[Dica] Se houver erro na Impressora HP LaserJet P1005

Tenho duas impressoras instaladas no meu BigLinux, Uma é a Brother MFC-J200 que funciona perfeitamente e a outra é uma HP LaserJet P1005, que tem um bom funcionamento, mas toda vez que eu desligo o estabilizador, ou da queda de energia ela deixa de funcionar. Mando uma impressão ela processa na fila e não imprimi. Para voltar ao normal tenho que reiniciar o computador, entrar no Windows imprimir qualquer coisa, dai reinicio novamente e volto ao Big e ele funciona perfeitamente sem nenhum problema, posso desligar o computador, e ao ligar novamente vai está imprimindo normal, só não posso desligar o estabilizador ou queda de energia.
Alguém sabe qual é esse problema?

De tão curiosa sua história que não me custa nada tentar entender he he

• Os drivers dessa impressora foram reconhecidos de forma automática pelo BigLinux?
  • Se o mesmo caso ocorrer no “W” dá-se o mesmo erro?
  • Tenta outro cabo se ela é conectada via USB ao PC
  • Por fim sabes qual é a versão do hplipno BigLinux (não estou nele no momento)?

T+

Boa Noite Creto,

A impressora HP foi reconhecida e instalada automaticamente pelo big, o mesmo caso não ocorre no “W”, ainda mantenho esse sistema pois só consigo resolver esse problema com ele.
Minha impressora HP não está imprimindo agora, pois faltou energia aqui, para ela voltar a imprimir é só eu logar no Win e manda qualquer coisa, dai reinicio e volto al Big e a impressora fica normal. O interessante é que eu posso desligar o computador, só não posso “cortar” a energia no computador, senão ela não imprime mais no Big, vou ter quer logar novamente no win, reiniciar…
Não sei como olhar a versão do hplipno.
Vou tentar com outro cabo e qualquer coisa retorno aqui.

Estou com o mesmo problema, na maquina que a minha P1005 o BigLinux reconheceu e instalou os drivers normalmente porém não imprimi, pelo Win10 funciona normalmente tanto local como em rede, instalei em outro pc via rede, enviando impressão de win para win funciona normalmente más quando uma das pontas está com o Big não imprime nada.

Olá @Angelo_Faria em primeiro lugar, seja muito bem vindo ao fórum!!

Ademais, eu sou meio ruim de explicar que:

• As vezes eu mesmo passar por esses crácrás mas não consigo percebê-los he he

Agora vamos a minha tentaiva de te explicar o como pescar, quando você diz:

Então alguma coisa das particularidades de cada caso ser um caso, que aqui mesmo no fórum eu escrevi sobre uma Epson L395 que eu não estou tentado comparar ao seu problema.

Mas, isso é um detalhe que devemos nos atentar para cada impressora que podemos ver que essa P1005 mostra ser funcional pelo CUPS, se caso tiver um tepo e ler esse link que postei acima e puder dessa forma mostrar ao fórum com alguns prints de tela, etc quem sabe o fórum possa auxiliar mais.

Porque eu vejo dessa forma se a impressora foi reconhecida de pronto, deveria funcionar, mas apenas com poucas informações o fórum fica igual a tiro n’água

Poderia começar com um simples lsusbpara o fórum tentar procurar algum outro relato sobre essa impressora!??

T+

Segue retorno com o comando citado, hoje estou com um pouco mais de tempo, vou pesquisar mais e se conseguir algo posto no Forum.

Bus 002 Device 004: ID 1a2c:2d23 China Resource Semico Co., Ltd
Bus 002 Device 003: ID 0000:0538
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 03f0:3d17 HP, Inc LaserJet P1005
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Fiz o teste do link acima, más infelizmente também não funcionou:
Pelo sistema tentei 3 opções de drivers diferentes porém nenhum deles também fez a impressão.

Segue um troubleshoot:
troubleshoot

Aparentemente consegui resolver, fiz instalação executando o comando abaixo:

hp-setup

1 Curtida

Opa,

Primeiro, devo te dizer que eu não abandonei teu tópico e questionamentos e agora…

Segundo, você me fez poupar algumas linhas, pois foi o que eu tentei te explicar na mensagem >> anterior a essa, é sempre ou quase sempre algum detalhe que deixamos passar, até por o suporte da HP com Linux nesse caso ser excelente.

Obrigado por voltar e compartilhar a solução @Angelo_Faria

T+

Obrigado por seu feedback @creto

Se quiser posso montar um passo a passo e disponibilizar por aqui.

T+

Opa,
Bom dia e um excelente domingo a todos!

Meu caro @Angelo_Faria seria excelente e você faria um bem necessário a outros que possam passar pelo mesmo problema, além de que seria mais um dos poucos que ainda veem nos fóruns de suporte Linux a melhor forma de aprender e colaborar para um uso fácil e agradável para todos, iniciantes e não iniciantes que sempre recorrem a esses espaços para se atualizar no uso do Linux, já que é impossível sabermos tudo de um sistema que está em constante evolução.

Mais uma vez, agradeço sua participação aqui no fórum do BigLinux

T+

1 Curtida

Boa Tarde, seguindo os passos do video do amigo Angelo, o meu para nesta tela, mesmo digitando a senha correta ela não passa:

Boa Tarde @sidtetsuwan

Verificando melhor no Big não há a necessidade de instalação do hplip o mesmo já tem uma versão instalada.
Basta apenas abrir o terminal e digitar o comando hp-setup que irá abrir um utilitário para detecção e instalação da impressora.

Fiz um mini tutorial.

Abra o terminal e digite o comando hp-setup

O comando vai abrir o assistente de instalação da HP clique em Next >

Automaticamente irá reconhecer sua impressora, no meu caso a HP Laserjet P1005 clique em Next>

O assistente vai solicitar a instalação do plugin via download, clique em next, e não se preocupe demora muito dependendo da sua conexão.

Quando terminar o download vai abrir a tela de instalação e solicitar a sua conta de usuário e senha, digite e clique em Next>

Demora poucos segundos e sua impressora estará configurada:

Espero que tenha ajudado.

1 Curtida

Era para ser em um novo tópico, mas agradeço mesmo @Angelo_Faria sua grande colaboração para com este fórum e companheiros, não sou ninguém de alta autoridade em conhecimento de nada, apenas aqui tento fazer o mesmo que você fez, jamais abandonar o melhor e único local de suporte de distribuições Linux.
:clap: :clap: :clap:

EDITADO
Tomei a liberdade de alterar o título do tópico para:

"[Dica] Se houver erro na impressora HP LaserJet P1005"

T+

1 Curtida