Dica sobre processadores e memória RAM

Processadores

A escolha de hardware é bastante confusa para quem não está habituado com a infinidade de nomes de processadores, porém, podemos simplificar bastante as coisas partindo para capacidade de processamento e deixando de lado os nomes e gerações dos processadores.

Recomendo que utilizem essa página para ver a capacidade de processamento dos modelos de processadores que pretende verificar: PassMark - CPU Benchmarks - List of Benchmarked CPUs

Veja a coluna CPU Mark e perceba que a impressão comum de que processador i7 é o melhor, em geral é interpretada erroneamente, dentro de uma mesma série de processadores, o i3 é o mais fraco, i5 o intermediário e o i7 o mais potente. Esse tipo de comparação só é válida dentro de uma mesma série de processadores, porém, existem muitas dezenas de séries, popularmente a maioria das pessoas tendem a considerar que, por exemplo, um i7 é sempre melhor que um i3, mas isso depende da série do processador.

Por exemplo:
O Intel Core i3 modelo 1125G4, que é o mais potente hoje, possui uma pontuação de 10.327 no CPU Mark.

Enquanto isso o Intel Core i7 modelo 11700K, possui uma pontuação de 26.044 no CPU Mark.

E o Intel Core i7 modelo 2630UM, que é o mais lento dos modelos i7, possui apenas 400 pontos no CPU Mark.

Quando for escolher um processador, é preciso avaliar o modelo como um todo, uma letra ou um número diferente no código completo que descreve o processador pode significar uma grande mudança de desempenho.

Recomendo que verifique também opções de processadores AMD, que atualmente estão com bom desempenho e preço competitivo.

Memória RAM

Existem variações de velocidade de memória, porém, cada processador aceita uma variação de velocidades não muito grande, portanto, para a maioria dos usuários não é algo realmente relevante, vamos ao importante, a quantidade de memória RAM.

No BigLinux é feito um grande esforço para economizar o uso de memória RAM, porém, o uso de computadores com quantidades muito pequenas de memória é algo difícil de compreender, em 2007 já não era raro encontrar computadores com 4 GB de RAM, porém, até hoje, em 2021, a maioria dos notebooks encontrados para vender nas lojas ainda possuem somente 4 GB de RAM, para efeito de comparação, em 2007 um dos smartphones mais potentes da época era o Nokia N95, com 64 MB de RAM, e agora em 2021, grande parte dos smartphones de linha intermediária já possuem 4 GB de RAM, ou seja, 64 vezes mais memória RAM, enquanto computadores de uso doméstico em grande parte permaneceram estagnados.

É possível ligar um computador com 1 GB de RAM com o BigLinux, entretanto, o sistema será muito lento, com 2 GB é possível ter um uso limitado, abrindo poucos programas ao mesmo tempo ou poucas abas do navegador, com 4 GB é possível ter um uso razoável do sistema, ainda é necessário ter cuidado ao abrir mais programas ou mais abas, pois deixará lento o uso do sistema.

Considero 8 GB de RAM uma quantidade suficiente para a maioria dos usuários poderem abrir todos os programas e abas que desejarem, sem gerar lentidão no sistema, porém, para quem utiliza virtualização ou outros recursos mais pesados, é melhor ter pelo menos 16 GB de memória RAM.

32 GB ou mais, em 2021, é útil para situações específicas, mas não é necessário para a maior parte dos usuários, porém, lembre, sempre que possível tenha no mínimo 8 GB de memória RAM em seu computador, a quantidade de memória está ligada a quantidade de programas abertos ao mesmo tempo ou abas no navegador, quanto mais memória, mais programas e abas podem ser abertas sem gerar lentidão.

4 Curtidas