Engasgos/Screen Freezing instalação nova

Saudações!!

Recentemente comprei um laptop novo (Dell Inspiron i14 3480, Core i5 de 8ª Geração). Ocorre que desde a instalação original (que veio com Ubuntu 18.04), até todas as outras fresh installs que fiz (BigLinux, Debian, Mint etc), com várias versões diferentes do kernel (do 4.19 até a 5.x), venho enfrentando problemas de travamento, demora na inicialização e engasgos bastante inconvenientes.
Já procurei em vários sites, fóruns etc, vi que talvez seja um problema em como o kernel lida com esses processadores intel mais recentes, sobretudo com placas de vídeo integradas (que é o meu caso).

Meu problema é mais ou menos este: Linux Kernel 5.5 Will not fix intel hanging

Observo que os travamentos são mais incisivos quando vejo algum vídeo no youtube, abro PDFs e abas do Chrome (então seja mesmo algo mais relacionado à placa de vídeo, não tenho certeza). O Firefox, infelizmente, não consigo usar porque causa travamentos severos e não dá mais para trabalhar.

Enfim, as configurações do meu notebook são: (parte da saída do comando hwinfo --short)

cpu:
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 1125 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 930 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 900 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 995 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 853 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 915 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 1115 MHz
Intel® Core™ i5-8265U CPU @ 1.60GHz, 1028 MHz
keyboard:
/dev/input/event0 AT Translated Set 2 keyboard
mouse:
/dev/input/mice DELL08C7:00 04F3:30C3 Touchpad
/dev/input/mice ImPS/2 Logitech Wheel Mouse
monitor:
3VR4M B140XTN LCD Monitor
graphics card:
Intel UHD Graphics 620 (Whiskey Lake)
sound:
Intel Audio device
storage:
Intel SATA controller

É isto. Peço escusas por qualquer imprecisão técnica, pois a informática não é mais a minha área há alguns anos, mas uso exclusivamente sistemas GNU/Linux também há vários anos e nunca tive esse tipo de problema. Fico agradecida desde já com a colaboração dos colegas!

1 Curtida

Olá,

Seja muito bem vinda ao fórum do BigLinux!

Mas você consegue ao menos instalar a última versão do Big?

Download BigLinux 20.04 Beta 23

T+

Sim, está instalado o beta 23. Correu tudo bem na instalação, até mesmo rodando pelo pendrive. O problema mesmo é executando o sistema normalmente, situação em que tenho aqueles problemas ali.

Está utilizando o kernel generic ou xanmod?

Estou usando o generic

Tenta com esse xanmod, atualmente o mais recente:

sudo apt update
sudo apt install linux-image-5.7.2-xanmod1

Certo, obrigada! Vou instalar aqui e logo mais retorno pra dizer se o problema persiste ou não.

Blz, iremos resolver, só não sei se na primeira tentativa

De acordo com a documentação, preparei 2 pacotes que podem ajudar também, caso o kernel Xanmod não seja o suficiente.

Primeira tentativa o pacote: intel-bay-trail-freeze-workaround

Segunda tentativa: disable-intel-gpu-firmware

Desculpe pela demora em responder.
Instalei o kernel xanmod, como você orientou. Reiniciei o sistema e fiz alguns testes, abrindo tarefas que geralmente uso e até mesmo “estressando” um pouco mais o sistema para ver até onde aguentaria. Bem, o desempenho melhorou bastante, mas ainda assim teve alguns engasgos.
Instalei então o intel-bay-trail-freeze-workaround. Reiniciei novamente o sistema. Tive um travamento um pouco mais longo, então fui para a segunda tentativa, disable-intel-gpu-firmware, e reiniciei de novo (só por precaução mesmo).
E aparentemente, em novo teste de estresse, as tarefas estão fluindo bem, sem uso excessivo de RAM ou processamento (que estava acontecendo antes de trocar para o xanmod).
Meu problema está resolvido! - Ao menos por ora -.
Vou deixar o tópico aberto mais alguns dias, acaso ainda eu venha a ter novos travamentos, não precisar reabrir a discussão.
De qualquer modo, muitíssimo obrigada!!
O BL está, definitivamente, cada dia mais perto do sistema perfeito.
Abs.
(ps: durante essa semana, se eu não tiver mais problemas, responderei ao tópico e o fecharei, colocando-o como resolvido).

1 Curtida

Que bom que parece ter resolvido, está com os 2 pacotes instalados + o xanmod, certo?

Se possível verifique também se o kernel generic com o uso dos pacotes passa a funcionar corretamente, ele deve estar ainda lá no grub em outras opções para dar boot

Ah, vi na mensagem que utiliza o Chrome, uma sugestão, verifique o nosso Chromium, nele está ativada a aceleração de vídeo por hardware, então youtube e alguns outros sites tiram bom proveito disso, reduzindo consumo de processamento e bateria.

O Firefox e o Chrome não possuem essa aceleração.

Isso, os dois pacotes com o xanmod.
Dei o boot com o kernel generic e também o desempenho está excelente.

2 Curtidas

Ah, desculpe, eu me expressei mal xD É o Chromium mesmo que eu estou usando, tal como instalado por padrão.

2 Curtidas

Então, utilizei o sistema durante essa semana e infelizmente enfrentei alguma lentidão/travamentos enquanto rodava o Microsoft Teams (a versão pra Linux, mesmo).
Afora isso, em todas as outras tarefas tudo correu bem, sem qualquer problema.
Penso que talvez haja algo no Teams que cause isso, tendo em vista que no restante dos programas tudo passou a correr bem. Não modifiquei o sistema além da instalação de atualizações e de alguns poucos programas.
Agradeceria se puderem ainda me ajudar com essa última “aresta” a ser aparada, pois não sei realmente como lidar com isso.

ps: Preciso usar o Teams mesmo, não depende de mim e não posso escolher outra aplicação hehe

1 Curtida

Eu não sabia nem da existência do Microsoft Teams, mas já tentou ir nas configurações e desativar a aceleração por GPU?

1 Curtida

Aparentemente isso funcionou =D

Agradeço muito pela ajuda. Fim da dor de cabeça. Agora posso trabalhar e estudar com tranquilidade.
Vida longa ao BigLinux!

3 Curtidas

Seria legal ir no título do tópico e colocar um [Resolvido] na frente do título :wink:

T+

1 Curtida