[Dica] Placa de Video SIS Mirage 3

Olá a todos
Eu tenho um notebook já ultrapassado no quesito hardware que vem equipado com Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10).
No windows ela funciona na resolução recomendável 1280x800, só que com distros Linux rodando em Live o sistema quebra o galho com o driver VESA na resolução 1024x768 por conta de não ter o driver dessa placa. Depois da instalação no HD, dependendo de qual distro a pessoa instalou, na primeira inicialização a resolução já baixa pra 640x480 sendo a única opção nas configurações de tela (monitor) disponível. O pior que não se acha em nenhuma distro atual driver da SIS compatível pra essa placa. Alguns foruns por onde passei na minha peregrinação os usuários relatavam que nas distros mais antigas ainda se encontrava esse driver, mas que com o passar do tempo e na medida que as distros foram se atualizando ficou cada vez mais difícil de manter essa placa funcionando de forma satisfatória. Por algum tempo eu fiquei usando o driver da VESA na resolução 1024x768 até que a uns 15 dias atrás em mais uma busca de tentar achar um driver eu encontrei uma dica no Git que funcionou pra mim com algumas distros baseadas em Debian, inclusive na BigLinux. Esse método não só mudou a resolução de tela como também melhorou a qualidade dos gráficos, ficando igualmente quando eu usava o windows com o driver original. Segue o link do Git

Se por acaso tiver dúvida de como executar o Bash script (como aconteceu comigo) eu sugiro a leitura dessa outra matéria e você conseguirá

Boa sorte

1 Curtida

Lembrando que no BigLinux, para iniciar o sistema com vídeo sis é preciso na primeira tela de boot ir no modo de compatibilidade e ir baixando a tela até chegar na opção nomodeset

sis1

sis2

1 Curtida

Isso mesmo @BIGBRUNO. Eu esqueci de citar esse detalhe.

1 Curtida

Adicionado

A palavra [Dica] ao título/tópico

Atenciosamente,
Equipe do fórum BigLinux

Obrigado por compartilhar @Maxsandro_Rodrigues !

T+

1 Curtida