[Guia] Instalando o BigLinux 20.04 LTS em VM como se fosse em um HD físico

Vamos instalar o BigLinux 20.04 LTS no VirtualBox mas como se estivesse sendo instalado em um HD físico, aqui eu deixei 40GB para simular um HD físico, mas sem a /home separada. Para isso é só adicionar a tal (/home separada) como restante do HD.

Coloque o livependive do BigLinux no PC e mande dar boot por ele, agora vamos ao passo a passo de instalação:

• Escolha seu idioma

• Agora temos as “opções de instalação”, como Kernel ubuntu ou o Xanmod, também quando há problemas de compatibilidades com alguns equipamentos

• Usando a opção de compatibilidade, há várias opções pré configuradas pelo *BIGBRUNO

• Deixe o sistema iniciar por completo

• Nessa tela abaixo podemos escolher entre KDE Clássico , KDE Moderno e um Desktop Alternativo com duas barras lembrando o Gnome, também a opção do tema Arc , Dark , etc; nessa tela também mostra que o sistema identifica a quantidade de memória RAM do seu PC e sugere a melhor opção de desempenho, sendo eles Normal , para quem tem mais de 4GB de ram, Otimizado , com 4GB, Performance , menos de 4GB de ram.

• Como eu disse no início da postagem criei uma VM com 40GB de espaço para simular um HD, então começamos pelo particionamento do mesmo, no menu do BigLinux , digite Gparted , irá aparecer Formatar ou particionar, clique ou tecle Enter que abrirá o particionador Gparted

• No Gparted vamos criar as devidas partições, para então depois usá-las no instalador Calamares do BigLinux , lembre-se isso é em uma VM mas focando em uma instalação normal em HD, portanto vou mostrar como se fosse um particionamento normal em HD, primeiro adicionando a Tabela de partições GPT

• Com o gparted aberto clique em Dispositivo > Criar tabela de partição

• Na janela que se abrir escolha GPT e clique em Aplicar

• Criando uma partição para o /boot/efi , aqui deixo sempre com 300MB e claro esta partição em formato FAT32

• Uma partição swap , que me corrijam mas nunca é demais, então sempre o dobro de memória física disponível (na VM foi deixada como exemplo 2048) com isso, a swap 4096

• Aqui então como está sem /home separada usei o restante de espaço para a / raiz em formato btfrs

• O particionador irá lhe perguntar se tem certeza do que está fazendo, clique em Aplicar

• Espere o processo terminar

• O particionamento deve ficar assim como na imagem abaixo

• Agora vamos fechar o Gparted e partir para o instalador oficial do BigLinux o Calamares, na área de trabalho no modo live clique em Instalar o sistema no HD , , agora daremos início a instalação, esta primeira tela informa como o BigLinux vem pré configurado para um melhor desempenho, logo aí você pode optar por usar o kernel ubuntu ou Xanmod, clique em Próximo

• Agora vamos seguir os passos do instalador

• Escolher a sua Região , aqui o Paulo Creto mora em Belém - PA - BR, que na verdade é Castanhal, isso é outro assunto…

• Escolha de teclado que já esta marcado Portuguese (Brazil) > Padrão , então aqui é só clicar em Próximo

• Nessa próxima tela podemos ver que a opção GPT está como padrão na parte superior do instalador

• Usarei a opção Particionamento manual por já ter feito o particionamento anteriormente descrito

• Escolhemos logo a partição FAT32 para ser usada como /boot/efi e na caixa de diálogo Marcadores marcar a opção boot

• Criando a swap lembrando que eu deixo sempre o dobro da memória física do equipamento

• Como dito acima o restante do HD será usado para / raiz , se por acaso você quiser usar uma /home separada é só calcular um tamanho entre 50GB ou mais para a /raiz e usar o restante para a /home

• Tudo feito irá parecer com a imagem abaixo, clique em Próximo

• Escolha Nome e Senha e também se quer usar ou não a senha para logar no sistema

• Confira se tudo está como você sugeriu ao instalador e continue se estiver tudo como você configurou, pois a partir desse ponto não terá como reverter o processo como o instalador mesmo irá te informar, se estiver clicar em Instalar

• Se você tiver chegado até aqui é escolher Instalar agora

• Tome um cafezinho, que dependendo do seu equipamento daqui por diante será tudo bem rápido e depois é só clicar em Concluído , que o sistema irá reiniciar já com o BigLinux , pronto para uso, faltando apenas atualizar e configurar ao seu gosto, isso também será um novo assunto…

Espero que tenham compreendido que tudo foi feito em uma Máquina Virtual , mas visando uma instalação real. Compreendendo também que houve raros casos de dificuldade de instalação do BigLinux em alguns equipamentos, porém são casos raríssimos, sem puxar a sardinha para o prato de ninguém.

Espero estar sendo útil de alguma forma!?

Como postei lá no Blog Paulo Corrêa Creto devo agradecer ao Galactus que não se encontra aqui no fórum mas é um excelente professor de Linux, pela revisão do texto, muito obrigado!

Lá seria outra despedida aqui é:

T+

1 Curtida

Boa tarde

Estou com duas duvidas e nao sei se o espaco aqui esta certo.

Quero trocar a foto de perfil do meu usuario e quando mando atualizar os programas, ele nao atualiza. O que pode estar acontecendo?

Obrigado.

1 Curtida

Sua mensagem foi movida para um espaço mais adequado a seu questionamento.

Olá @Polido,

Você está apenas mudando a foto ou criando um novo usuário?

Feito isso abra o seu terminal e comande

sudo apt update

Dê enter e digite sua senha, se der algum problema copie do seu terminal e cole aqui para o fórum poder tentar lhe auxiliar da melhor forma possível.

T+

Caro Creto, sou o antigo neofito e já tentei instalar o Big Linux em dual boot com o windows 10 e não consegui; Estou tentando retornar ao biglinux , mas não estou conseguindo; Será possivel ajudarem-me?
Estarei no aguardo.
Obs: estou com nova inscrição , atraves do chrome, (vanderleibene).
Grato

1 Curtida

Eita!

Que quem é vivo sempre aparece! Muito bem vindo ao fórum do BigLinux novamente meu caro @Vanderlei_B_de_Souza!!

Masss…, para lhe auxiliar melhor não apenas eu como todo o fórum pedirei que abra um outro tópico nos contando qual dificuldade está tendo com a instalação para que tudo fique mais organizado em um tópico seu
:wink:

Eu e todo o fórum estaremos aguardando sua participação e faremos o possível para tentar lhe auxiliar meu velho amigo!

T+