbox, que não utilizo.

Meu caro, não sei se reparou no título dessa dica que postei, no VBox eu simulei um HD físico ou seja um HD real em MBR, ou GPT

T+

Reparei! Obrigado mais uma vez.

1 Curtida

Finalmente instalei o BL 20.04 em modo legacy. Depois de várias tentativas. Isso só foi possível depois de criar o pendrive bootável com o “mintstick” no “Kde neon”. Inexplicavelmente, para mim, essa operação usando o “Rufus” no Win10, mesmo usando o esquema de partição MBR, após iniciar o pendrive bootável, não passava da tela “boot:”.
Para tirar a dúvida, gravei novamente (hoje) o pendrive bootável pelo Rufus (no Win10) e pelo Mintstick (no Linux) e só funciona com a segunda alternativa.
Para quem quiser “quebrar” a cabeça citarei, abaixo, o note usado e mais informações:

• Notebook Lenovo Ideapad S145-15IWL, Intel Core I5-8265U; Memória 8GB: SSD 250GB M2 NVMe KinsSpec:
  • nesse SSD, onde já tinha instalado em dual boot o Win10 e o KDENeon 20.04, criei nova partição onde instalei o BL 20.04;
  • sobre o BL 20.04, voltarei oportunamente em outro tópico, relatando alguns problemas que se me afiguram como “bugs”.
1 Curtida

Opa que bom que conseguiu instalar e nos deu as opções. Particularmente agradeço!

Agora apenas a título de informação, no BL temos um fork do mintstick

Este trabalha do mesmo modo

Novamente, grato pelo retorno!

T+