Driver Nvidia 340xx

Olá galera, sou novato aqui. Em várias distros estou tendo problemas ao tentar instalar o driver 340xx da Nvidia, infelizmente isto inclui o Big. Pelo que li isto se deve ao fato de que o último kernel que oficialmente suporta o driver é o 5.4 lts, mas o Zorin OS Lite consegue instalar com uma versão superior de kernel.

Sabem me dizer se tem outra forma de instalar esse driver? Eu sei trocar o kernel em distros Arch/Manjaro. Se não tiver jeito terei que tentar o BigLinux Manjaro e tentar trocar o kernel. Mas será que esta versão será tão leve quanto a Ubuntu?

Olá @Richard_Fructos em primeiro lugar seja bem vindo!

Posso te garantir que está bem leve a versão que você menciona ter interesse em trocar, ou seja, na verdade é a melhor opção usar o BigLinux-Manjaro, já que o BigLinux-Ubuntu não terá mais melhorias da parte do @BIGBRUNO e pode ser que ele mesmo apareça para te esclarecer melhor.

Outra coisa que sei é que esse caso Nvidia 340 não é fácil em nenhuma distribuição Linux, eu não uso apenas o BL e leio relatos nada promissores quanto a este driver, mas creio que no BL-Manjaro a coisa seja mais agradável até por ter a opção de usar o linux54 que é LTS e parece suportar, porém é o que posso te passar, já que sobre Nvidia’s não sei nada mesmo.

T+

Realmente é melhor utilizar a versão base Manjaro e parece não ser necessário utilizar ao kernel 5.4, já que no AUR tem patch até para o kernel 5.14.

Recomendo utilizar o kernel 5.10 que é a versão LTS mais recente e testar instalar o driver nvidia 340 do AUR.

https://build.biglinux.com.br/iso/

No Manjaro eu não obtive sucesso ao tentar instalar esse driver no kernel 5.10. Mesmo no 5.4 o procedimento foi meio complicado, já que além de ter que bloquear o Xserver na hora da instalação, ainda precisa parar o Nouveau. Isso baixando o driver pela Nvidia, a versão do AUR dava falha ao obter dependências.

Vou testar o base-manjaro. Já que o ultimo sistema que instalei esse driver foi o Mabox, que também é base-Manjaro.

No Big eu fiz algumas alterações que melhoram a compatibilidade com o AUR, então vale testar.

1 Curtida

Galera, consegui!

Gostaria de reportar um bug que o tema da aparência do menu e das janelas muda sozinho.

Enfim, o tutorial que segui foi nesse post da comunidade Manjaro.

1 Curtida