Instalação BigLinux 20.04 beta 31

Srs. apesar de ler o tópico de instalação do Sr. Creto , não estou conseguindo efetuar a instalação do Big Linux e dualboot com o Windows 10 ; Apesar de ser usuário Antigo (neofito) voltei novamente ao BigLinux (nova inscrição); Ja fiz 2 tentatvas e nada.
Espero contar com a ajuda de VV.SSa como sempre tive , para solucionar tal problema!
Agradeço e fico no aguardo!

Obs: Terceira tentativa e nada, tá
dificil…, será que O Bruno teria condições de melhorar a instalação?
Ufa!!!

Sua bios é UEFI? Já seguiu esse tutorial abaixo?

Sr. uso SSD e 240 GB, particionada assim :, com 50 mb, (NTFS) Reservada pelo Sistema , 223,02 GB (NTFS) Usado pelo Windows 10 x64 e 507 mb recuperação.
Sistema é UEFI e todas as partições em formato NTFS , menos a de 507 mb (recuperação).
Portanto o que deverei fazer?
Grato pela ajuda!
Obs: Devo criar nova partição com o windows 10 para o BigLinux ?
Tenho tambem outra HD de 500GB (Backup).

Olá meu amigo @Vanderlei_B_de_Souza, sempre bom saber que você está por aqui nos prestigiando com sua presença!

Bem, eu não tenho mais um PC com o “W”, mas lembro bem que no próprio gerenciador de discos dele tem como você criar uma partição com o espaço vazio em qualquer partição de arquivos dele, com isso, se tiver uns 45 a 50 GB de espaço disponível para a /raiz do BL basta.

E como mostra a dica indicada pelo @eltonff usar a própria partição UEFI para o /boot/efi do BigLinux

Vá nos informando dos passos e se houver algum quesito que impeça a instalação tente anotar ou tirar uma captura de tela.

T+

Sim primeiro criar uma partição onde vai instalar o BigLinux… Depois seguir os passos na dica que informei… E como o @creto disse mesmo, vai nos informando o que está acontecendo se possível com imagens… abraços

1 Curtida

Srs. como postar ( anexar) um print aqui , não encontrei como fazer?
Vou tentar + uma vez!!

Olá

Quando você clica em “Responder” na caixa de edição de mensagem há a imagem de um clipe tipo aqueles de papel é só usá-lo e escolher um arquivo do seu PC

E se você usar o @ seguido de algumas iniciais de um usuário vai cutucar alguém por aqui como cutucar o próprio mestre dos códigos @BIGBRUNO

T+

Acredite se quizer!! , quando clico em responder , cria uma janela e não existe qualquer clipse, somente dois elos de corrente.: Esse clipse é visualizado em se poste, + aqui não!!!

Obs: Nunca apanhei tanto para instalar um Linux, principalmente os derivados do Ubuntu!! Ufaaaaaaaaaa

Tenho que usar o Windows , pois minha filha usa este PC também e não sabe usar Linux; é por isso o uso de Dualboot!!

Agora estou postando através do LiveDVD e creio que esta será a maneira de usar o BigLinux , oque não me agrada!!
Antigamente era facil a instalação e agora não está facil para usuários (neofito) com eu e estou muito velho para aprofundar no conhecimento do Linux , com 76 anos, 5 AVCs (derrame cerebral), com sequelas e má visão , mas não tenho problemas ao usar outros linux!!
Mas vamos em frente!!

Gostaria de parabenizar o Bruno , pois o big linux está maravilhoso e quase perfeito… mas ele chegará lá!!

Todo problema surge quando configuro a partição para a instalação.

Srs. estou desistindo , pois tentei a instalação por várias vezes e meios, após ler tutoriais disponíveis na NET e ajuda de moderadores, não consegui fazer a instalação do BigLinux , a qual já usei no passado, onde conheci meu amigo virtual (Creto) .
Lamentavelmente peço desculpa a todos e continuarei usando o BigLinux, via dvdlive; quando a este tópico poderá ser arquivado ou apagado , smj de VV.SSa.
Inte´+ Ver!!

Olá meu caro amigo @Vanderlei_B_de_Souza!

Sei que há alguns empecilhos nos hardwares atuais, mas amanhã, com mais calma você não quer passar um AnyDesk? Que pode ser baixado desse link ai.

