Desktop do KDE desatualizado, painel e Widgets para Produtividade

Olá gente boa, essa dúvida é para ajudar no home office e home schooling junto de crianças a partir de 5 anos. É o seguinte:
Imagine que sua esposa sem conhecer um OS Linux precisa usar o PC, então, abrindo o KDE do Biglinux, encontra quatro painéis para cada lado da tela e ainda cheio de widgets que eu tinha feito testes a dias antes. Os Widgets todos voltam deixando uma área de trabalho confusa, cheia e sem nenhuma orientação do OS para direcionar suporte para esse problema de excesso de painéis e widgets.
Como resolver esse problema de Desktop Desatualizado ?
Como manter salva a escolha feita para produtividade de quem configura?
Será possível construir um Script do Desktop que ajude na produtividade dos Temas?
Será que fica pesado para o OS colocar algumas notificações que pergunte ao usuário se da forma que se encontra está bom?

O desktop deveria manter a configuração feita, não tem chance dela ter desconfigurado acidentalmente?

Se tiver imagens tb facilita para entender que tipo de configuração foi feita

Eu reiniciei o PC agora e veja como veio a tela:

Oi Bruno, grato pela atenção rápida.
É uma curiosa situação que já se repete, a uns 7 dias, em verdade desde que eu mudei os Temas e fui testando como adicionar um painel.
Deixei arrumado para o Home School do meu filho,7 anos, mas toda vez que eu ligo o PC ele volta desse jeito.

Minha sugestão inicial é ir a central de controle, na categoria “PRINCIPAIS”, acessar o “Restaurar a configuração de programas”, ir na categoria “SISTEMA” do programa de restauração e restaurar o BigLinux KDE.

Então refaça só a parte de ajustar o painel, sem trocar o tema e veja se o problema permanece.

Refazendo e testando por etapas para ver se localiza o que gera o problema.

1 Curtida

Oi Bruno, sua orientação resolveu a parte do visual, eu fiz esse passo a passo, e o sistema voltou ao perfil original feito por ti. Por sinal, muito bom para nosso uso. Contudo, eu fui melhorar para o uso de nossa família e o Desktop ficou errado novamente.
Então eu decidi testar com as outras opções de sessão do KDE moderno e o clássico.
O problema permanece assim como na cessão alternativa que eu te mostrei.
Será que tem outra opção para configurar o estilo dos painéis e o OS atualize e salve as mudanças que forem feitas?

Bom dia a todos!

E olá @EduligaTI,

Pra ser sincero não entendi bem o que e como está levando o seu desktop a ficar desconfigurado, vamos ao meu “gosto”, uso sempre e por achar o mais prático, descomplicado e moderno o KDE Clássico e minha área de trabalho é sempre assim:

Clique na imagem se precisar ampliar

Para que tudo fique do jeito que está e não mude em reboots, deverá estar marcadas as seguintes opções:

• Abrir Centro de controle do Big

• No centro de controle e na caixa de pesquisa é só digitar “Sessões” ao lado direito clicar para que abra o configurador:

• As opções devem estar mais ou menos como a que tem aqui no meu PC, ou seja, “Opção de encerramento predefinida” - Terminar sessão atual e “No arranque” - Recuperar manualmente a sessão gravada

Claro que isso já vem pré configurado pelo Bruno, mas não custa dar uma olhada ai, porque o que me passou aqui foi essa possibilidade.
:wink:

Espero que esteja gostando do BigLinux!

T+

Oi Creto, valeu pela força,
Rapaz mesmo eu vendo agora tua dica, eu fui exatamente nessa opção. Fiz algumas opções, tentativa e erro, mas vou fazer agora com teu exemplo.

1 Curtida

Deu certo?

Passei dois dias sem visitar o PC e aqui porque fui visitar minha filha em outra cidade, e vi também que o KDE Xeon foi atualizado, dá uma olhada nisso também.

sudo apt update ; sudo apt full-upgrade

T+

Oi creto, Help! Depois de um bom tempo usando, eu notei que basta trocar de sessão para usar a opção KDE alternativa, então quando troco para essa, pensei que já ficaria salva para toda vez que inicio. Só que não! O sistema sempre volta para o KDE clássico. Me ajude a usar bem essas sessões, por favor. Como faço para deixar o KDE alternativo como padrão para iniciar?

Olá,

Tenta assim, abre o menu e na caixa de pesquisa do mesmo digita: Sessão que logo irá aparecer, Sessão da área de trabalho clica nele e olha no lado direito da tela que se abrir se está marcado…, melhor olhe abaixo se está como a imagem:

Principalmente onde está o cursor do mouse

Qualquer coisa diz ai…, ah, antes de reiniciar para ver se salva no terminal manda um sudo update-grub

T+

Creto, acabei de fazer esses passos, desliguei depois e agora voltou para a opção clássica. Gente estou abeto a sugestões, para meu filho de 7 anos, ele usa bem melhor esse estilo alternativo para o Home School. Tem algum comando no terminal para essa mudança?

Palma, palma, palma, não priemos cânico (Chapolin - Roberto Gómez Bolaños)

Estou terminando uma coisa aqui e já, já vou testar aqui e te digo ok??

T+

o meu resolveu atualizando o sistema com os comandos:
sudo apt update
depois:
sudo apt dist-upgrade -y

Caro @EduligaTI

Aqui coloquei em modo moderno reiniciei o sistema e cá estou no modo moderno sem mexer em nada no sddm

Pergunto verificou se as configurações estão como na imagem acima que postei?

Encerrar sessão atual e recuperar sessão salva manualmente?

Se quiser e tiver um anydesk posso olhar pra você.

T+

Então, eu instalei esse app anydesk, mais meu horário é pela manhã ou a partir de 21h. Qual horário fica melhor para ti?

Acho que até às 2 ou 3 da madruga estou por ai

T+

Então Creto, revendo tuas orientações, notei que faltou conferir as mudanças fazendo os comando no terminal. Vamos ver se agora fixa essa sessão KDE alternativa.

Então irmão, nada mudou, eu reiniciei o PC e voltou para KDE clássico.

Sinto muito por não estar presente ontem é que sabes como é a vida, cheia de imprevistos!

Olha, é bem estranho, mas vou te sugerir mais uma possibilidade de restaurar as configurações de fábrica do BigLinux.

• Só que ao fazer isso alguns arquivos de configuração serão perdidos

A sugestão é abrir o centro de controle do Big logo na tela principal tem restaurar configurações, clicar nesse quesito, em sistema e lá escolher restaurar as configurações do KDE do Big

Reiniciar, e logar no modo que você prefere “Moderno, Alternativo ou clássico”, terá que refazer por exemplo NumLock se você o ativa, e mais algumas coisas, dai, voltar ao Sessão da área de trabalho e voltar a conferir se está tudo sinalizando como te sugeri na outra mensagem:

T+

Gratidão Creto, pela orientação. Essa é bem parecida com a dica do Bruno. Mas hoje tive outra surpresa. O biglinux no modo clássico reconheceu logo o HDMi padrão e mostrou logo as opções de duas telas, nossa foi uma parte da solução para a Home School do meu filho. Ai quando coloquei o modo alternativo KDE ele deixou em mute o audio no PC com HDMi. Então voltei para o modo KDE clássico, e voltou o audio no HDMi.
Ai surgiu outro desafio, o de: Reconhecimento de áudio P2 no PC junto com saída HDMi no BigLinux , então na busca de um Desktop perfeito no Brasil, essa será uma outra solução com diferencial em tempos de aumento do home office.
Então ai gente, além do Creto, estou super aberto a sugestões de programas ou tutoriais.