Gerenciamento de pacotes e atualizações BigLinux-Manjaro

O BigLinux com base no Manjaro, te dará da mesma forma que o BigLinux com base ubuntu três opções de gerenciar pacotes e atualizações, que são os:

• pamac-cli > que é tudo via linha de comando (konsole)
  • pamac-gtk > que é a GUI (interface gráfica)
  • E a nossa Big-Store a recomendada para usuários iniciantes ou avançados

Só que aqui vamos começar, de trás para a frente, falando da Big-Store, que se encontra no Menu Big > Configurações > Big-Store

• Que como você pode ver na imagem acima, vem bem completa para que você tenha a maior facilidade, onde você pode pesquisar por pacotes, digitando na pesquisa ou por categorias.

• Nela você encontra também como habilitar ou desabilitar suporte a repositórios como o AUR, Flatpak ou Snap, que você pode ativar, ou remover clicando no botão Configurações da Big-Store

• Atualizar cache dos repositórios, entre outras tarefas de forma simples e intuitiva, uma outra facilidade é o botão Informações que lhe mostrará data de instalação e mais algumas curiosidades sobre o seu sistema instalado.

Pamac-Gtk | Adicionar/remover programas

• É o padrão da base Manjaro, mas que a Big-Store traz tudo o que ele faz, por isso não vou me focar em falar dela, tudo bem?

Pamac-cli | Linha de comando/Konsole

• Também fará tudo o que ambas ferramentas acima citadas faz, só que em linha de comando em um terminal, que é onde me adapto melhor, mas não dando foco nele, já que as ferramentas acima, são as mais recomendadas, por tornar sua vida mais fácil.

• Mas como não podemos esquecer também dessa ferramenta que é o terminal/konsole, irei tentar simplificar seu entendimento para gerenciamento de pacotes no BigLinux com base Manjaro, abra o terminal e comece pelo começo:

pamac -h

• Isso te trará as informações básicas do pamac

• Como mostra a imagem acima, as opções principais do pamac são search; list; info; install; reinstall; remove; checkupdates; update, upgrade; clone; build; clean

Essas informações já te dão a base de tudo o que o pamac-cli pode fazer, nas quais ressalto algumas curiosidades pelo meu tempo de uso:

1- A opção update, upgrade tem a mesma função sem distinção, para atualizar seu sistema por completo.
2- A opção build se quiser usá-la sem problema, porém o installl também fará o mesmo trabalho, ou seja, clone/build/install, portanto o install substitui 3 em uma

Mais informações dentro do pamac-cli

• Com a lista de comandos da primeira opção você pode ter informações especificas de cada comando

pamac search --help

pamac install --help

Tenho certeza de que com isso eu não preciso me alongar mais a tagarelar para vocês, então seja na Big-Store, Adicionar/remover programas ou o pamac-cli, você encontrará toda facilidade do BigLinux agora com outro gerenciador de pacotes.

Qualquer duvida que eu não tenha conseguido explicar, basta usar este tópico para ir postando seus questionamentos que o Fórum BigLinux ficará muito feliz de tentar sanar suas duvidas.

Atenciosamente,
Paulo Creto

T+

2 Curtidas