[Em pausa] Um dual boot entre BTRFS e ext4 (Início)

Olá a todos,

Como diz o título este é o início de uma nova experiência, sim, pois acho que aqui muitos sabem de minhas preferências em sistemas operacionais (não, não é o W), mas sim tenho o maior apreço pelo (quem adivinha?) BigLinux e também o PCLinuxOS que desde algum tempo foram meus sistemas preferidos, nos quais temos dois grandes homens por de trás do capô, @BIGBRUNO e @AgentSmith, dois brazucas pra lá de pai-d’éguas (Açai das Letras).

Agora deixando o trólóló, a importante pergunta:

• Meu HD sempre é divido com a /home separada, pois a meu ver facilita até o tal ‘backup de arquivos’ contidos na pasta de cada usuário, com isso o hd ficará mais ou menos assim:

50GB de /raiz >> BigLinux
50GB >> para outro sistema Linux
swap 2GB >> pois para mim nunca é demais ou de menos
E todo restante do HD >> /home que por os 2 sistemas estarem em sistemas de arquivos distintos na /raiz, mas que para /home será apontada entre os 2 como BTRFS, para ser compartilhada

• Então pessoal a real pergunta é, instalar qual dos dois primeiro? No meu ínfimo (não siga a regra do termo) conhecimento, creio que o BL venha por primeiro e reconhecerá de boa o PCLOS BR LXDE em ext4!??

Grato por sugestões!

T+

1 Curtida

Olá,

Quase ia me esquecendo de vir dar o resultado.

Fiz a instalação primeiramente em ordem contrária, ou seja, instalei primeiro o BL para então instalar o PCLinuxOS BR LXDE, onde ficou o grub do PCLOS, gerenciando o a ordem de boot e não era o que eu queria, então, refiz a instalação agora em ordem contrária a reversa he he

A ordem de partições ficou como na primeira mensagem descrita

Clique na imagem para ampliar

• Instalando primeiro o PCLOS em /dev/sda2 e como as instalações estão usando MBR, o bootloader vai para lá
  • Ao instalar o BL em /dev/sda1, claro foi substituído o bootloader do PCLOS pelo do BL, assim deixando o menu do grub do BL comandar a ordem de boot, até aqui tudo ok!

Agora é que ainda tem coisas para saber entre essas duas distros que tenho como meus 2 xodós, porque como o meu PC é um PCzão, e o PCLOS também suporta bem o sistema de arquivos btrfs, quero ver se as duas instalações se reconhecem nesse modo btrfs.

Mas dá uma trabalheira configurar tudo do jeito que está, se fosse a uns 5 ou 6 anos atrás era moleza para mim, mas hoje em dia além de não ter tanto tempo disponível, fiquei mais preguiçoso…, por isso o tópico ainda não vai ficar como resolvido

T+

Pessoal tenho mais algumas informações quanto ao meu dualboot:

• Refiz as instalações agora tudo com BTRFS
  • Na primeira instalação, o BL já estava em /dev/sda1 e instalei o PCLOS também em BTRFS e o mesmo reconheceu o BL, porém a instalação do PCLOS não tem como eu instalar o grub dele na sua própria /raiz assim sobrescrevendo o grub do BL, isso também causa (não sei se…) um transtorno, pois as entradas de snapshots do BL não aparecem no menu do grub do PCLOS.
  • Até ai tudo ok?!
  • Fiz novas instalações, onde primeiro foi o PCLOS/btrfs para /devsda2 e BL para /devsda1, o BL não reconheceu o PCLOS

Será que eu poderia entender isso (sei que não sou bom em explicar mas)?

T+