Como escolher pendrive para boot em modo EFI

Para quem ainda não esta familiarizado com sistemas Linux e ainda fica um pouco perdido na hora de instalar nosso amigável pinguim no PC, vamos mostrar detalhes para que ao menos seja descartada a “falha humana”.

• Já que se o HD estiver como dos/MBR e o pendrive for escolhido no modo UEFI a instalação irá falhar, ou vice e versa
  • Para saber como dar o boot com o pendrive em modo UEFI vai depender do equipamento. Por exemplo aqui no meu Positivo é botão power e pressionar a tecla F11 até aparecer o menu abaixo:

Assim a instalação tem que ser em partições em tabela GPT e UEFI, lógico. Mesmo assim se você deu o boot como UEFI/EFI e lá no modo Live não sabe como está a tabela de partições do seu PC, temos várias formas de identificar isso:

• Gparted
  • O próprio instalador do BigLinux

Mas como não estou perto de nenhum desses itens acima mencionado vamos de terminal mesmo, nele basta comandar:

sudo parted - l

Que logo nas primeiras linhas do resultado você terá:

[email protected]:~$ sudo parted -l
[sudo] senha para benedito: 
Modelo: ATA WDC WD3200BPVT-0 (scsi)
Disco /dev/sda: 320GB
Tamanho do setor (lógico/físico): 512B/4096B
Tabela de partições: gpt
Opções de disco: 
...
[email protected]:~$

E olhar em Tabela de partições, se GPT tudo ok, prosseguir instalação. Se msdos terá que usar a outra alternativa na hora do boot no pendrive:

Acho que deu para entender

T+