[Dica] Criando 'alias' para comandos no terminal

Bom, vamos começar com um pouco de história para não dizer (blá, blá, blá)

Todos conhecem e uns até temem a telinha preta das distribuições GNU/Linux e, acho que isso ainda gera disse me disse, até porque ouço isso em âmbito familiar, que as distros GNU/Linux são feitas para serem usadas por hackers, crackers, etc. Bobagem, já que eu não sou nenhum dos dois e desde que as conheci uso apenas elas…, agora deixando de histórias vamos ao que interessa.

Eu, por ser muito preguiçoso tenho vários alias no meu terminal a exemplo o comando para atualizar a distribuição que uso aqui (no momento o BigLinux apenas), no terminal eu teria que digitar:

sudo apt update ; sudo apt full-upgrade -y

Para recarregar o cache e atualizar o sistema por completo, daí vem aquela velha preguiça e o que faço? Crio um 'alias" para o referido comando e vou mostrar como:

1- Abro o terminal

2- Nele crio o alias, digitando: alias upgrade=‘sudo apt update ; sudo apt full-upgrade -y’ e teclo Enter

Com isso foi criado o alias, porém ainda tem que adicionar ele ao arquivo .bashrc, mas no BigLinux há o arquivo “.bash_aliases” que é um arquivo oculto para que o comando seja fixo e não desapareça após o reboot e, é lá que iremos configurar, então ainda no terminal, digito kate .bash_aliases

• Isso abrirá o arquivo no kate onde iremos até a última linha e adicionaremos lá o alias, depois de adicionar, clicar no kate em Arquivo > Salvar; ou teclar Ctrl + S e fechar a jenela do kate

4- Pronto! Agora toda vez que eu for atualizar o sistema eu apenas preciso digitar no terminal upgrade e minha senha de usuário

Reparem que o terminal aguarda eu digitar minha senha

Espero estar sendo útil de alguma forma
:wink:

T+

Obs

• No BigLinux a alteração por meio do arquivo .bashrc não torna fixo o alias, e remexendo notei que há um arquivo particular de configuração para os aliases que é “.bash_aliases” que já foi corrigido na dica acima

T+