[Dica] Se der problema na ativação da tecla "Num Lock"

Olá a todos,

Recentemente notei uma dificuldade em ativar a tecla “Num Lock” na inicialização no SSDM, vamos resolver a questão:

• No menu de aplicativos clique em Central de controle"

Clique nas imagens para ampliar

• Na Central de controle do Big, no campo pesuisar digite “teclado”

• Na central de controle do Big digite “sddm”

• Na tela do sddm, clique na aba avançado, e sincronizar, digite sua senha na caixa de diálogo e:

• Inicialização e desligamento

• Aba Avaçado

• Sua senha

Ou simplesmente abra seu terminal konsole e mande o comando:

sudo kwriteconfig5 --file /etc/sddm.conf --group General --key Numlock on

Depois reinicie para fazer o teste, aqui tudo ok!

Fonte: @eltonff

T+

2 Curtidas

Perfeito ta 100% valeu

1 Curtida

@edmarcode lembrando que eu sou apenas o escritor, os créditos são todos do nosso Professor @eltonff

T+

1 Curtida

claro um ajuda o outro

viva @eltonff

1 Curtida

Olá, segui os passos acima e reiniciei, não ativou o num lock.

1 Curtida

Também não funcionou com o comando no terminal, quando tiver algo novo testarei com certeza!

1 Curtida

Sincronizou sddm?

T+

Olá @DQuadra,

Estranho pois dois testes deram certo, mas basicamente é ir no centro de controle do Big e:

• Digitar teclado e lá ativar o “Num Lock” e click em Aplicar
  • Volte a caixa de pesquisa no centro de controle do Big e digite “sddm” e lá, ir na aba avançado e clicar em sincronizar, aparecerá a caixa de diálogo pedindo a sua senha e digitar e Ok.

Aqui foi o que fiz e está com o Num Lock ativando logo na inicialização, ou melhor, na tela de autenticação.

T+

2 Curtidas

Vamos lá mais um gás a dica do Elton, agora mesmo no PC da casa do meu irmão que ainda não tinha sido efetuada a dica e então pelo Centro de controle do Big respectivamente, digitando “teclado” e “sddm” efetuando as alterações da dica acima:

Google Photos

E luz do Num Lock acessa logo no sddm
Google Photos

Se alguém mais fez o teste e aprovou seria legal compartilhar.

PS: Mas também o Bruno já lançou uma atualização que corrigi a falha, mas também é bom compartilhar o sucesso da atualização.

sddm-biglinux-changes/focal 1.0.2-1big3 all [upgradable from: 1.0.2-1big1]

T+

2 Curtidas

Bom dia, hoje refiz o processo acima, aí funcionou, acho que eu tinha esquecido alguma coisa…o que é natural…Obrigado.

1 Curtida

Deu certo. Numlock ativado. Obrigado.

1 Curtida