Duvida com dual boot com UEFI

Olá a todos,

Bem pessoal como sempre pesquisei antes e achei Dual Boot windows e BIG LINUX - Fórum BigLinux, mas meu problema como diz o titulo é com o tal UEFI.

Quando instalando com o Calamares (nunca gostei muito dele desde manjaro) me aparece para criar um /boot/efi em uma partição Fat

Porém instalei o ubiquity e nele manda que eu “Continue” a instalação normalmente, dai a duvida, meu HD

Essa imagem acima é quando instalo pelo ubiquity e manda eu continuar contudo com a minha duvida (burrice) eu cancelo a instalação, já que o PC é do meu irmão e não quero dar problemas.

Dai é onde eu coloco o tal /boot/efi?

Pesquisando pelo Google encontrei Instalação Ubuntu 18.04 e Windows 10 Dual Boot UEFI

Que em certo trecho diz:

Agora podemos ver todas as partições, mas o tipo (sistema de arquivos) nos ajuda a saber diretamente quais partições usar. Você pode ver uma partição EFI que está presente, é a partição de inicialização do Windows 10 . Normalmente, para uma única instalação do Ubuntu 18.04 , você precisaria criar uma partição de inicialização EFI que seria usada, mas como ela já está presente por causa do Windows 10 , não é necessário criar uma nova.

Creio que com isso meu tópico esteja “solucionado”? Sim, mas no calamares não aparece a nome da partição EFI apenas que é Fat.

Muito obrigado antecipadamente por qualquer dica.
Atenciosamente.

T+

Nesse caso é necessário criar a partição como o calamares está dizendo…
No caso do ubiquity acredito que ele faça isso automaticamente porém nunca testei…
De toda forma essa partição é necessária para sistema UEFI… Quando eu usava um PC com EFI sempre precisou dessa partição e nunca tive problemas.

No vídeo abaixo, mostra como instalar em sistema uefi usando Manjaro que usa calamares assim como o BigLinux:

1 Curtida

Olá eltonff,

Sinto muito por não ter avisado, mas no tópico acima eu editei depois de fazer mais umas pesquisas no Google, e li em Blog lcomlinux que como o windows durante a instalação em UEFI já cria essa partição EFI, eu penso, não seria apenas apontar para essa partição (criada pelo w7) durante a instalação do BigLinux para o /bot/efi?

Grato pela disponibilidade em auxiliar.

T+

Então, mas nesse blog aí ele usa Ubiquity que não é recomendado para o BigLinux e sim usar o Calamares do bglinux pois ele foi modificado para instalar e funcionar com btrfs + zstd que é o tipo de instalação recomendada(btrfs) no biglinux.

Tenho um espaço vazio de 16 MB seria o suficiente para isso?

Grato

T+

Essa partição está no meio das partições NTFS então melhor vc não mexer nela…
No espaço que vc deixou para instalação do BigLinux, cria primeiro a partição fat - /boot/EFI - esp e boot… E o restante do espaço coloca ( / ).

Depois da instalação não esqueça de mudar a ordem de boot na BIOS

1 Curtida

Conversando com o Bruno ele me disse que é a mesma partição do EFI do Windows então vc pode usar a mesma e me desculpe pelo equívoco…

1 Curtida

Pois essa era minha duvida, é que eu também fiquei meio enferrujado nesses mais de 2 anos sem usar um PC.
Eu já tinha feito instalações com UEFI e secure boot ativos em computadores, mas como disse a ferrugem me pegou.

Muito grato pelo auxílio, amanhã faço a instalação e sendo ou não dou o resultado aqui.
:wink:

T+

Teste final começou instalando o BL 19.04.1

Agora é ver…

T+

1 Curtida

Funcionou corretamente?

1 Curtida

Não @BIGBRUNO, criei a partição / apontei a partição criada pelo próprio W7 para o /boot/efi mas vai direto para o windows no reboot.

Tentei recuperar o grub mas sem sucesso algum.

Grato pelo auxílio de todos.

T+

Tentou mudar a ordem de boot na BIOS ?

@eltonff, é assim, minha placa é uma PCWare IPX alguma coisa, mas como o windows foi instalado em modo UEFI não tem como mudar, já tentei isso sim, mas sem sucesso.

Grato

T+

O normal é que tenha uma parte de configuração específica para selecionar o boot da partição UEFI, cada arquivo presente na pasta UEFI é para aparecer nessa configuração dentro da BIOS, então seria trocar do Windows para o Big, identificado como Ubuntu no UEFI

Vou fuçar isso já e depois volto…

T+

Encontrei na aba “Exit” da tela do BIOS estava:
Boot override
W Boot Loader wdc wd3200… tal tal (HD)
BigLinux wdc tal e tal
biglinux-shim wdc tal e tal
ubuntu wdc tal e tal
BigLinux wdc tal e tal tal e tal = HD

Porém em todas as opções que tento dar o Boot vai para uma tela que no final diz grub e um - piscante

T+

Tenta instalar novamente, e vai nessas opções após instalar sem entrar restaurar o grub e ve se funciona.

O Calamares tb tem a opção de substituir partição no lugar da instalação em modo manual, nela as configurações de particionamento são feitas de forma automática.

Vou ver isso amanhã, valeu Bruno!

T+

1 Curtida

@creto conseguiu instalar ou nem tentou mais?

1 Curtida

Olha @eltonff realmente nem tentei mais, porque o PC nem é meu e tenho que deixar ele com boot 1º no windows e sem aparecer a tela do grub :wink: :wink: :wink:
Entendeu o dilema meu irmão é daqueles que se nega a aprender.

T+