Curiosidade da instalação em modo "Performance"

Olá a todos, mas principalmente ao @BIGBRUNO, porque a curiosidade acho que apenas ele poderá me esclarecer. Mas vamos lá:

PS: Coloquei instalação em “Hardware”, pois se trata da performance do meu hardware

• Meu PC tem 2GB de ram com isso o próprio instalador sugere o Performance durante a instalação e é o que eu faço, com a opção Xanmod, até ai parece não ter curiosidade nenhuma, certo? Ledo engano, pois, há sim a curiosidade.

• Pois no modo performance é informado que o PC usará o xrander e ai é a curiosidade, não era para ficar habilitado o xrender, ao invés de OpenGL2.0?
    (E sim é uma instalação sempre nova para eu ir testando tudo e não dizer: ah, porque o Creto fuça todo o sistema, não) Primeiro pergunto, informo e ai mexo mesmo em tudo a meu gosto mas, se possível daria para responderem? Lá vai o padrão da instalação em modo Performance:

Clique na imagem para ampliar

• Eu mudando para xrender manualmente:

• E meu sistema para com os ícones saltitantes, fica mais rápido e transparente

Agradeceria qualquer informação sobre esse (digamos) porém na instalação no modo performance, pois eu achei que tudo já ficaria marcado com uso do xrender ???

T+