Com o BL em modo Live é só baixar dai e mandar os números que aparecem nele para mim, ou outro qualquer usuário que possa está disposto a auxiliar. É um App de controle remoto como o TeamViewer.
Bem, se você já criou a partição no próprio W e quiser, eu posso tentar fazer essa instalação remotamente, amanhã a partir das 8 estarei em casa e fazendo nada. Pode passar os dados do anydesk pelo telegram em https://t.me/PCreto

T+

Caro Creto , vc sempre tem me ajudado , mas desta vez vamos deixar pra lá ,pois vou continuar com outros Linux que também são bons e talvez + tarde , com a evolução do BL , voltarei ; Imagine , se eu que tenho algum conhecimento de Linux (pouco) não consegui instalar o BL , que dirá outros que querem iniciar nesse sistema.
Mas tenho plena certeza que o BigBruno vai melhorar a maneira de instalar esta Distro , facilitando novos iniciantes.
Ha alguns anos atrás nos conhecemos quando usávamos esta Distro , mas ainda continuaremos a nos ver em outras plagas!!
Desculpa todos pelo transtorno que causei e por favor encere pra mim este tópico , pois não sei como fazer!!
Grato e inté + ver.
Nota: Não tenho e não uso celular.

1 Curtida

Olá meu caro @Vanderlei_B_de_Souza, mas o telegram a gente usa é no PC (também), mas claro é necessário um numero de celular ativo

Qualquer coisa estamos aqui
:wink:

T+

Agradeço seu empenho em me ajudar, não tenho celular e não uso, portanto nada de telegran, Se o BigLinux continuar a evoluir o que acredito , um dia voltarei a usa-lo, mas no momento ja estou de volta com o mint em dualboot.
O big Linux não está facil de instalar e tenho pela certez que o Big Bruno vá resolver tal problema , pois esta é a essencia do linux, tonar lo de fácil uso , para os que quiserem venha a usalo!!
Boa sorte a todos por aí e né + Ver!!

1 Curtida

Meus caros bom dia.

Sou novo em Linux só já fiz a instalação de alguns Ubuntu flavors variadas), e Mint.
Agora estou tentando fazer um dual boot com windows 10 e realmente está muito complicado, pois o grub não abre e quando reinicio o BL no final da instalação ele abre o Windows e não consigo entrar no BigLinux.
Entrei neste tutorial para tentar mais uma vez, mas estou quase desistindo pois já tentei 8 vezes.

Olá @Marcus,

Em primeiro lugar seja muito bem vindo!

Vamos lá, é meio que assim, há certos equipamentos que mesmo você instalando tudo a modo UEFI (W); EFI (L), as vezes tem que voltar lá ao menu UEFI de seu PC e escolher para que o BigLinux fique em primeiro na ordem de boot.

Tá, mas também pergunto: na instalação você usou a mesma partição de /boot/uefi/efi do Windows, pergunto porque é o melhor a se fazer e depois ir lá no BIOS e colocar o BigLinux como primeiro na ordem de boot do PC, não tenho windows aqui, mas posso te mostrar mais ou menos com fotos, porém meu PC é bem, bem, bem (digamos) modesto

Volte a informar ao fórum seus procedimentos e lhe indico um guia que está por aqui mesmo: Instalando o BigLinux 20.04 LTS em VM como se fosse em um HD físico

T+

Creto boa noite,

Depois de uma luta ardua, consegui fazer ele rodar, o problema estava no grub que primeiro não abria, e depois que abriu apareceu uma lista com 3 Big Linux, mas agora está ok e funcionando e contei com o seu tutorial e também com o pessoal do Telegram que ajudou.

Um abraço e obrigado pelo retorno.

Sempre visite por aqui @Marcus e dê uma lida que com certeza a coisa fica mais fácil a cada tentiva.

T+

prezados sempre amei Big Linux.

pensei que nao tinha mais.
ontem digitei big linux no google e baixei iso pendrive. porem não consigo instalr meu notebook é um Acer aspire ES 15, intel core i3.

Me ajudem por favor olha msg de erro:
Falha na instalação

Boost.Python erro na tarefa “bootloader”.
Command ‘grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/EFI --bootloader-id=BigLinux --force’ returned non-zero exit status 1.

Installing for x86_64-efi platform. grub-install: error: /boot/EFI doesn’t look like an EFI partition.

Traceback:

File “/usr/lib/x86_64-linux-gnu/calamares/modules/bootloader/main.py”, line 476, in run
prepare_bootloader(fw_type)

File “/usr/lib/x86_64-linux-gnu/calamares/modules/bootloader/main.py”, line 448, in prepare_bootloader
install_grub(efi_directory, fw_type)

File “/usr/lib/x86_64-linux-gnu/calamares/modules/bootloader/main.py”, line 310, in install_grub
check_target_env_call([libcalamares.job.configuration[“grubInstall”],

File “”, line 5, in

1 Curtida

Faltou informar a partição /boot/EFI pelo visto, provavelmente uma partição em FAT com algo em torno de 300 MB.

Se quiser pode testar também um iso que estamos testando no grupo do telegram, mas ela está funcionando apenas com o kernel generic com o xanmod não está funcionando o instalador:

beta 36

2,6 GB

MD5SUM
205208e41ada3e436df30c0cd1019153