DICA: Problemas insolucionáveis na placa de som? Troque o Pulseaudio pelo ALSA!

E ai, turma?
Quem aí está com um problemas no áudio e não consegue resolver? Já estão pensando que a sua placa não é compatível com Linux? Você ainda tem uma chance: tirar o pulseaudio e deixar apenas o ALSA.

Isso funcionou no meu caso: nas versões recentes de Linux (Big 20.04, Ubuntu 20.04, Mint 20 e outras), a versão equivalente do Pulseaudio não detecta corretamente algumas placas de som HDA-INTEL (no meu caso é uma Realtek). Isso aconteceu em 2 computadores meus. O problema foi que o dispositivo de captura de som (microfone) não era detectado e não funcionava.
Em outros casos, alguns usuários, que trabalham com mixagem de som, reclamam do pulseaudio e preferem o ALSA.

O procedimento a seguir é reversível, no entanto, só indico tirar o pulseaudio se o problema de audio afetar o teu dia a dia. Uma contra indicação sobre retirar o pulseaudio é que certos dispositivos modernos podem deixar de funcionar, como, por exemplo, um fone de ouvido bluetooth. Lembro que esse procedimento segue uma regrinha do software livre: não tem garantias e use por sua conta e risco, OK?

[Outra solução, para quem usar fones bluetooth: testar distros que usam versões mais antigas do pulseadio, como Debian Buster e suas derivadas (LMDE 4, MX Linux 19…) ou algum da família do Ubuntu 18.04. e suas derivadas (Mint 19 etc)]

Vamos lá!

Etapa 1 - desinstalar o pulseaudio e o seu controlador de volume, que perderá a função:

sudo apt remove pulseaudio pavucontrol

Etapa 2 - instalar um codec gstreamer para o ALSA, um mixer compatível para o ALSA e um imitador de pulseadio para alguns programas.

sudo at install gstreamer1.0-alsa kmix apulse

OBS: para o KDE, o melhor mixer de ALSA seria o Kmix, para outros DEs há outras opções, como volumeicon-alsa, pnmixer, aumix-gtk.

Etapa 3 - Inicie o Kmix pelo menu (calma, não vai funcionar direito ainda) e configure ele (clique direito nele e veja as opções) para autoiniciar junto com o KDE. Se após reiniciar o sistema o Kmix não aparecer, vá nas configurações de sistema do KDE e inclua ele para iniciar junto com o KDE.

Etapa 4 - Reinicie o sistema. Agora seu sistema de som será o puro ALSA. O Kmix vai se comportar como o seu atual controlador de volume. No entanto, isso ainda não é tudo…

Etapa 5 - Alguns poucos programas dependiam do pulseaudio para emitir som, como por exemplo o Firefox e o Skype; daí, é aqui que entra o apulse que a gente instalou. O apulse serve de ponte entre esses programas e o ALSA. Você irá precisar editar as entradas executáveis no menu iniciar desses programas assim:

firefox —→ apulse firefox
skype —→ apulse skype

Se tiver mais algum atalho para esses programas no painel ou em outro lugar, faça a mesma coisa.

Etapa 6 - Alguns outros aplicativos precisam ser ajustados para emitir som pelo ALSA, como por exemplo o Audacity e o Retroarch. Basta ir nas configurações deles e mudar de pulseaudio para ALSA. Caso algum outro programa não emita som, faça esquema do apulse nele.

Pronto, seu sistema agora usa o ALSA diretamente como antigamente. Se algum outro programa precisar do apulse, por favor informe a gente por aqui.

Para reverter, basta:
-sudo apt install pulseaudio pavucontrol
-sudo apt remove kmix (ou outro mixer que você tiver optado)
-refazer os atalhos para o firefox, skype e outros se houver
-reajustar alguns outros programas para usar pulseaudio
-reiniciar o sistema

Agradeço ao pessoal do PCLinuxOS-BR, pois aprendi essa solução, em grande parte, com a distro deles que já vem com essa solução pré-configurada.
Espero que essa informação seja útil para aqueles que tenham problemas com o som!

1 Curtida