Como instalar Nvidia 340 em Notebook no BigLinux

Vou colocar comandos, por mais que possa ser feito quase tudo por modo gráfico, fica mais fácil de escrever.

IMPORTANTE

esse procedimento só funciona se a instalação foi feita com kernel generic, se tiver sido feita com kenrel xanmod, siga os passos a seguir, se não pule para o passo 1

IMPORTANTE 2

esse procedimento SÓ funciona com o driver 340

#só para instalação com kernel xanmod
0- abrir o terminal de comandos (Konsole) | atalho ctrl+alt+T e dar os comandos:
sudo apt install linux-generic-hwe-20.04-edge -y

sudo apt autoremove --purge linux-*xanmod* -y

reiniciar o computador

#se Já estiver usando o generic:

1- abrir o terminal de comandos (Konsole) | atalho ctrl+alt+T e dar o comando:
sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y

após terminar reiniciar o computador! (IMPORTANTE)

2- Abrir a Central de Controle > Scripts de automação das mais variadas tarefas > Forçar a resolução atual na tela de login (SDDM)
essa tarefa serve p/ evitar a tela preta na tela de login (SDDM)

##essa etapa precisa ser feita por terminal, pois o driver da nvidia 340 tem um bug e não funciona pela instalação em modo grafico.
#o bug não é do instalador gráfico do ubuntu/biglinux, é do driver da nvidia, propriotario e de codigo fechado, o bug já foi informado, a nvidia ignora nossos reposts e não faz uma correção.
3- abrir o terminal de comandos (Konsole) ctrl+alt+T e dar o comando:
sudo apt install nvidia-340 nvidia-prime -y

reiniciar o computador
pronto, abra o nvidia setings p/ verificar se está tudo OK.

qualquer duvida, entre no telegram do BigLinux.
https://t.me/biglinux

1 Curtida

Bem vim aqui primeiro para te dizer um, quem é vivo e bom sempre aparece @Barnabedikartola muito bom ter gente safo por aqui para eu ir aprendendo sempre um pouquinho mais!

• Segundo, e, que mesmo eu não tendo nenhum equipamento com essas necessidades sei como é complicado ter essa versão 340; 360 da NVidia no Linux e por isso no outro sistema que uso um outro Brazuca já deixa tudo pré-configurado na distribuição pela dificuldade que alguns usuários tem com esse driver

Novamente, parabéns Barnabé pelo tutorial!

T+

1- Massa Creto. Valeu

2- a partir desses testes, que culminou nesse tutorial, o BigBruno já vai incluir uma correção na próxima ISO do biglinux o que vai tornar esse tutorial obsoleto e desnecessário.

Sobre sua pergunta no telegram, é o PCLinuxOS porém nas versões BR feitas pelo usuário do Fórum PCLinuxOS Brasil AgentSmith aka @Alebersol no telegram, que já deixa essas coisas de Nvidia, e até AMds tudo pré configurado no pclos, com drivers livres, bem, isso não sei dizer ao certo.

Novamente, muito bom e, obrigado, obrigado mesmo por mais usuários do BigLinux doarem de seu tempo para escrever aqui no fórum que para mim é, e sempre será o único local de suporte real de qualquer distribuição Linux.

T+