Instalação dual boot entre apenas Linux, não sobe o "X"

Olá a todos!

Fazia tempo que eu não perguntava nada em fóruns, voltei!

• Como todos devem saber, estou com o BL base manjaro, desde… diz ai Bruno?! E este é o mandante (principal) que gerencia a ordem de boot, ok!
  • Só que, sabendo-se que o Creto nunca é quieto, tem outra partição para /raiz de um outro sistema (Linux sempre é claro), com isso sabemos também do caso Calamares, que não é muito prático na hora de dual boots (é?), olha que não sou nenhum sábio, mas também não posso dizer nem tão iniciante na questão instalações em dual boot, porém…

Com o manjaro na segunda partição, eu não uso de nenhuma forma a: sda1 300M /boot/efi para essa segunda instalação e com o manjaro isso não é aceito.

A instalação vai de boa, o update-grub reconhece em BTRFS essa segunda instalação, só que, na hora de iniciar por ela cai em um TTY, que digito a minha senha e cai em um terminal “#”, sendo assim preciso comandar startxpara subir o ambiente gráfico, só que lá não sobe nem com REZA de pai Zezinho a tal conexão.

Ai peço alguma mágicas dos magos daqui???
:wink:

T+

O Calamares no Big com base Manjaro não aceita instalar em modo legacy sem a pasta /boot/efi?

No meu caso é o Calamares no > Manjaro LXQt

Ele está na 2ª opção de boot com o BigLinux gerenciando, ou seja, a ordem de boot

BigLinux
Opções para BigLinux
Manjaro
Opções para Manjaro
Snapshots
Menu EFI

Então é o manjaro que inicia como “You are in emergency mode” e cai em um terminal como # dai em diante inicia o X com startx, mas não funciona quase nada inclusive a conexão nem dando UP no módulo

T+

Confere o que tem no:
cat /proc/cmdline

Deve estar faltando alguns parâmetros

Do manjaro LXQt?

Valeu mestre
:wink:

T+

Isso, a questão é depois de descobrir quais parâmetros estão faltando, como passa-los pelo grub do Big, pq essa parte eu nunca fiz tb.

Humm, tipo quando fazíamos a gambiarra entre Grub 1.99 e Grub Lilo/Legacy dos mandriva’s!!??

Deixa terminar a minha atualização…

T+

Bem, vamos começar, provavelmente o comando nem vá valer, porque como disse mais acima, eu não entro no sistema propriamente dito, tudo está sendo feito como ROOT, já que a alteração que faço no /etc/default/grub é perdida a cada reinicialização.

Resultado do comando cat /proc/cmdline:

BOOT_IMAGE=/@/boot/vmlinuz-5.13-x86_64 root=UUID=8dc893b1-ecb6-4e55-91d0-e0a887f4911e rw [email protected] quiet udev.log_priority=3

Detalhe de como logo no sistema

T+

Meio cansado da labuta de hoje, mas deixo aqui um pouco mais de informação:

UUIDs das minhas partições, relacionando:

dev/sda2 BigLinux
/dev/sda3 Manjaro
dev/sda5 /home compartilhada

T+

o tópico fica marcado como obsoleto já que o problema era direto no hardware.

Mensagem acima cancelada, já que no meu achismo, a coisa está relacionada ao fstab, mas também o problema é:

• A instalação foi feita com manjaro sendo instalado primeiro e em /dev/sda4, que gerou:

[email protected]:~$ blkid /dev/sda4
/dev/sda4: UUID=“a16a2bd9-005c-4eb5-90ca-53dab1db8227” UUID_SUB=“c1850e22-83c6-4188-9572-d2b774e046fd” BLOCK_SIZE=“4096” TYPE=“btrfs” PARTUUID=“df6a2907-e288-4544-a643-51189a9a9f96”
[email protected]:~$

• Depois o BigLinux instalado em /dev/sda2, só que após alguma atualização o fstab é esse abaixo:

UUID=9B40-BD25 /boot/efi vfat umask=0077 0 2
UUID=7a3d468e-7057-4eb7-9ca6-2f405d70519d / btrfs subvol=/@,defaults,noatime,usebackupr
oot,space_cache=v2,discard=async,autodefrag,compress-force=zstd:2,commit=10 0 1
UUID=7a3d468e-7057-4eb7-9ca6-2f405d70519d /var/cache btrfs subvol=/@cache,defaults,noatime,useba
ckuproot,space_cache=v2,discard=async,autodefrag,compress-force=zstd:2,commit=10 0 2
UUID=7a3d468e-7057-4eb7-9ca6-2f405d70519d /var/log btrfs subvol=/@log,defaults,noatime,useback
uproot,space_cache=v2,discard=async,autodefrag,compress-force=zstd:2,commit=10 0 2
UUID=0b09f697-c766-4a14-8ff3-da92f6a726b3 /home btrfs defaults,noatime,usebackuproot,space_
cache=v2,discard=async,autodefrag,compress-force=zstd:2,commit=10 0 2

Não deveria estar ai também o UUID da outra distribuição? Agradeço sugestões, opiniões tudo!

T+