[Dica] (GRUB) ou bootloader do BigLinux quebrado em BTRFS + MBR, o que fazer?

Mais uma vez venho a este espaço tentar “tirar duvidas” no uso do BigLinux e este pode ser uma mensagem um tanto extensa, por nesse caso eu tentar detalhar ao máximo os (digamos) quiproquós da questão, que é o GRUB ou bootloader quebrado, onde recorre em que o BigLinux não sobe (inicia), aparece no menu, ou mesmo a tela com os dizeres: “Dependency failed for Local File System” que mais parece com um bicho de 7 cabeças, que podemos até concordar por o BigLinux usar o sistema de arquivos BTRFS que ainda é pouco conhecido por nós.

E com a ajuda do nosso @Barnabedikartola eu fui atrás primeiro de como quebrar o grub do BigLinux, a melhor maneira que eu achei foi instalar o Manjaro e substituir o grub durante a instalação que ocasionou a dita “Dependency failed” tal e tal, muito bem e para começarmos a contornar esse problema devemos ter uma mídia de instalação do BigLinux, seja pendrive, ou mesmo um DVD de instalação, com esta ferramenta em mãos vamos dar início a tarefa de recuperar. Aqui não vou comentar como inserir/criar uma mídia de instalação do BigLinux em DVD ou pendrive o que é mais provável que façam, já que aqui mesmo no fórum basta que você procure por “Ventoy

• Com o pendrive (mídia) do BigLinux inicie pelo modo Live

• Descubra a partição em que o BigLinux está instalado, isso é facilmente encontrado pelo Gparted ou terminal com lsblk, que lhe mostrará algo como está abaixo:

sda 8:0 0 298,1G 0 disk
    ├─sda1 8:1 0 300M 0 part /boot/efi
    ├─sda2 8:2 0 48,8G 0 part /run/timeshift/backup
    │ /var/log
    │ /var/cache
    │ /
    ├─sda3 8:3 0 4G 0 part [SWAP]
    ├─sda4 8:4 0 48,8G 0 part /mnt/sda4
    └─sda5 8:5 0 196,1G 0 part /home

• Onde sda é o meu HD, mas que nesta dica informarei a última letra como X, já que eu não sei qual é no seu sistema

Google Photos

Álbum das screenshots da instalação do manjaro substituindo grub do Big

• E, sda1 é onde o BigLinux está instalado, ou seja, a /raiz do sistema, que na dica será informada como Y pelo mesmo motivo mencionado no quesito anterior

• Então em resumo você irá descobrir qual partição o BigLinux está instalado, normalmente é onde está indicado como abaixo

sda1 8:1 0 48,8G 0 part /var/cache
    /var/log
    /

Porém em modo Live apresenta apenas sdXY (onde X é letra e Y número), dessa forma:

Google Photos

• Feita a descoberta, você irá montar essa partição para re-instalar o grub em /dev/sdX (onde X é a letra) e se reparou dessa vez sem o número, assim instalará o grub no seu devido local, exemplos abaixo:

sudo mount /dev/sdaXY -o [email protected] /mnt
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdX

Lembrando que: “XY” é respectivamente letra e número assim também lembro que no segundo comando não há numero “Y”

Então no meu caso foi:

sudo mount /dev/sda1 -o [email protected] /mnt

:point_up_2: para montar a partição e:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

:point_up_2: para instalar o grub em MBR, assista o vídeozinho abaixo para acrescentar :point_down:

Fonte da dica: @Barnabedikartola

Espero que isso seja útil de alguma forma.

T+

1 Curtida