Dica - Como desabilitar atualizações ou manter a versão dos locales "es; en" ou alguns pacotes no BigLinux?

Bom dia a todos!

Venho aqui pois, sou uma pessoa “monolíngue” e meu sistema precisa apenas da que uso, não estou reclamando da diversidade, porém acho desnecessário para meu uso que na atualização envolva os pacotes “language-pack-es; language-pack-en; etc.; etc.” e, lembro de um antigo artigo que falava como desabilitar essas “locales” no ubuntu, porém não achei mais o seguinte artigo/tutorial.

Alguém sabe me informar de uma maneira de fazer isso?

T+

Olá a todos,

Vou dizer primeiro meus motivos, que são poucos:

• Não falo, leio e nem escrevo em espanhol, inglês ou outro idioma
  • As atualizações dos pacotes language-pack-es; language-pack-es-base; language-pack-gnome-es; language-pack-gnome-es-base o que fazem no meu sistema? Para mim é demorar no processo de atualização, portanto para mim desnecessário.

Como fazer:

• Primeiro procurar por quais pacotes eu não quero que façam parte da atualização do meu sistema;

dpkg --get-selections | grep <nome_do_pacote>

O comando acima irá mostrar o nome dos pacotes de idiomas instalados no sistema, no meu caso eu precisei apenas especificar “language” após o grep, teclar enter e visualizar os nomes dos pacotes, tá feito isso o comando é mais simples ainda:

sudo apt-mark hold <package-1> <package-2>

Pronto feita a mágica, se por exemplo eu quiser que atualize de novo é trocar o hold por unhold no comando, quer saber quais pacotes estão em hold?

sudo apt-mark showhold

===== Editado para maiores explicações do procedimento =====

• Vou tentar melhorar a explicação do comando aqui neste mesmo tópico para não poluir o fórum, já que há pacotes/Apps que vem pré-instalados e nós não necessitamos e no GNU/Linux nós temos a vantagem de “de certa forma” para um simples usuário comum como este que vos escreve, ter domínio total sobre o sistema, alterando, modificando (bem isso está na documentação oficial do Linux faz tempo então não irei repetir aqui)…

• Como descrito no link ao final da mensagem (man apt-mark) é um comando que modifica a (digamos) a necessidade do pacote no seu sistema, mais ou menos, o que mostrei acima, de eu não querer que certo pacote entre na atualização do sistema quando eu por meio do Synaptic, konsole ou Discover clique em atualizar todo o sistema e blá, blá…

apt-mark irá alterar se um pacote foi marcado como sendo instalado automaticamente.

Quando você solicita que um pacote seja instalado e, como resultado, outros pacotes sejam instalados
   para satisfazer suas dependências, as dependências são marcadas como sendo instaladas automaticamente.
   Uma vez que esses pacotes instalados automaticamente não dependem mais de ninguém manualmente
   pacotes instalados, eles serão removidos por exemplo,   apt-get ou aptitude .

auto
       auto é usado para marcar um pacote como sendo instalado automaticamente, o que fará com que o
       pacote a ser removido quando não houver mais pacotes instalados manualmente depender deste pacote.

manual
       manual é usado para marcar um pacote como sendo instalado manualmente, o que impedirá o
       pacote seja removido automaticamente se nenhum outro pacote depender dele.

aguarde
       hold é usado para marcar um pacote como retido, o que impedirá que o pacote seja
       automaticamente instalado, atualizado ou removido. O comando é apenas um invólucro
       dpkg  --set-selections e o estado é portanto mantido pelo dpkg (1) e não
       afetado pela opção --file .

desvendar
       unhold é usado para cancelar uma espera previamente definida em um pacote para permitir todas as ações
       novamente.

showauto
       showautoéusado para imprimir uma lista de pacotes instalados automaticamente com cada pacote
       em uma nova linha. Todos os pacotes instalados automaticamente serão listados se nenhum pacote for
       dado. Se os pacotes forem fornecidos, apenas aqueles que são instalados automaticamente serão
       mostrando.

showmanual
       showmanual pode ser usado da mesma forma que showauto, exceto que irá imprimir uma lista de
       pacotes instalados manualmente.

showhold
       showhold é usado para imprimir uma lista de pacotes em espera da mesma forma que para os outros
       mostrar comandos. 

Vamos dar um outro exemplo que não o que me fez ir atrás dessa possibilidade, em exemplo não quero que o pacote libreoffice-writer não seja atualizado, primeiro vou saber lá o nome do pacote para me certificar do que estou fazendo, abre-se o terminal e:

dpkg --get-selections | grep libreoffice

• Note que como não sei o nome real do pacote coloquei apenas “libreoffice” e o terminal irá vasculhar tudo o que tem de pacote com libreoffice no nome

Depois de saber o nome do pacote simplesmente se coloca ele em hold que em tradução livre seria mais ou menos como “aguardando, manter, segurar”, ai faço o que pretendo manter esse pacote sem atualização ou manter também todas as suas dependências, mas esse procedimento eu não indico, então é isso pessoal, dá para fazer com qualquer pacote/App instalado, porém, temos que usar a coerência ao executar esse procedimento, por exemplo, eu não vou fazer isso com o kernel ou outro pacote de segurança do sistema, enfim qualquer pacote (por sua conta e risco) mas pacotes que não influenciem diretamente o funcionamento do sistema não vos trará problema, finalizando:

sudo apt-mark hold libreoffice-writer

Ou

sudo apt-mark -f libreoffice auto

• Você pode saber como está a situação dos pacotes em:

/var/lib/apt/extended_states

Créditos:
QA Stack
Man Pages | apt-mark

T+